Home / Plantas / Ciclo Vegetativo do Alface

Ciclo Vegetativo do Alface

O Que é Ciclo Vegetativo?

Muitas pessoas já ouviram em seu dia a dia, já leram em livros ou até já viram na televisão o termo ciclo vegetativo, e não sabem o que é tal, pois escutamos diversas palavras ao longo de um dia e é praticamente impossível saber o significado de todas elas. Vamos tomar conhecimento do que é um ciclo vegetativo e entender esse curioso processo decorrente de todos os vegetais.

O ciclo vegetativo corresponde aos processos pelos quais todos os vegetais passam ao longo de sua vida, desde a germinação da semente, passando pela fase de desenvolvimento, até chegar às primeiras folhas e flores; é um processo fundamental para toda planta, ela desenvolve-se a partir da luz do Sol e de água, onde a partir destes fatores, realiza a fotossíntese.

Todos que iniciam o cultivo de algumas hortaliças ficam com dúvidas a cerca de quanto tempo a planta levará para crescer. Cada planta, seja uma hortaliça, um legume, uma verdura ou uma raiz tem seu próprio período específico de desenvolvimento, ou seja, cada uma leva o tempo necessário para crescer de acordo com suas características, não existe um período igual para todas.

Agora que tomamos conhecimento a cerca do ciclo vegetativo e sabemos que todas as plantas realizam-no, vamos tratar neste artigo, do ciclo vegetativo de uma hortaliça folhosa, que possui diversas variedades e é consumida praticamente em todo o Brasil.

Alface: Benefícios e Características

Tudo bem, todos sabemos que é fundamental nos alimentarmos das inúmeras fontes de vegetais existentes, pois eles nos fornecem fibras, minerais e vitaminas necessárias para o nosso organismo funcionar adequadamente. Mas o que muitos não sabem, quais são estes vegetais e quais são esse nutrientes. Conheça um pouco os benefícios da alface e saiba por que você deve inclui-lo na sua dieta ainda hoje.

É uma hortaliça muito rica em vitaminas A e C, que são fundamentais para a visão, ossos e pele, também estão presentes o ferro, fósforo e uma quantidade considerável de fibras, que são ótimas para o correto funcionamento do nosso intestino. Ela possui propriedades calmantes, relaxantes, soníferas e é ótima para quem quer emagrecer, pois em 100 gramas da hortaliça estão presente apenas 15 calorias.

A alface é uma hortaliça folhosa, que pode ter tanto suas folhas lisas, como crespas. Geralmente possuem a coloração verde, algumas variedades possuem um verde mais vibrante e mais intenso, outras um tom de verde mais claro e ainda existem as que possuem a coloração roxa ou amarelada. Elas ficam dispostas, presas a um caule, que podem (ou não) desenvolver cabeças, algumas variedades produzem cabeças em seu período de crescimento e outras não.

É importante lembrar que a alface pode ser plantada durante todo o ano, porém, atente-se principalmente ao clima onde irá cultiva-la; existem variações de alfaces que são mais propensas a temperaturas frias e outras que são especificas para o verão. Você pode buscar pelas quais mais tem capacidade de se adaptar na sua região.

Plantio Alface: Dicas

Se deseja iniciar o cultivo da hortaliça, aqui vão algumas dicas:

Você pode adquirir suas sementes em lojas agrícolas, mercados ou lojas on-line; na internet estão presentes diversas variedades de sementes, da alface crespa, lisa, romana, entre outras. Basta você entender qual é a mais adaptável ao clima de sua região e escolher.

Se você mora em região fria, busque plantar: a Alface Repolhuda, Aurélia ou Brasil 311, entre outras; e se mora em regiões mais quentes, busque as que são adaptáveis, pois se não forem, poderá ocorrer nelas o apendoamento, que consiste em um período onde a planta passa por excesso de stress, quando recebe muito sol, levando a planta a acelerar o seu ciclo vegetativo, não tendo o desenvolvimento adequado de suas folhas. Então, para o verão busque a Alface Maravilha, Vivi, Áurea, Gloriosa, entre outras.

Alface Maravilha - Ainda no Solo
Alface Maravilha – Ainda no Solo

Após escolher a semente adequada, germine-as em uma sementeira, até saírem os primeiros brotos e folhas leva cerca de 5 a 8 dias e após observar que elas já estão prontas para o transplante, em seguida poderá planta-las em local definitivo, sobrepostas ao lugar que você escolheu. Este lugar deve ser espaçoso, de modo que cada muda fique alguns centímetros de distancia uma da outra ( 30 cm).

Atente-se também ao solo, é recomendado que ele seja bem drenado, possua o pH ideal e seja rico em matéria orgânica, Magnésio e Cálcio; caso perceber que existe a falta destes nutrientes, poderá ainda usar adubos orgânicos ou fertilizantes naturais, para manter o crescimento saudável da hortaliça. Nunca se esqueça de rega-las diariamente, elas adoram água e é fundamental no desenvolvimento, mas lembre-se, nunca encharque a terra.

É necessário tomar conhecimento a cerca do período em que elas vão se desenvolver, ou seja, o seu ciclo vegetativo, do qual falamos logo a cima. Mas se existem diversas variedades de alface, de diferentes formas, tamanhos, texturas, de frio, de calor, qual é o ciclo vegetativo de cada uma delas?

Ciclo Vegetativo do Alface

Para começar é fundamental dividirmos as variedades de alface em 5 tipos principais: existem as alfaces de tipo liso (Regina, Letícia, Elisa), as crespas (Verônica, Vanda, Mariane), as americanas (Lucy Brown, Gloriosa, Raider), as romanas(Mirella, Belstar) e as de tipo roxo (Rubra, Rubi, Pira Roxa).

Cada uma possui um tempo específico para se desenvolver, porém, como todas são folhosas e finas, seu período vegetativo não é longo, na verdade é bem rápido comparado a outras plantas. Se formos fazer um balanço de todas, elas demoram entre 40 a 90 dias para se desenvolver e estar prontas para a colheita. Mas vamos saber qual o tempo específico de cada uma:

As alfaces americanas podem ser plantadas o ano todo e possuem um ciclo vegetativo de 70 dias no verão e 90 dias no inverno.

As alfaces romanas possuem a coloração verde claro e suas folhas são lisas e compridas, seu ciclo vegetativo gira em torno de 65-70 dias no verão e 85-90 dias no inverno.

As alfaces crespas são mais rápidas, podem ser plantadas o ano todo e levam de 40-45 de ciclo vegetativo.  Suas folhas são largas, soltas e encrespadas.

Plantação da Alface Crespa
Plantação da Alface Crespa

As alfaces lisas também possuem um ciclo vegetativo mais rápido e podem ser plantados durante todo ano, leva cerca de 40-50 dias.

Alface Lisa
Alface Lisa

As alfaces roxas possuem o ciclo vegetativo em torno de 50-60 dias no verão e 70-80 dias no inverno. São folhas bem recortadas e soltas.

Alface Roxa
Alface Roxa

Veja também

Cajueiro Anacardium: Características, Nome Científico e Fotos

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é um vegetal pertencente à família botânica Anacardiaceae e …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *