Home / Plantas / Para Que Serve a Farinha De Amêndoas?

Para Que Serve a Farinha De Amêndoas?

A farinha de amêndoa é um ingrediente amplamente utilizado em confeitaria para a preparação de doces: na verdade, é um excelente substituto  para fazer muitas receitas.É um produto facilmente obtido pela moagem de amêndoas descascadas.

Também é um ingrediente opcional para decorar saladas ou sopas ou como grãos a serem polvilhados em sorvetes, saladas de frutas, pudins e outras sobremesas. Além dos usos culinários, às vezes a farinha de amêndoa é usada para a autoprodução de cosméticos, por exemplo, para a preparação de esfoliantes para o rosto e para o corpo.

É usado principalmente na preparação de sobremesas, especialmente bolos e biscoitos, tradicionais ou sem glúten.Graças ao ingrediente com o qual é preparada, a farinha de amêndoa tem um sabor muito delicado e é realmente versátil.Você pode prepará-lo em casa com facilidade, simplesmente com o misturador: uma solução genuína e conveniente para suas receitas.

Para a preparação, você pode usar amêndoas  descascadas: basta passá-las na batedeira, para moer. O resultado final é uma farinha oleosa ao toque que mantém intactas todas as suas propriedades antioxidantes e outras. Mas vamos descobrir mais. Vamos descobrir o que é farinha de amêndoa, como usá-la e fazer.

Como Usar Em Casa a Farinha De Amêndoa E Como Usar Na Cozinha?

A farinha de amêndoa é usada para enriquecer sobremesas ou para preparar pasta de amêndoa, excelente para fazer decorações para bolos e para criar bebidas. Essa farinha alternativa pode ser obtida a partir de amêndoas descascadas : a farinha de amêndoa que você encontra no mercado é geralmente preparada com amêndoas quebradas ou danificadas, ou seja, com amêndoas, por isso é preferível prepará-lo em casa, se você quiser um produto de qualidade.

Farinha De Amêndoa
Farinha De Amêndoa

Lembre-se, porém, de que é um ingrediente muito calórico, por isso é melhor não exceder com o consumo. Entre os usos da farinha de amêndoa, destaca-se a preparação de maçapão, feita com a adição de açúcar, mas você também pode preparar biscoitos de amêndoa, enriquecidos com amêndoa inteira ou frutas cristalizadas.

Como Preparar a Farinha De Amêndoa Em Casa?

Ferva a água em uma panela, adicione 500 g de amêndoas com casca e deixe cozinhar por um pouco mais de um minuto. Em seguida, passe-os em água fria, escorra e retire-os individualmente. Coloque as amêndoas em uma assadeira coberta com papel manteiga e leve ao forno a 200 ° por cerca de 7 minutos, ou até dourar: deixe-as secar bem. Quando estiver pronto, deixe esfriar e misture-os de forma intermitente para obter uma farinha espessa o suficiente.

Cuidados E Como Armazenar

Não misture por muito tempo, caso contrário as amêndoas superaquecerão, liberando óleo: dessa maneira, você obterá uma pasta amarelada. Um truque pode ser colocar o liquidificador e as amêndoas no freezer por alguns minutos, para que fiquem bem frios antes do uso.

Farinha De Amêndoa no Saquinho
Farinha De Amêndoa no Saquinho

Se você às vezes conseguir uma farinha de amêndoa mais fina, talvez para a preparação de macarrão, misture as amêndoas em um moedor de café, sempre de forma intermitente. Se as amêndoas liberarem muito óleo, adicione um pouco de açúcar.Você pode manter a farinha de amêndoa na geladeira em uma jarra de vidro bem fechada por uma semana.

Propriedades E Calorias

Sabemos que as amêndoas são ricas em nutrientes que são benéficos para o nosso corpo .A farinha de amêndoa difere das farinhas tradicionais porque não é baseada em trigo ou outros cereais. É obtido simplesmente moendo amêndoas e preservando suas propriedades e características nutricionais.Sabemos que as amêndoas não contêm glúten.Portanto, é adequado para quem sofre para quem deve reduzir ou suspender temporariamente o consumo de alimentos que contêm glúten.

A farinha de amêndoa contém vários micronutrientes que permitem que nosso corpo tenha muita energia disponível para nossas atividades diárias. Por esse motivo, geralmente é recomendável comer um punhado de amêndoas por dia como um lanche energizante.Amêndoas e farinha de amêndoa são uma importante fonte de magnésio, um mineral que apóia as atividades do sistema nervoso, que é útil em casos de insônia ou depressão, mas também para aqueles que sofrem de fadiga ou estresse.

Comparada à farinha de cereais, a farinha de amêndoa fornece mais proteína que os carboidratos, pois as amêndoas são predominantemente um alimento proteico e, em particular, podemos falar das amêndoas como fonte de proteína vegetal.A farinha de amêndoa é uma fonte de magnésio e ferro, ambos minerais muito úteis para mulheres que podem ajudar aquelas que sofrem da síndrome pré-menstrual. Amêndoas também são uma fonte de cálcio que ajuda a manter os ossos fortes.

Não devemos esquecer que as amêndoas também são uma fonte de ômega 3 e que podemos acompanhá-las com o consumo de nozes, óleo de linhaça e linhaça para enriquecer nossa dieta com esses nutrientes realmente valiosos. Amêndoas e farinha de amêndoa ajudam a diminuir o colesterol e manter o açúcar no sangue à distância.

Como as próprias amêndoas, a farinha de amêndoa é um alimento bastante calórico, e aprendemos com o fato de que 100 gramas de farinha de amêndoa produzem 581 calorias em nosso corpo.Se você comprar um pacote de farinha de amêndoa, encontrará informações sobre valores nutricionais para 100 gramas de produto semelhantes ao seguinte.Além disso, a farinha de amêndoa é particularmente rica em ácidos graxos insaturados, proteínas, açúcares, vitaminas E, vitaminas do complexo B e sais minerais (cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e zinco).

Receita De Biscoito Com Farinha De Amêndoa

Biscoito Com Farinha De Amêndoa
Biscoito Com Farinha De Amêndoa

Você já tentou preparar biscoitos de coco em casa? A farinha de coco é o principal ingrediente para fazer esses bolos caseiros em muitas variações de acordo com o seu gosto. Você encontrará facilmente farinha de coco no supermercado entre os produtos para preparar bolos ou sobremesas. Dependendo dos nomes dos produtos, você verá as palavras farinha de coco ou coco desidratado na embalagem. Com farinha de coco, além de biscoitos, você pode preparar deliciosos bolos.

Existem muitas receitas e variações para preparar biscoitos de coco, mas aqui está uma versão que você pode considerar como uma receita básica para prepará-los facilmente em casa e obter um bom resultado.Estes biscoitos de coco são muito bem preservados por pelo menos 2 semanas em uma caixa hermética. São um presente ideal para as férias de Natal.

Ingredientes: 150 gramas de farinha de coco,1 ovo,100 gramas de manteiga derretida ,100 gramas de açúcar,100 gramas de farinha,1 colher de chá de fermento em pó,1 colher de sopa de rum escuro. Procedimentos: em uma tigela, misture o coco, o açúcar, a farinha, a baunilha, o fermento peneirado e uma pitada de sal.

Adicione o ovo batido e mexa, depois despeje a manteiga derretida e o rum.Misture bem até que todos os ingredientes estejam misturados.Forme bolas e pressione uma extremidade com as pontas dos dedos para formar um monte.Coloque os biscoitos na assadeira coberta com papel manteiga e asse por cerca de 15/20 minutos a 180 ° C. Deixe esfriar.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *