Home / Animais / Lista dos Tipos de Asno: Espécies com Nome e Fotos

Lista dos Tipos de Asno: Espécies com Nome e Fotos

O asno (nome científico Equus asinus) é um animal muito tranquilo e doce. Possuem uma grande resistência e podem ser utilizados para trabalhos bem pesados como o transporte de cargas. Eles podem ser conhecidos popularmente também como: jumento ou jegue. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal? É só continuar acompanhando nosso artigo.

Características dos Asnos

São animais que podem viver mais que vinte anos e são encontrados em diversos países. Eles apenas não se adaptam muito bem ao frio e geralmente não vivem em regiões cujas as temperaturas são mais baixas.

Os asnos são usados com muita frequência nas regiões rurais para o auxílio no transporte de carroças e também nas trações de atividades agrícolas. Esses animais são sinônimo de muita resistência e trabalho duro, já que conseguem executar as tarefas com muita força e persistência.

Outra utilização dos asnos é no pastoreio de animais como bois e também em cavalgadas e torneios. São erroneamente taxados de animais lentos e teimosos, quando são na verdade muito espertos e pode executar tarefas que exigem muita inteligência. É muito comum que eles não queiram obedecer em alguma circunstância e acabem “empacando”. Isso acontece quando os asnos percebem que algum perigo se aproxima.

Os primeiro indivíduos dessa espécie foram encontrar nas regiões de deserto que existem ao redor do mundo.

Tipos de Asno

O jumento Pêga é uma raça brasileira que pode ser encontrada com muita facilidade no sudeste do país. Eles são muito inteligentes e indicados para os trabalhos no campo. Essa raça é a mais escolhida entre os criadores do Brasil e é usada também para a reprodução da linhagem estéril formada por mulas e burros.

A denominação Pêga surgiu de um aparelhamento (uma espécie de algema) que existia na época da escravidão para prender os negros que fugiam. Os primeiros pêgas possuíam uma marcação que lembrava essa algema e por isso receberam esse nome. Dessa forma, essa raça é oficialmente brasileira.

O desenvolvimento do comércio dessa raça tem crescido muito ao longo dos anos e eles representam um mercado que só tem a crescer cada vez mais. Podemos encontrar o jumento pêga sendo vendido em todas as partes do Brasil.

Conheça mais alguns tipos de asnos que podem ser encontrados em várias partes do planeta: Veja:

  • Burro-Andaluz
  • Zamorano-leonês
  • Provence donkey
  • American mammoth donkey
  • Burro-de-miranda
  • Asno de Amiata
  • Parlag hongrois
  • Baudet du Poitou
  • Jumento Cotentin
  • Asno selvagem indiano
  • Corsican donkey

Eles possuem características muito diferenciadas, não é verdade?

Diferença Entre Asno e Cavalo

Asno e Cavalo
Asno e Cavalo

Asnos e cavalos possuem muitas características em comum e são “parentes” muito próximos. Entretanto, podem apresentar algumas particularidades bem distintas: enquanto os cavalos são mais velozes e ágeis, os asnos são melhores com serviços que exigem força e resistência por serem animais mais pacientes. Assim, os asnos são amplamente utilizados em trabalhos rotineiros, pesados e longos.

Como se desenvolveram em regiões muito quentes e secas, os jumentos acabaram ampliando o seu rol de habilidade que possibilitam a sua sobrevivência mesmo com pouco acesso a comida e água. Assim, é possível que o animal sobreviva ingerindo apenas o que ele encontra disponível no seu habitat, mesmo que seja em pequenas quantidades. Podem, inclusive, andar grandes distância a procura de comida.

Eles possuem orelhas maiores que os burros e as mulas e têm uma audição muito apurada. Quando se perdem dos indivíduos que foram o seu grupo utilizam esse recurso para tentar localizá-los por meio de sons. Assim, com as grandes orelhas eles podem escutar sons que podem ser emitidos a uma distância de mais de três quilômetros.

Outras Informações e Ficha Técnica do Animal

Filhote de Asno
Filhote de Asno

Os asnos podem se apresentar em diversas colorações de pelos, entretanto, a mais comum é a marrom. Existem até mesmo algumas raças que possuem duas cores e são conhecidos como pampa. De forma geral, os asnos são mais peludos que as mulas e os burros.

Alguns asnos podem chegar a pesar quase 400 quilos e medir quase um metro e meio. Pelo seu porte podem ser amplamente utilizados para auxiliar na guarda de alguns outros animais como, por exemplo, as ovelhas. São excelentes na proteção e evitam que os rebanhos sejam atacados por cães ou outros bichos selvagens.

Preparamos um resumo sobre esse animal para você. Confira agora a ficha técnica dos asnos:

  • Possui o nome científico de Equus asinus.
  • Seu período de gestação pode durar um ano e dois meses.
  • Podem viver por até trinta anos quando estão na natureza.
  • Chegam a pesar mais de 400 quilos e medir 1, 50 metros quando são adultos.
  • O termo “asno” é do latim e vem da palavra que designa o nome científico do animal.
  • Possuem orelhas grandes e pelo bem curto. São capazes de sobreviver nas condições mais adversas e na escassez de comida e água. Os asnos são amplamente utilizados para a realização de trabalhos pesados de carga, em geral, nas regiões rurais do país.
  • Também podem ser chamados se jumentos ou jegue em alguma regiões brasileiras.

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os asnos. Que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e com os seus amigos? Não se esqueça de nos deixar um comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo, ok?

Aqui no Mundo Ecologia você pode encontrar curiosidades e novidades sobre diversos animais, plantas e temas da natureza. Saiba que a sua visita é muito importante e esperamos encontrá-lo sempre por aqui! Até mais!

Veja também

Meu Cachorro Avança nas Pessoas na Rua: E Agora?

Os cães são sem dúvida os animais de estimação mais amados e estimados em todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *