Home / Animais / Lagartixa-do-Mato Morde? Características, Habitat e Fotos

Lagartixa-do-Mato Morde? Características, Habitat e Fotos

Sendo a maior lagartixa do gênero, a lagartixa do mato é característica do ambiente mediterrâneo, e se adapta bem aos habitats no Sul da Península Ibérica, onde ainda existe em grande quantidade.

Características da lagartixa do mato

O corpo de um lagarto (Psammodromus algirus) pode atingir 9 cm de comprimento e, se a cauda não for regenerada, geralmente atinge mais que o dobro do comprimento. Esses animais são achatados e possuem membros de pentadáctilos. A escala traseira é geralmente sobreposta, pontiaguda e possui uma carina central (projeção longitudinal).

Nos lados dorsal e lateral, existem tons marrons ou verdes com duas linhas dorsais amarelas ou brancas claras. O barco é esbranquiçado. Geralmente, há uma mancha azul atrás da inserção do membro. Na parte de trás do corpo e no início da cauda, a cor é bastante vermelha. A linha dorsal não é nítida, mas a cor dos animais jovens é semelhante.

Os machos têm cabeças maiores e são mais fortes. Além disso, eles têm pigmentos laranja ou vermelhos em um lado da cabeça e na garganta. O lado dorsal é mais claro e mais marcado em fêmeas. Até desaparece em alguns machos mais velhos.

Distribuição e Habitat

É uma espécie abundante na maior parte de sua gama. A única localidade européia (ilhota de Conigli perto de Lampedusa) é habitada por uma pequena população, ameaçada pela degradação da vegetação devido a uma grande colônia de gaivotas.

Esta espécie ocorre no norte da Tunísia, no norte da Argélia e no norte e centro de Marrocos, na ilhota de Conigli perto da ilha de Lampedusa (Itália) e nos territórios espanhóis do norte da África de Ceuta e Melilla. Ocorre do nível do mar até 2.600 m de altitude.

A lagartixa é adequada para uma variedade de habitats, como em florestas do Mediterrâneo onde preenchem o substrato da manta morta com alguma cobertura de arbusto. Ela pode escalar arbustos e árvores. Ela é encontrada até 2600 metros acima do nível do mar (Sierra Nevada).

Esta espécie é encontrada em matas densas e matagais, em áreas de florestas abertas ou degradadas, florestas de pinheiros e plantações de eucalipto, dunas costeiras e praias. Também ocorre em jardins rurais e em algumas áreas agrícolas. As fêmeas depositam entre oito e 11 ovos.

Lei De Conservação E Ameaças

A espécie faz parte do anexo III da Convenção de Berna. O seu estatuto não é ameaçado, em Portugal (NT). A própria espécie de lagartixa não apresenta ameaça, ela é considerada pouco preocupante, então é inofensiva. Essa principal ameaça a essa espécie parece ser a liberação da cobertura do solo para conversão em uso agrícola e urbanização, levando à fragmentação das populações locais, mas no geral essa espécie não é significativamente ameaçada.

A população de lagartixas do mato sofreu um declínio acentuado, principalmente devido a mudanças no uso da terra, devido ao cultivo de um único grão, desmatamento maciço e aumento dos incêndios florestais. Mas a maioria da população da espécie ainda é abundante.

Inimigos Naturais E Alimentação

Lagartixa-do-Mato Fotografada de Frente
Lagartixa-do-Mato Fotografada de Frente

Os inimigos naturais incluem vários répteis, e mamíferos (raposas, lontras e genetas), aves de rapina, garças, cegonhas, estorninhos, sardões, camaleões, víboras com chifres e variedades de cobras.

Em essência, a lagartixa é insectívora. Prefere alimentos terrestres, como besouros, gafanhotos, aranhas, formigas e pseudo escorpiões, mas a dieta é muito diversa. Esporadicamente, consome componentes vegetais (sementes e frutas) e pequenos lagartos, que podem ou não ser da sua própria espécie.

Listada como a menos preocupante em vista de sua ampla distribuição, tolerância a uma ampla gama de habitats, presumiu-se uma população grande e porque é improvável que esteja diminuindo rápido o suficiente para se qualificar para a listagem em uma categoria mais ameaçada.

Atividade De Vida E Curiosidades

Nas áreas mais quentes da Península Ibérica, a atividade é possível mesmo no inverno. A atividade máxima corresponde a abril e maio. O ciclo diário tem dois picos cada, de manhã e à tarde. Mas no verão, você pode observar indivíduos ativos mesmo à noite.

Nos dois lados do pescoço, este lagarto tem rugas na pele que formam um saco contendo carrapatos. A função desta bolsa é reduzir a propagação de carrapatos para outras partes do corpo.

Estes animais são muito difíceis de observar porque são muito sensíveis ao movimento e se escondem muito rapidamente. Como a maioria dos outros répteis, observar esse lagarto exige que você vá para um local agradável no habitat já descrito para evitar ruídos ou movimentos bruscos.

Semelhante Lagartixa Da Espécie

Da mesma espécie e gênero, Psammodromus, temos a Lagartixa-do-mato-Ibérica (psammodromus hispanicus). Ela tem diferença, mas é bem semelhante a lagartixa do mato comum.

Com um comprimento de corpo de cinco centímetros, torna-se um total de cerca de 14 centímetros de comprimento, tornando-o muito menor e, ao mesmo tempo, de cauda mais curta que a lagartixa do mato comum (psammodromus algirus).

Na adolescência, há quatro a seis faixas longitudinais interrompidas, que são compostas por pontos de luz e atravessam o dorso de cobre a marrom amarelado. Esse desenho listrado desaparece gradualmente, de modo que a lagartixa-do-mato-ibérica mostra um padrão de manchas escuras. Muitas vezes há uma faixa esbranquiçada nos lados. Se isso desaparecer, o lagarto parecerá cinza ou marrom sólido.

Lagartixa-Do-Mato-Ibérica
Lagartixa-Do-Mato-Ibérica

Durante a estação de acasalamento, o macho tem duas falhas azuis nas bordas brancas nas axilas e pequenas manchas azuis ao longo dos lados da barriga. A parte de baixo tem uma cor cinza pérola brilhante que varia em tons de marrom ou esverdeado.

Esta lagartixa vive principalmente em terrenos arenosos com baixa vegetação semelhante a arbustos. Ele corre muito rapidamente pela areia e procura cobertura sob um arbusto em caso de falha. Pode ser observado frequentemente nas dunas e prados arenosos da costa, onde se move de um arbusto para outro na velocidade da luz.

Se gostou desse assunto sobre lagartixa e quiser saber mais sobre essas espécies interessantes, segue abaixo algumas sugestões de artigos sobre lagartixas que ainda vai encontrar aqui em nosso blog. Leia todas e bom aprendizado:

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *