Home / Animais / Como os Polvos e as Lulas se Defendem de seus Predadores?

Como os Polvos e as Lulas se Defendem de seus Predadores?

Os polvos são habitantes muito interessantes do mundo subaquático. Eles são capazes de comunicação, lembre-se daqueles que se alimentam, são curiosos, mostram lógica em suas ações, diferenciam facilmente objetos por tamanho e forma. A lula e o polvo, dois animais com semelhanças porém diferentes, são em diversos momentos confundidos entre si.

A capacidade dos polvos de mudar a cor e a forma do corpo é incrível. É uma das formas tanto dos polvos como das lulas se protegerem. À medida que você se move ao longo das velas, dependendo do tipo de superfície abaixo, a cor no caso do polvo muda de marrom escuro (quase preto) para branco e a superfície da pele de suave para crocante. Além disso, mudanças na forma e na cor ocorrem quase imediatamente. Acontece que a superfície na qual o polvo está tentando se esconder tem uma forma e cor diferentes.

Tentando diferentes combinações de cor da pele e clareamento, o polvo escolhe o mais adequado, em sua opinião, para a camuflagem. O corpo do polvo é curto, macio, oval nas costas. A abertura da boca é no ponto em que seus alvos se encontram e o espaço anal é aberto sob a capa. A capa é como uma bolsa de couro forrada. A boca do polvo está equipada com duas mandíbulas poderosas que se assemelha ao bico de um papagaio. Na garganta, há um ralador que mói comida. A cabeça do polvo carrega oito tentáculos.

São interconectadas por uma membrana fina e possuem uma ou três filas de filas absorventes.

Presas e Predadores

Não pense que a inutilidade e a arte do polvo enfraquecem. Seus alvos são incrivelmente fortes. Todos os anos, há cada vez mais evidências de que os cefalópodes são capazes de extrema crueldade. Há relatos de que apenas polvos atacam tubarões e emergem do pântano como vencedores. E se você escolher entre esses dois predadores, o tubarão pode não parecer a pior opção.

Corações

Um polvo tem três corações. Alguns tipos de polvo são venenosos. Os polvos do dossel azul (várias espécies do gênero Hapalochlaena; polvo de cauda azul inglesa), que vivem na costa oeste do Oceano Pacífico, estão entre os animais mais venenosos do mundo.

Os polvos têm uma habilidade incomum – eles podem mudar de forma devido à falta de ossos. Eles também podem passar livremente por aberturas de até 6 centímetros de diâmetro e permanecer em um espaço limitado, que é 1/4 do volume do corpo. O cérebro é altamente desenvolvido (um dos mais desenvolvidos em invertebrados), com uma pele áspera. O cérebro do polvo tem uma forma de rosquinha e está centrado no prato. Os olhos são grandes, com uma lente semelhante à humana (a retina está orientada para fora, em vez de para dentro). A pupila é um retângulo.

Vida Noturna

Polvo no Fundo do Mar
Polvo no Fundo do Mar

Os polvos são predadores e se alimentam de peixes, crustáceos e plantas de caranguejo. Eles preferem viver uma vida noturna, mas isso não significa que eles são incapazes de trabalhar durante o dia. Eles são ativos durante o dia, apenas mais cautelosos e tentam ficar de olho em seus inimigos.

No total, existem cerca de 300 espécies de polvos, e todas elas são criaturas verdadeiramente surpreendentes. Eles vivem em mares e oceanos subtropicais e subtropicais e oceanos com até 200 m de profundidade nas águas superficiais. Eles preferem praias rochosas e são os mais inteligentes de todos os invertebrados. Quanto mais os cientistas aprendem sobre o polvo, mais o admiram.

Curiosidades Sobre os Polvos

  • Devido à grande quantidade de cobre, o sangue de polvo é azul.
  • Os polvos têm três corações.
  • Em perigo, os polvos, como lagartos, podem sair de tendas quebrando-os.
  • Os polvos são camuflados no ambiente, mudando de cor. Em um estado calmo, ficam castanhos, assustados, brancos e, quando ficam com raiva, ficam com um tom avermelhado.
  • Para se esconder dos inimigos, o polvo empurra para fora da nuvem de tinta, não apenas reduz a visibilidade, mas também oculta os odores.
  • Os polvos têm pupilas retangulares.
  • Os polvos sempre mantêm seus habitats limpos, “os purificam” com a água que flui em seus corpos e armazena os alimentos restantes na área designada nas proximidades.
  • Os polvos são invertebrados inteligentes que podem treinar, lembrar-se de seus mestres, diferenciar números e apenas ter uma capacidade incrível de bancos abertos.
    Anatomia do Polvo
    Anatomia do Polvo
  • Falando sobre a busca interminável de polvos, podemos lembrar o mundialmente famoso acompanhante de polvos Paul, que predisse o resultado dos jogos envolvidos no time de futebol alemão. De fato, ele viveu no aquário Oberhausen.
  • Antes do ataque, ele esfrega suavemente o ombro da vítima, como se quisesse avisar, mas isso não aumenta suas chances de sobrevivência, portanto a habituação permanece um mistério.
  • Em média, os polvos vivem por 1 a 2 anos e sobrevivem por até 4 anos, com fígados duradouros.
  • O menor polvo cresce apenas 1 centímetro e o maior 4 metros. O maior polvo foi capturado na costa dos Estados Unidos em 1945, pesando 180 kg e medindo 8 metros de comprimento.
  • Os cientistas foram capazes de decodificar o genoma do polvo. No futuro, isso ajudará a confirmar como eles foram capazes de desenvolver essa criatividade racional e entender as origens de incríveis habilidades cognitivas. Atualmente, sabe-se que o comprimento do genoma do polvo é de 2,7 bilhões de pares de bases, aproximadamente o mesmo comprimento do genoma humano, que possui 3 bilhões de pares de bases.
  • Depois de comerem suas vítimas, pulverizam os restos – conchas de moluscos e lagostins – em frente às entradas de suas cavernas no chão. Além disso, às vezes rastejam para procurar conchas bonitas. Os polvos são mestres da camuflagem, mas usam várias jóias para rastreá-los.
    Polvo Camuflado
    Polvo Camuflado
  • Os polvos são capazes de perceber o ultra-som. Eles também ouvem sons regulares, apesar da falta de ouvidos.
  • O polvo assustado fica branco.
  • Os testículos de polvo estão na cabeça.
  • Muitos zoopsicologistas consideram os polvos o mais “inteligente” de todos os invertebrados, de várias maneiras. Eles podem ser treinados, ter boa memória e distinguir formas geométricas.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *