Home / Animais / Ficha Técnica Do Jegue: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Técnica Do Jegue: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

O Jegue ou Asno (Equus africanus asinus) é um animal domesticado da família dos equídeos, Equidae. Esse é um animal utilizado para o trabalho há pelo menos 5000 anos. Ou seja, há é um companheiro dos homens à bastante tempo!

Existem mais de 40 milhões de jegues no mundo, principalmente em países subdesenvolvidos, onde são usados ​​principalmente como animais de tração ou de carga.

Os animais que trabalham são frequentemente associados àqueles que vivem nos níveis de subsistência ou abaixo deles. Um pequeno número deles é mantido para reprodução ou como animal de estimação nos países desenvolvidos.

Jegue de Boca Aberta
Jegue de Boca Aberta

Eles costumam ser usados ​​para acasalar-se com as fêmeas para produzir mulas. Além disso, essa espécie foi domesticada pela primeira vez por volta de 3000 a.C., provavelmente no Egito ou na Mesopotâmia, e se espalharam pelo mundo.

O fato é que eles continuam a desempenhar papéis importantes em muitos lugares nos dias atuais. Quer entender outros pontos acerca do Jegue, como tamanho, peso e demais características?

Então continue lendo atentamente o conteúdo desse artigo agora mesmo para descobrir!

Um Animal De Estimação E Inteligente!

O Jegue ou Asno se refere a um animal de estimação, que é usado até mesmo por muitas pessoas ao redor do mundo!

Vale destacar que sua forma ancestral é o asno africano. Já o asno asiático se refere a um tipo de cavalo selvagem que pode ser diferenciado do Jegue em si.

Diversos Jegues Comendo Feno
Diversos Jegues Comendo Feno

Um dos pontos que chama atenção para esse animal se refere à sua inteligente, bem como docilidade! Muitas pessoas associam seu nome a um xingamento (quando querem chamar outras pessoas de incapazes, por exemplo).

Mas, é importante destacar que essa é uma enorme injustiça! Esse animal não tem nada de burro! Sua inteligência é ate mesmo proporcional à sua força e resistência!

Características

Os Jegues podem apresentar uma variação considerável de tamanho, e isso pode depender do manejo.

A altura na cernelha varia de 79 a 160 cm e o peso de 80 a 480 kg. Os animais que trabalham em países que sejam considerados mais pobres têm uma expectativa de vida de 12 a 15 anos. Já em países mais prósperos, eles podem ter uma vida útil de 30 a 50 anos. Uma diferença bem discrepante!

Os Jegues também são adaptados às terras com evidentes dificuldades, principalmente à locais com clima semelhante ao do deserto.

Ao contrário dos cavalos selvagens, os jegues que vivem em áreas secas são solitários e não formam grupos com outros animais.

O famoso zurro que ele emite pode ser ouvido por mais de três quilômetros! E isso ocorre por defesa natural, sabia? Essa é a forma que eles possuem de manter contato com outros da espécie – e isso é comum se tratando de locais amplos como ocorre no deserto.

Orelhas Maiores! Uma Característica Marcante!

O jegue apresenta orelhas grandes, que podem captar sons mais distantes e podem ajudar a resfriar o seu sangue.

Embora sejam animais dóceis, fortes e inteligentes, eles sabem se defender! Isso tanto é verdade que eles podem fazer isso mordendo, golpeando com os cascos da frente ou dando coice com as patas traseiras.

E você certamente não vai querer irritar um animal como ele! Afinal, lembre-se que ele é extremamente forte e resistente!

Peso, Altura E Tamanho!

O Jegue pode chegar, quando adulto, a cerca de 2,5 metros de comprimento, bem como ter 1,25 metros de largura e 1,4 metros de altura.

Ou seja, ele é um animal de grande porte, embora seja menor do que um cavalo no final das contas.

Reprodução

Eles podem acasalar durante todo o ano, mas isso geralmente acaba acontecendo durante a primavera.

A gestação dura em média de 12 até 14 meses. Na grande maioria das vezes nasce somente um filhote – mas, há alguns casos que a fêmea pode gerar dois filhotes.

Já o desmame dos filhotes pode demorar um prazo de aproximadamente 6 meses, podendo se estender até 9 meses. É depois desse período que ele começa a ganhar maior independência!

Jegue na Grama
Jegue na Grama

Eles também podem cruzar com outros membros da família Equidae e geralmente são cruzados com cavalos.

O híbrido entre um jegue e uma égua é uma mula, valorizada como um animal que trabalha bastante e tem muita resistência.

Algumas raças são criadas apenas para a produção de mulas. Como outros híbridos entre espécies, geralmente esses animais são estéreis.

Eles também são capazes de se reproduzir com zebras nas quais os filhotes são chamados de “zonkey“ (entre outros nomes).

Animais Que Fazem Parte Da Nossa História!

De fato esses animais fazem parte da história do mundo e que foram usados para uma série de atribuições únicas! Isso tanto é verdade que os chamados “muares” chegaram até mesmo a mover engenhos ainda durante o período do Brasil Colônia! Ou seja, é uma relação duradoura e histórica com relação às necessidades humanas, não é mesmo?

Outro ponto extremamente relevante e que sempre é importante salientar, é que esses animais possuem uma enorme capacidade no que diz respeito aos trabalhos de transporte de suplementos. E um bom exemplo disso, é que muitas cidades e até mesmo vilas sempre contaram muito com os diferenciais desses animais!

Nos dias de hoje, lógicamente, a presença desses animais em meio a tais tipos de trabalho acabou tendo uma drástica diminuição! Isso porque os processos acabam passando por aprimoramentos e, claro, a inclusão de novas tecnologias!

Porém, mesmo assim, há ainda determinadas regiões que seguem mantendo esses animais como grandes aliados do trabalho pesado. E vale destacar que isso não é uma exclusividade por parte do Brasil – é algo que se repete por diferentes partes do mundo!

Comportamento

Os jegues têm uma reputação notória de teimosia, mas isso foi atribuído a um senso de autopreservação muito mais forte do que o exibido pelos cavalos.

Provavelmente baseado em um instinto mais forte e em uma conexão mais fraca com os seres humanos, é consideravelmente mais difícil forçar um Jegue a fazer algo que considera perigoso por qualquer motivo.

Depois que uma pessoa conquista sua confiança, ela pode ser um parceiro disposto e sociável e muito confiável no trabalho.

Jegue Andando na Cidade
Jegue Andando na Cidade

Embora os estudos formais sobre seu comportamento e cognição sejam bastante limitados, os Jegues parecem ser bastante inteligentes, cautelosos, amigáveis, brincalhões e ansiosos para aprender.

E aí? Gostou de conhecer melhor como são os Jegues? Realmente são animais fantásticos, não é mesmo?

Por isso, quando quiser ofender alguém, pense duas vezes antes de usar o seu nome! Afinal, já lhe provamos que eles são bem inteligentes!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *