Home / Plantas / Tudo Sobre a Santolina: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Santolina: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Flor Santolina

Nome Científico da Santolina

Conhecida cientificamente como Santolina chamaecyparissus.

Características da Santolina

É uma planta lenhosa que ramifica desde o solo, ela tem origem na Europa, tem um ciclo de vida longo, faz parte da família Asteraceae, com o crescimento seu ramos se prostram em direção ao chão, caule grosso e mede entre 30 a 90 cm de altura. Possui um perfume muito agradável.

É uma planta de porte médio, formando tufos densos. As suas folhas têm coloração cinza, folhagem delicada com pontas afiadas e perfumadas se assemelham às folhas das árvores da família das Cupressaceae.

As suas flores surgem agrupadas em ramos, são bem delicadas e parecem pequenas bolas de lã, sempre na coloração amarela viva e muito aromáticas. Elas surgem durante o verão. Sua folhagem é espessa, coberta por penugem, de coloração puxada para o cinza que criam moitas bem densas.

As folhas são decoradas em volta com desenhos delicados, não medem mais de 1 cm.

Santolina
Santolina

São incrivelmente lindas e por isso são muito utilizadas também para decorar jardins e ambientes, possuem um lindo efeito ornamental.

Em jardins são bem famosas, podem ser plantadas em grupos dando um efeito lindo e de encher os olhos. Podem ser utilizadas também para emoldurar jardins, formando um desenho incrível.Outra dica é colocá-las em vasos suspensos, eles têm um efeito todo especial nesses casos, já que seus ramos têm um efeito pendente. Importante frisar que essa é uma espécie que tolera bem a falta de água, por isso podem ser uma boa aposta em jardins feitos em rochas, jardins praieiros, jardins no campo ou modernos.

As plantas estão em constante mudança, sempre tendo o seu visual alterado pelo efeito do tempo. Dessa forma, é possível dizer que as plantas sempre estão mudando a sua forma de ser, o que faz com que sejam únicas em muitos sentidos.

Portanto, se a planta está de uma forma no verão, não quer dizer que aquela mesma planta estará da mesma forma no outono ou no inverno. Tudo isso torna o universo das flores e das plantas belo e desconhecido. Dessa maneira, há muitas plantas que mudam o tempo inteiro, tendo diversas alterações em muitos aspectos da sua vida.

Um grande exemplo dessas mudanças contínuas nas plantas é a santolina, um tipo de planta que pode dar belíssimas flores quando nos seus momentos mais bonitos, perto do verão. Contudo, a santolina também pode mudar por completo ao perder essas flores, mais para perto do inverno.

Assim, essa planta mostra muito bem como o mundo das flores pode variar a todo momento. Se você possui interesse em conhecer ainda mais sobre a santolina, veja abaixo mais informações e detalhes sobre essa planta, que está entre as mais bonitas de toda a região do Mediterrâneo.

Características da Santolina

A santolina é uma planta típica da região do Mediterrâneo, entre a Europa e a África. Portanto, o clima da região é suave, mas não ao ponto de causar frio. Dessa maneira, a santolina é conhecida por ser uma planta que gosta do calor e do verão, adorando as estações mais quentes do ano.

Em geral, quando bem adubada e com solo bem drenado, a santolina costuma dar flores muito bonitas no verão, quando as temperaturas são as mais altas. Na verdade, essa planta até mesmo consegue ser resistente ao efeito da salinização, podendo ser cultivada perto da praia. De características arbustivas, a planta não ultrapassa 1 metro de altura, embora seja mais comum ver a santolina medindo entre 20 e 60 centímetros.

Embora possua outras formas de utilização, a santolina é muito usada para a fabricação de perfumes ou de aromatizantes, já que o seu aroma é muito delicado e suave. Porém, para quem gosta de ter plantas em casa para a ornamentação, a santolina também aparece como uma grande opção, podendo tornar qualquer jardim mais bonito e colorido. Portanto, muitas pessoas colocam a santolina na varanda ou em sacadas para tirar o melhor da planta.

Forma de Cultivo da Santolina

A santolina possui algumas necessidades básicas, mas nada muito além do normal. Portanto, o mais importante é estar atento às características dessa flor, que gosta de apenas alguns detalhes mais especiais quanto ao seu cultivo.

No caso, é bastante importante que a santolina esteja sempre em contato com o sol forte e direto, já que, dessa forma, a flor poderá receber os nutrientes necessários para realizar as suas reações mais simples. No caso, a fase clara da fotossíntese é de especial importância para essa flor, que precisa gerar energia suficiente para abastecer toda a sua produção de gás oxigênio.

Santolina no Vaso
Santolina no Vaso

Outro detalhe fundamental é que a santolina gosta de climas quentes e úmidos, gostando bastante de se desenvolver nas épocas do ano em que as temperaturas são mais altas. Assim, se no verão a planta pode ficar bonita e cheia de flores, no inverno, em geral, a santolina perde o seu brilho. Isso porque as flores caem e a planta perde grande parte da sua cor, sobrevivendo a essa fase apanas para que, já na primavera seguinte, volte a dar os primeiros sinais de recuperação antes que, no verão, esteja bela e esplendorosa novamente.

Como Cuidar de uma Santolina

É acostumada com climas sazonais que variam entre períodos de chuva e períodos de seca. Clima úmido e com temperaturas que costumam ficar acima dos 18ºC.

Suporta bem as geadas, por isso costuma ser cultivada em regiões de maior altitude onde é mais frio.

Deve receber sol pleno, aprecia um solo rico em nutrientes, optar por solo que contenham pelo menos 70% de areia, que contenha também pequenas partículas de rochas, com ph acima de 7, além disso o solo precisa ser bem drenado.  Apesar de não ser o ideal, pode tolerar solo pobre.

Cuidado para não exagerar na água, para isso regue com intervalos. Ela pode aguentar 

Elas também não apreciam climas muito úmidos, pois nesse clima a chance de desenvolverem algumas doenças é bem maior.

Depois de bastante tempo, pode acontecer da flor se abrir no meio, isso é bem comum e pode ser resolvido com poda de manutenção que deve ser feito no começo da primavera, pois assim ela vai crescer novamente bem bonita. Cuidado para não exagerar na poda, pois exageros podem impedir a planta de florescer novamente.

Saiba que depois de alguns anos a Santolina já não deve ter a mesma vivacidade de antes, para resolver esse problema o ideal é que ela seja plantada.

Essa planta pode ser reproduzida através de estaquia, ou também através de sementes ou até pela divisão da planta.

Respeito o espaçamento entre elas na hora de plantar, o ideal é de 40 cm.

Uso da Santolina No Paisagismo

Santolina
Santolina

A santolina é uma planta que dá belíssimas flores e, portanto, acaba por ter função muito importante para o paisagismo. Isso porque, no verão, quando em sua fase mais bela e cheia de flores, a santolina dá um toque diferente ao jardim.

Portanto, nessa fase a planta pode muito bem ser utilizada como o ponto focal do ambiente, atraindo todos os olhares para si e mostrando a todos como pode brilhar. Todavia, o ponto negativo fica para os meses mais frios do ano, quando a planta perde força. De qualquer maneira, uma boa ideia é ter a santolina ao lado de uma outra flor que se dê bem com o frio, como é o caso da peônia, por exemplo.

Dessa forma, quando a santolina estiver mais feia, sem cor e sem tanto brilho, a outra flor de inverno estará espalhando o seu colorido pelo ambiente. Outra forma de uso interessante para a santolina na ornamentação é ter a planta como um complemento a outros mais chamativas e atrativas, de forma que a perda de flores não atrapalhe o panorama geral do ambiente, mantendo, de tal maneira, todo o local bonito e enfeitado ao máximo.

Sementes da Santolina

Muitas flores têm as mudas como a melhor forma de propagação da planta, sendo que seria possível citar diversas opções de plantas que têm nas mudas as melhores maneiras de levar a cultura adiante.

Contudo, há também aquelas que possuem as sementes como a melhor maneira de realizar a sua propagação, como é o caso da santolina. Assim, para que a santolina possa crescer, basta comprar algumas sementes e deixá-las no solo tratado ou, então, em sementeiras. É importante ressaltar que o solo deve ser rico em matéria orgânica para que a santolina se desenvolva de forma clara, sendo preciso, também, que a drenagem seja bem feita.

A grande dica para a drenagem, assim como acontece com outras culturas, é ter um pouco de areia e algumas pedras misturadas ao solo para fazer com que a água possa escoar mais livremente.

Quanto à rega, tente não exagerar muito nos primeiros momentos de vida da santolina, mas regue a planta regularmente nessa fase, com doses contínuas e pequenas. Fora isso, quanto mais o tempo for passando, mais a santolina poderá receber menos água, sendo capaz de ficar mais tempo sem o contato com a água. Por fim, quando em vaso, pode ser interessante manter a planta na janela ou em local onde o vento seja constante.

Benefícios da Santolina

Saiba que essa planta tem diversos benefícios, um deles é que dele pode ser extraído um óleo utilizado para fazer perfumes,

Suas flores podem ser úteis de diversas formas, ficam lindos em arranjos para presentear. Mas se depois as flores estiverem secas, podem ser utilizadas como erva aromática, inclusive para aromatizar guarda roupas, afastando as traças.

Anote essa dica, faça um arranjo das flores secas e as prenda utilizando um elástico. Você pode pendurar dentro do guarda roupas, o seu armário vai permanecer sempre muito cheiroso.

As suas flores também podem ser utilizadas como corantes naturais. Basta ferver as pétalas para extrair uma linda cor amarela viva.

Santolina e Benefícios Medicinais

Saiba que há muitos anos ela tem sido utilizada como planta medicinal para  tratar cólicas, problemas digestivos, tem efeito cicatrizante, ação anti inflamatória, calmante para o estômago, efeito relaxante, efeito sedativo e contra vermes.

Você pode massagear algumas folhas e aplicar sobre a picada de insetos para aliviar a dor.

Muito popular desde muito tempo, os efeitos podem ser obtidos através dos chás feitos com as folhas e as flores em infusão. O seu chá tem diversos benefícios e vale muito a pena o teste. Pode ser utilizado também na forma de banhos, faz muito bem para pele e também pode ajudar a cicatrizar feridas na pele.

Além disso, ainda pode ajudar a repelir alguns insetos.

Elas estão sempre presentes em projetos de paisagismo, pois deixam qualquer jardim colorido e vivo, além disso tudo ainda podem ser utilizadas na forma de cerca viva.

Em floriculturas são vendidas separadas, ou em arranjos e buquês e são lindos presentes.

Ela ainda possui uma grande quantidade de polifenóis de origem vegetal que podem ser utilizados no processo industrial do couro.

Onde Comprar Santolina?

Elas podem ser compradas em floriculturas na sua cidade, ou até mesmo on line, pode comprar também mudas e sementes para plantar na sua casa. Seus produtos podem ser vendidos também em farmácias de produtos naturais.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *