Home / Animais / História do Burro e Origem do Animal

História do Burro e Origem do Animal

O burro é o animal resultante do acasalamento entre um jumento (conhecido também como jegue ou asno) com a égua (fêmea do cavalo). No geral, o burro é um animal estéril e não pode reproduzir. No nosso artigo de hoje trazemos algumas informações importantes sobre esse bicho tão curioso. Vamos conferir?

Características dos Burros

Os burros são animais de porte médio que se assemelham bastante aos cavalos. A sua característica mais conhecida é sua capacidade de resistência e a agilidade para auxiliar em trabalhos pesados. Possuem um pelo curto e são animais extremamente amáveis e carinhosos.

O sentido da audição é bastante desenvolvido e cascos são sensíveis. Geralmente não possuem muitas restrições de alimentação e foram usados por muito tempo para o transporte cargueiro. Devido ao seu porte forte e resistente, os burros são extremamente úteis na execução de diversas atividades no campo e até mesmo nas cidades. Devido a evolução e surgimento de outras formas de transporte, a utilização dos animais ficou cada vez mais rara. Em algumas cidades menores, ainda é muito comum a presença dos burros como meio de transporte.

A família dos burros é a dos equinos e eles são parentes bem próximos dos cavalos. Podem chegar a medir um metro e quarenta centímetros e pesar mais de duzentos quilos. Eles podem viver em média por vinte anos e apresentam pelagem branca, preta ou uma mistura das duas cores. Suas orelhas são grandes e podem se movimentar, uma característica bem marcante da espécie.

História e Origem do Burro

A teoria mais aceita é que os burros são parentes dos cavalos selvagens que habitaram o continente africano. A história do homem e desse animal é muito antiga, estimando-se que a domesticação tenha acontecido a mais de seis mil anos atrás quando os burros começaram a ser utilizados em diversas atividades como, por exemplo, para carregar diversos tipos de materiais.

Os burros são muito resistentes e conseguem viver em locais quentes e com escassez de água. Alimentam-se de vegetais, gostam de feno, algumas ervas e podem comer bem menos que alguns animais que possuem o seu mesmo porte. A hidratação é feita na maior parte das vezes por meio dos alimentos que os animais consomem e eles costumam ingerir pouca água.

O temperamento do burro é muito calmo e doce. Mesmo quando submetidos a situações duras, eles permanecem realizando o seu ofício. O termo “burro” é , inclusive, muito utilizado  como xingamento para designar uma pessoa tola e que não sabe das coisas. O que é uma verdadeira injustiça com um animal tão inteligente e adorável, não é verdade?

Modo de Vida

Os burros possuem movimentos lentos, mas podem ser mais rápidos quando são exigidos. Sua memória é incrível e ele consegue lembrar de estradas e caminhos pelos quais ele já passou, mesmo que isso tenha acontecido há muito tempo.

Pode atacar com mordidas, mas isso é uma atitude muito isolada, já que são bichos muito calmos e não apresentam características agressivas. Uma característica muito marcante é que eles são bichos bem teimosos que não costumam ceder quando não querem fazer alguma atividade. Os especialistas destacam que essa atitude do burro significa que ele notou que existem algum perigo ou ameaça por perto.

Burro no Pasto
Burro no Pasto

Existem burros em todo o mundo, mas eles se adaptam com mais facilidade em países mais quentes, possuindo dificuldades em viver com temperaturas mais baixas. O continente em que mais podemos encontrar essa espécie é o asiático, em países como a Índia e China.

Praticamente não existem mais burros descentes dos asnos selvagens, já que existe a hipótese de que o animal que hoje conhecemos é completamente domesticado e está completamente adaptados ao convívio com os seres humanos.

Desaparecimento da Espécie

O continente europeu tem apresentado uma diminuição no número de burros e a espécie encontra-se ameaçada de extinção. Não é comum que esse animal seja vítima de espancamentos e abandonados sem qualquer cuidado.

Em alguns locais do mundo já existem organizações que se empenham em cuidar e abrigar os indivíduos da espécie que foram abandonados.

Por serem muito resistentes e fortes, os burros são comumente lembrando em histórias e lendas da sabedoria popular

Ficha Técnica do Animal

Burros se Alimentando
Burros se Alimentando

Confira agora um resumo das principais informações sobre os burros. Veja:

  • Pertencem à família Equidae e ao gênero Eqqus.
  • São animais fortes e que não temem nada. São usados para defender rebanhos do ataque de outros animais perigosos, como os Possuem um forte instinto de proteção.
  • De bobo esse animal não tem nada! O que de fato acontece é que eles são animais muito inteligentes e espertos. Além de defender outros animais, eles também têm uma memória de dar inveja.  São amplamente utilizados para transportar pessoas e fazer rotas, já que eles se lembram dos lugares por onde passaram.
  • São encontrados em diversas partes do mundo. Atualmente, existem burros na Europa, em quase toda a Ásia e África. Na América do Sul China, Afeganistão e Índia. Na Espanha são bastante tradicionais e podem ser encontrados em várias regiões. Entretanto, sofrem com a possibilidade de extinção.

Nosso artigo encerra por aqui! Ficou alguma dúvida? Você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre os burros? Não hesite em nos enviar um comentário ou sugestão, ok?  Aqui no Mundo Ecologia você pode encontrar novidade todos os dias sobre os animais, plantas e natureza. Não esqueça de nos visitar e de compartilhar nossos conteúdos nas suas redes sociais.

Esperamos encontrar você mais vezes. Até a próxima!

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *