Home / Animais / História do Hipopótamo e Origem do Animal

História do Hipopótamo e Origem do Animal

O hipopótamo é considerado um animal bem fofo por algumas pessoas. Porém não se engane. É um animal muito violento, territorialista e bastante imprevisível. Hoje em dia, já em menor quantidade está espalhado por boa parte da África.

Esse gigante mamífero é o terceiro maior animal terrestre, você consegue imaginar o que seria maior e mais pesado que um hipopótamo? Bom, se você pensou no elefante, você está certo!

Os hipopótamos só perdem para os elefantes, rinocerontes e rinocerontes-brancos. Esse animal pode chegar facilmente aos 3,5 metros de comprimento, e pesar 1,5 toneladas. Mas, a alguns casos de machos que chegaram a marca de 3 toneladas! Basicamente o dobro do considerado peso normal.

Caso você se pergunte, será que um animal tão grande e robusto é capaz de correr atrás de alguém? Será que algum outro animal consegue escapar da violência imposta por esse mamífero territorialista? Se você achou que hipopótamos são naturalmente lentos e tolos, está completamente engado!

São extremamente ágeis na água, esses animais podem literalmente andar no fundo do lago, rio ou ambiente aquático que estão inseridos. E de maneira alguma é de forma lenta, apesar de terem patas curtas, na hora da natação são mais que suficientes para atingir altas velocidades.

Mas e na terra? Será tão rápido assim? Certamente que sim! Pode a atingir 30 km/h com muita facilidade, porém só em distancias curtas. Normalmente essas distâncias são mais que o suficiente para o animal chegar muito próximo a qual quer pessoa ou objeto em movimento.

Existem diversos vídeos na internet de ataque de hipopótamos. São tão agressivos que ataca qual quer um! É muito territorialista e não admite que jacarés, crocodilos, leões, girafas ou qual quer animal invada o seu território.

Ataques

Como comentado acima já deu pra perceber a periculosidade desses mamíferos, certo? É o animal com maior numero de ataques fatais em toda África. Certamente, por algum momento você pensou que seria os tão famosos e temidos leões, não é mesmo?

Mas nesse caso os felinos estão no segundo lugar, os hipopótamos causam cerca de 500 mortes de seres humanos por ano! Agora, se comparado com todo o globo, esses bichos estão na sexta posição de animais que mais matam os seres humanos.

Perdendo pro quinto que são os crocodilos, logo seguido pela mosca tse-tse, caramujo de água doce, cachorros e o primeiro lugar ficam com as cobras que causam cem mil mortes por ano.

E por conta dessa agressividade, você irá facilmente encontrar um desses animais com a pele toda machucada. É basicamente normal na vida deles, lutam por território, fêmeas e por comida. Então, mesmo possuindo peles grossas e resistentes quase sempre vão estar lesionadas.

História e Origem

Na antiga Grécia existiam várias histórias sobre os habitantes do Rio Nilo, que eram temidos e admirados pelos gregos e romanos. Não se sabe ao certo a data exata dessas histórias, mas em 440 a.c os romanos diziam que hipopótamos eram sagrados.

Esses animais também eram admirados pelos egípcios que diziam que o hipopótamo passava uma imagem de animal muito feroz. E em uma tribo africana ele também era símbolo de força e bravura, pois até um leão o temia cara a cara, então a tribo usava do hipopótamo como símbolo de luta.

Hipopótamo Dentro da Água
Hipopótamo Dentro da Água

Alguns paleontólogos descobriram a origem desses gigantes mamíferos. E isso tudo só foi possível após encontrarem esse fóssil de um parente próximo dos hipopótamos, até então desconhecido.

Até essa descoberta acontecer, só existiam fósseis de parentescos do hipopótamo de 20 milhões de anos atrás. E com essa exploração descobriram que esse fóssil tem 28 milhões de anos. Logo, abortaram a ideia que tinham de que hipopótamos eram parentes dos suínos.

Esse fóssil foi encontrado no Quênia, situado no leste da África, em seguida foi feito vários estudos que comprovaram o parentesco com esses mamíferos que nadaram pela Ásia até a África. E apesar de parecerem um pouco com porcos ou javalis, não possuem parentesco. São parentes diretos das baleias e golfinhos.

O Animal

É um bicho considerado semiaquático, ou seja, fica boa parte do seu tempo na água, mas também vivem sobre a terra. Geralmente, a maior parte de seu tempo é passada na água e durante o dia, e como tem hábitos noturnos, durante a noite vai à busca de alimento.

Nesse momento que o hipopótamo fica mais vulnerável, como é um animal herbívoro come plantas, capim, frutas e legumes. Geralmente, deixam os rios e lagos ao começo do anoitecer e ficam pastando por 3 a 4 horas, nisso, eles consomem mais de 65 kg de ervas por noite.

Como está concentrado em se alimentar, esse é o momento perfeito para os predadores. Normalmente, hipopótamos que se distanciam mesmo que pouco do grupo, são atacados por leões ou hienas, pois seu corpo contem muita carne e gordura. Isso é um prato cheio para o grupo dos carnívoros!

Hipopótamo se Alimentando
Hipopótamo se Alimentando

Porém, não é nada fácil caçar um hipopótamo, eles vivem em bandos que só tem um macho dominante. Esse macho é o único que pode acasalar com seu harém de fêmeas, que varia de 7 a 25 fêmeas em um só bando.

As fêmeas são relativamente menores que os machos, elas param de crescer na média dos 25 anos e medem de 1,80 a 2,50 metros de comprimento. Já os machos de 2,50 a 3,0 metros de comprimento. Elas ficam extremamente agressivas quando algo chega perto de seu filhote, geralmente não é territorialista igual ao macho, mas quando sua prole está em perigo corre na direção do inimigo, então é melhor deixa-las de lado com seus bebês.

Curiosidades

Apesar da maioria desses animais habitarem águas doces, alguns hipopótamos vivem muito bem na água salgada. Que é o caso desses hipopótamos que vivem no Gabão, um país litoral encontrado na África central. Eles literalmente nadam no oceano e caminham pelas praias desse país!

Coisa que não é do costume desse animal. Portanto, faz com que chame muita atenção e atraia muitos turistas para o local. Já que esse local é uma reserva protegida por lei, e lá os turistas só podem ter contato com esses animais de longe.

A mordida desse animal consegue esmagar uma melancia com uma facilidade tremenda. O peso dessa mordida chega a torno de 810 kg, é quase o peso de uma tonelada! Por isso, que geralmente quando hipopótamos atacam humanos são fatais. Pois o corpo humano não consegue suportar um peso tão grande.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *