Home / Animais / Raça de Cavalo American Saddlebred: Características e Fotos

Raça de Cavalo American Saddlebred: Características e Fotos

Os animais são, em linhas gerais, muito próximos das pessoas. Contudo, dentro do universo de animais há aqueles que são ainda mais próximos dos humanos, tendo contatos frequentes e contínuos com a sociedade.

Esse é o caso dos cavalos, que, segundo pesquisas elaboradas por instituições muito respeitadas de todo o mundo, já não existem mais livres na natureza. Dessa forma, em outras palavras isso quer dizer que os cavalos já não são mais animais selvagens, sendo 100% domesticados pelos humanos.

Se por um lado essa relação por levar problemas para os animais, como casos em que o animal é mal tratado, a verdade é que, no fim das contas, a relação entre homem e cavalo é uma das melhores quando se trata de parcerias no reino animal. Portanto, embora atualmente os cavalos já não sejam tão utilizados para o transporte quanto no passado, ainda hoje é impossível imaginar o mundo sem eles.

Logo, há uma série de raças de cavalos em todo o planeta Terra e cada uma delas apresenta os seus detalhes mais característicos.

Assim, as raças podem ter diversas semelhanças, mas também sempre possuem as suas diferenças que os tornam tão únicos. O American Saddlebred, por exemplo, é tido como um cavalo de raça, clássico, que está presente na história da população dos Estados Unidos. Isso porque o American Saddlebred possui relação muito próxima com o povo americano, sendo amplamente utilizado ao longo da Guerra Civil que marcou o país.

Portanto, sempre foi muito comum ver exemplares desse tipo de cavalo por todo o país, até mesmo pelo fato do tipo de corpo do American Saddlebred, musculoso e resistente, ser ideal para longas caminhadas. Ademais, o animal ainda é capaz de se adaptar a tipos climáticos muito variantes, outro ponto importante quando se trata de análise da qualidade do cavalo.

Características do American Saddlebred

O American Saddlebred é um tipo de cavalo de imposição física, sendo conhecido pela sua força e por ter uma beleza bastante admirável. Muito utilizado ao longo de toda a história norte-americana, o cavalo sempre respondeu muito bem aos estímulos das pessoas. Um ponto interessante sobre esse tipo de cavalo, dentre todos os outros, é que o American Saddlebred gosta bastante brincar e de se exercitar, algo muito importante quando se trata de um cavalo usado para percorrer longas distâncias, em caminhas que poderia levar dias.

Assim, o American Saddlebred pode medir entre 1,50m a 1,67m de altura, podendo pesar entre 450 e 550 quilos. Essa raça de acavalo, assim, é vista com bastante admiração pelas pessoas, que enxergam no Saddlebred um pedaço na história dos Estados Unidos que não pode ser perdido. Esse cavalo possui um perfil de corpo longo, ereto, com o pescoço fino e alongado.

Qualquer cor pode ser aceita quando se trata do American Saddlebred, embora o mais comum seja ver o cavalo nas cores marrom, preta e castanho. Por volta do final do século XIX, surgiu nos Estados Unidos uma associação federal voltada para o American Saddlebred, buscando entender melhor o animal e trocar experiências que pudessem ser úteis para a raça e seus donos.

Formas de Uso do American Saddlebred

O American Saddlebred é um tipo de cavalo bastante versátil, mas, em geral, é mias utilizado para a montaria de longa distância e para o tiro de curta distância. Assim, por ser um cavalo bastante adaptável a diferentes cenários, o animal conseguiu suportar a força do tempo para se tornar uma verdadeira lenda nos Estados Unidos.

Durante a Guerra Civil norte-americana, por ser uma raça resistente às longas distâncias, além de forte, o American Saddlebred foi muito usado como cavalo de guerra. Portanto, era difícil encontrar um pelotão que lutou na Guerra Civil que não tivesse exemplares do American Saddlebred à disposição.

Além disso, o cavalo ainda pode ser usado para trilhas, desde que esteja em forma física aceitável para subir pequenas montanhas e morros. Outra maneira muito comum de usar o American Saddlebred é para tiros de curta distância, em competições de velocidade que podem mostrar como o animal é capaz de ser rápido. Em todo caso, o certo é que o American Saddlebred está entre os cavalos mais festejados de toda a história americana.

Mulher em Cima de um American Saddlebred
Mulher em Cima de um American Saddlebred

Curiosidades Sobre o American Saddlebred

O American Saddlebred possui uma série de curiosidades e fatos interessantes a seu respeito. Entre eles está o fato de que o animal, no passado, era chamado de “cavalo americano”, antes de a raça ganhar fama internacional.

Outro ponto interessante é que o American Saddlebred possui até hoje, nos Estados Unidos, uma associação de cavalos voltada exclusivamente para a criação dessa raça de animal. Em grande parte do século XIX, o American Saddlebred era responsável por movimentar grande parte da economia dos Estados Unidos, já que o animal participava de inúmeras apresentações por todo o país e carregava consigo um grande volume de apoiadores e fãs.

Há ainda, no Kentucky, um museu voltado apenas para o American Saddlebred, onde é possível encontrar diversos registros desse animal e, assim, entender um pouco mais sobre a história de um dos cavalos mais importantes para a sociedade estadunidense.

Mais Detalhes Sobre o American Saddlebred

O American Saddlebred, apesar de ser frequentemente relacionados aos Estados Unidos, sendo uma raça simplesmente adorada no país, também pode ser encontrado em outros locais de todo o mundo.

Assim, é possível encontrar exemplares do American Saddlebred em partes da Europa, da África e até mesmo na Austrália. Já no cinema, uma grande paixão dos americanos, o Saddlebred chegou a ser retratado inúmeras vezes, seja como coadjuvante ou até mesmo como personagem principal de muitas obras. Segundo os relatos, o American Saddlebred chegou aos Estados Unidos ainda em 1706, quando cavalos eram importados da Grã-Bretanha para o novo continente recém-descoberto.

Nessa época, ter acesso a cavalos variados era muito mais complicado na América e, dessa forma, o Saddlebred rapidamente apareceu como uma ótima opção para aqueles que queriam um cavalo forte e capaz de suportar as diferentes situações enfretadas em solo americano. Esse cavalo foi, assim, também muito importante ao longo da expansão para o Oeste americano.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *