Home / Plantas / Quais os Benefícios do Gerânio e seus Malefícios?

Quais os Benefícios do Gerânio e seus Malefícios?

Originário da África do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia, o gerânio é uma flor rica em propriedades medicinais, mas, também pode trazer alguns malefícios para a saúde. Vamos descobrir ver, então, o que faz bem e o que faz mal nessa planta, e saber o modo correto de usá-la?

Também chamada de Malva-Cheirosa, Malva-Rosa ou Gerânio Cheiroso, essa planta é bastante usada na área da aromaterapia com o intuito de diminui os sintomas do estresse, além de aliviar os principais problemas causados pela TPM, sendo, portanto, um ótimo aliado para as mulheres.

Principais Benefícios do Gerânio

Fora isso, o gerânio serve para o tratamento de dores no rosto, contra a celulite, e ainda ajuda a ter uma pele mais saudável. As propriedades dessa planta ainda incluem efeitos adstringentes (que provocam constrições e reduzem as secreções), anti-sépticos, cicatrizantes, e, como se não bastasse, serve como um ótimo repelente para insetos.

Porém, dentre todas as formas de usar o gerânio, a mais conhecida é através do seu óleo, que, entre outras coisas, alivia os sintomas da menopausa, e combate dores musculares e de cabeça. O bom em se usar esse óleo é que ele tem um aroma agradável, bem similar ao das próprias flores de gerânio.

Outra vantagem é que se trata de um óleo atóxico, e, na maior parte das vezes, não-sensibilizante. E, salientando que uma das suas maiores propriedades é a dermatológica, podendo auxiliar no combate a peles oleosas, ou que tenham eczemas e dermatites.

Mas, Como Usar o Gerânio?

Para finalidades meramente terapêuticas, essa planta é usada tanto na forma de óleo, quanto através de sua folhas (secas). Caso o motivo da aplicação seja pra relaxar, o mais indicado é aplicar o óleo na pele, fazendo uma massagem do tipo terapêutica. Isso irá diminuir a tensão e o estresse como um todo.

Para problemas na pele como um todo, basta fazer o mesmo, ou seja, aplicar o óleo de gerânio na pele, mas, sem a necessidade de fazer massagens. Isso irá combater acnes, queimaduras, fungos, e até mesmo estrias e celulites.

Além disso, a planta (mais precisamente as suas folhas secas) servem para combater problemas gastrointestinais. Para usar a planta dessa maneira é muito simples: basta colocar as folhas de gerânio em uma xícara com água fervente, e beber o líquido na forma de chá. Isso irá diminuir o sintomas mais fortes de diarreias e hemorragias internas.

Além disso, o gerânio pode ser usado na aromaterapia, especialmente, para ajudar no controle de vícios como os da nicotina e do álcool. Além disso, ainda na área da aromaterapia, essa planta ajuda numa alimentação melhor, além de auxiliar na perda de peso.

Existe Alguma Contraindicação para o Uso do Gerânio?

Mesmo sendo uma excelente planta medicinal, e que ajuda também em questões estéticas, o gerânio possui suas contraindicações. Na verdade, não é recomendado usar essa planta (nem na forma de óleo, nem na forma de chá) por mulheres que estejam gestantes ou que estejam em fase de lactação, há que os seus princípios ativos estimulam certas secreções hormonais.

Outra contraindicação é para aquelas pessoas que tenham uma pele muito sensível, pois pode acontecer algum tipo de irritação na aplicação do óleo de gerânio, especialmente em superfícies que estejam feridas. No geral, o óleo causa ceta ardência na pele, portanto, o mais indicado é usar um pouco do produto nas primeiras aplicações. Também é preciso tomar cuidado na aplicação do óleo no rosto, pois o produto pode irritar os olhos.

Gerânio Características

Igualmente importante lembrar que o óleo de gerânio é um adstringente, fazendo, com isso, que os vasos sanguíneos se contraiam, interrompendo a velocidade do fluxo sanguíneo. Por isso, pessoas que tenham histórico de pressão alta, ou que tenham problemas cardiovasculares em geral devem evitar o uso de produtos que tenham por base o gerânio.

Muitos especialistas, inclusive, recomendam o uso do óleo de gerânio com algum outro óleo portador na aplicação da pele, como, por exemplo, óleo de coco ou de oliva.

Outros Benefícios Envolvendo o Gerânio

O óleo feito dessa planta possui diversas finalidades, e bem poucas contraindicações ou malefícios à saúde. Um desses benefícios é ser um ótimo redutor de rugas, visto que ele é adstringente, e pode induzir contrações em diversas partes do corpo, inclusive, na pele do rosto. A aplicação de duas gotas desse produto duas vezes ao dia é mais do que suficiente.

Pelo fato desse óleo ajudar a contrair e a apertar a massa muscular, ele impede tanto músculos, quanto pele de ficarem flácidos, ajudando a tonificar certas partes do corpo, como no abdômen, por exemplo. Basta fazer uma massagem na área muscular que se quer tonificar com cinco gotas de óleo de gerânio, mais uma colher de sopa de óleo de jojoba.

O óleo de gerânio também auxilia contra processos infecciosos, já que esse produto possui propriedades anti-bacterianas. É por isso que passar esse óleo em certas feridas ajuda para que bactérias não se alastrem naquela região. Basta colocar duas gotas desse óleo na área afetada, e cobrí-la com gaze.

E isso tudo sem contar o fato que esse produto pode auxiliar no crescimento celular, ajudando a “reciclar” células que estejam mortas (em especial, as da pele). Isso permite, entre outras coisas, que o seu metabolismo funcione de maneira mais adequada.

Receita Simples de Condicionador à Base de Gerânio

Por fazer bem a pele, e por ter propriedades anti-bacterianas, o óleo de gerânio pode ajudar a restauras cabelos danificados, fazendo uma hidratação completa neles. Pra isso, você vai pegar uma xícara de água, 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, 10 gotas de óleos essenciais e um frasco de vidro com distribuidor. Você pode personalizar seu condicionador colocando outros óleos essenciais além dos de gerânio, como bergamota, alecrim e lavanda.

O modo de usar em “condicionador improvisado” é simples: basta misturar todos eles, colocar no frasco, e borrifar no cabelo. Depois e agir por cerca de uns 5 minutos, é só enxaguar, que os seus cabelos ficarão mais macioso, sedosos e fortalecidos,além de combater problemas comuns, como a caspa, por exemplo.

 

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *