Home / Animais / Diferenças Entre Asno, Burro, Jumento, Jegue E Mula

Diferenças Entre Asno, Burro, Jumento, Jegue E Mula

A melhor maneira de saber a diferença entre Asno, Burro, Jumento, Jegue e Mula é se propor a fazer uma viagem! E para o sertão brasileiro que iremos seguir rumo para conhecer mais  de perto todos esses animais!

Mas, calma! Essa viagem será no sentido figurado! Isso porque você poderá fazer esse percurso apenas lendo esse conteúdo! – e quem nunca ouviu por aí que ler é uma maneira bem divertida de viajar?

O fato  é que associamos rapidamente o sertão brasileiro à esses animais, mas isso não quer dizer que todos saibam realmente os diferenciais existentes entre eles.

Para inicio de conversa, é fundamental deixar muito claro que cada um desses animais possuem suas particularidades, características e até mesmo determinadas personalidades!

Mas, de uma maneira geral, são animais reconhecidos por sua força, resistência e até mesmo companheirismo!

Quer saber tudo a respeito deles? Então prepare-se para fazer uma viagem surpreendente para um dos locais mais impressionantes do país: o sertão!

Da Estrada Do Ceará Para O Brasil!

É nesse local, na estrada do Ceará que é realmente muito comum ver jumentos, burros e cavalos seguindo algum destino! E mesmo sendo personalidades tão ilustres em um cenário de terra batida, ainda assim, muitos não fazem ideia de que eles são provenientes de espécies diferentes!

O fato é que há 3 espécies a serem destacadas nesse contexto! E para entender isso, confira os tópicos abaixo:

  • Cavalo e égua x jumento e jumenta:
    Jumento
    Jumento

Aqui temos duas espécies basicamente diferentes! A primeira, é usada comumente como animal de transporte e possui 64  cromossomos. Já a segunda, se refere a um conhecido animal de carga, que agrega o total de 62 cromossomos

  • Égua + jumento = burro ou mula:
    Mula
    Mula

Uma fórmula bem simples e que poderá lhe ajudar a entender onde estão os principais diferenciais! Esse cruzamento confirma o surgimento de um animal caracterizado como hibrido, bem como estéril. Algumas pessoas chamam esses animais híbridos como “bestas”.

  • Cavalo + Jumenta = bardoto:
    Bardoto
    Bardoto

Outra fórmula importante! Aqui também se gera um animal híbrido, bem como estéril!

Se Aprofunde Melhor Nas Denominações

Primeiramente, vale destacar que jumento  e asno são denominações usadas popularmente e que são, no final das contas, atribuídas ao jumento!

Além disso, a cria proveniente do cruzamento do jumento com a égua ganha a denominação de burro (isso quando do sexo masculino) e mula ou besta (quando do sexo feminino).

No caso do cruzamento de um cavalo com uma jumenta, a cria será denominada por bardoto (nome usado para ambos os sexos).

Vale destacar que esses “muares” são considerados todos animais híbridos, ou seja, eles não possuem a capacidade de se reproduzir. Isso porque eles são frutos do cruzamento de duas espécies totalmente diferentes!

Outro ponto importante é que esses animais são estéreis justamente porque o Equus caballus (égua) possui um total de 64 cromossomos, e o Equus asinus ( jumento) possui 62.

Equus Asinus
Equus Asinus

Isso acaba resultando, portanto, em filhotes com 63 cromossomos, e quando o valor em questão é impar surgem diversas alterações, como no caso da meiose – e isso dificulta uma possível reprodução!

E As Diferenças Físicas?

Esse é o grande pulo do gato para quem quer conseguir identificar, por meio das características físicas, de qual animal se trata! E pode ter certeza que você será capaz disso depois de ler esse conteúdo!

Primeiramente é importante entender que os cavalos possuem uma pelagem específica dos equinos, bem como um pescoço mais alongado e cabeça mais definida!

Os asininos (jumentos) tendem também a serem menores, com pescoço menor, mais grosso, pelagem cinza e uma  e apresentam ainda uma cruz na sua linha dorsal!

Se tratando dos híbridos, no caso de um burro, o filhote deverá nascer parecendo muito mais com jumento. Mas, se for um bardoto, a cria deverá ser mais semelhante a um cavalo.

Sobre O Jumento E O Burro!

Nem há como questionar o fato de que estamos falando de animais extremamente fortes! Eles não são apenas resistentes e inúmeras condições, como também são considerados ótimos  animais de carga.

Uma das principais diferenças entre ambos se refere ao tamanho das orelhas!  Isso porque as orelhas dos jumentos são bem maiores se comparadas ao do jumento.

No que diz respeito ao porte físico, há outros pontos que podem ajudar a distinguir esses animais. Levando em conta o porte de mulas e burros, eles em geral são bem mais altos do que os jumentos.

Jumento na Grama
Jumento na Grama

O porte também poderá depender da égua que lhes gerou, porém, de maneira geral eles não passam de 1,5m.

A pelagem também pode ser um forte diferencial entre esses animais! O jumento é comumente mais peludo  e também pode apresentar inúmeras pelagens diferentes.

Sua pelagem pode ser desde acinzentada, como branca ou preta. No caso da mula e do burro, o pelo costuma ser bem mais baixo, tendo uma semelhança maior com o dos cavalos.

Diferente, Porém, Iguais! Será?

Mesmo diante de todas as evidentes diferenças e ainda de serem animais que pertencem a espécies distintas, tanto os equinos quando os asininos são parte da família Equidae.

Ou seja, isso quer dizer que são parte  do gênero dos equídeos (Equus). Para os especialistas, os muares (burro, mula e bardoto) podem ser apontados como uma espécie de fim da linha biológica dos equídeos. E isso acaba sendo associado justamente à sua esterilidade!

Equídeos
Equídeos

O fato é que estamos falando de animais que já foram e ainda são usados para uma série de finalidades. Isso tanto é verdade que  no Brasil Côlonia, por exemplo, os muares chegam a mover engenhos.

Além disso, eles eram vitais para promover o transporte de suplementos, e as vilas e cidades dependiam muito deles! Afinal, os meios de transporte ainda eram muito limitados!

Mas, nos dias de hoje esses animais seguem, em algumas regiões, cumprindo com esse papel, e isso não é algo de exclusividade do nosso país! Na verdade, o uso desses animais para o trabalho mais pesado acontece em diferentes regiões  do mundo.

Por tudo isso, eles permanecem sendo considerados extremamente vitais para as áreas rurais!

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *