Home / Plantas / Quanto Tempo Vive um Pé de Chuchu?

Quanto Tempo Vive um Pé de Chuchu?

Hoje vamos falar sobre o chuchu, amado por uns e odiado por outros. Há quem diga que o chuchu não tem gosto de nada, por outro lado tem gente que não fica sem um bom refogado de chuchu. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ele, os seus benefícios e quem sabe até plantar um pé de chuchu em casa.

Cientificamente chamado de Sechium edule, ou simplesmente chuchu para os mais íntimos é um tipo de hortaliça fruto ( Não fique confuso, essa é a denominação atribuída a vegetais nos quais consumimos os seus frutos). Outros nomes populares podem ser ouvidos por aí, como caiota e machucado.

O chuchu adora um clima úmido e quente, e nesses lugares ele se desenvolve muito melhor. A temperatura perfeita para o seu cultivo fica entre 18ºC a 27ºC. Ele não tolera baixas temperaturas por isso o máximo que ele aguenta é 13ºC. Se você mora no Sudeste ou no Sul do país, saiba que o melhor período para cultivar o chuchu é no verão. Se você mora em outros locais do país, prefira as estações em que chova mais. O chuchu pode ser encontrado em diversos formatos, tamanhos e cores. A espécie mais comum possui o formato de uma pêra, mede em torno de 10 a 20 cm e possui uma coloração verde bem clara.

Quanto Tempo Vive um Pé de Chuchu?

Saiba que o pé de chuchu costuma durar 3 anos produzindo, principalmente quando é comercializado. Mas um pé de chuchu na sua casa pode durar muito mais que isso.

Chuchu e Saúde

Pé de Chuchu
Pé de Chuchu

Saiba que o chuchu traz diversos benefícios para a saúde do ser humano em geral.  É carregado de nutrientes, rico em vitamina C e também vitaminas do complexo B, possui minerais importantes para o nosso organismo como ácido fólico, o fósforo, o zinco e muitos outros. É cheio de poderosos antioxidantes, possui muitos flavonoides e outros antioxidantes importantes. É rico em fibras, além de possuir muita água no seu interior, por esse motivo está presente sempre nas dietas de emagrecimento, ele ajuda a dar mais saciedade, ajuda nosso intestino a funcionar melhor, ajuda o corpo a expulsar toxinas e ainda quase não possui calorias. O alto teor de fibras ainda favorece para baixar os níveis de colesterol ruim do sangue e ajuda a aumentar o colesterol favorável. Contém muita água e fibras, por isso ajuda a hidratar nosso corpo, isso favorece o controle da pressão arterial, por isso favorece muito pessoas hipertensas. Não estimula a insulina devido a grande quantidade de fibras, por isso pacientes com problemas de diabetes podem se beneficiar. Ajuda a combater os radicais livres por conta dos antioxidantes presentes nele, por isso previne o envelhecimento precoce, previne doenças do coração, dos olhos, dos ossos e do cérebro. Fortalece o sistema imune, além de deixar a pele muito mais bonita, unhas mais fortes e cabelos mais saudáveis. Quando for descascar o seu chuchu, faça isso em baixo de água corrente, para eliminar o líquido que ele libera e deixa as mãos pegajosas. Depois de hihi inchar é hora de retirar as sementes do chuchu antes do seu preparo.

Dicas Para o Cultivo do Chuchu

Muda de Chuchu

Saiba que a muda na realidade é o próprio chuchu já maduro. Quando está nesse estágio ele cai sozinho no solo, e começa a formar broto e suas raízes. Tudo o que ele precisa para se desenvolver um novo pé de chuchu se encontra dentro dele mesmo. Ele possui nutrientes, energia e água no seu interior.

Solo e Adubo Para Chuchu

Saiba que o chuchu não tem frescura para o solo, eles podem nascer em qualquer ambiente, inclusive em solos ácidos. Mas quando o solo é fértil, ele produzirá muito mais frutos. Por isso invista em boa drenagem e na adubação do solo. O fósforo é muito importante nesse momento, ele ajuda que as raízes se desenvolvam muito  mais saudavelmente.

Plantando Muda de Chuchu

A muda desse fruto na realidade é o próprio chuchu brotado, basta apenas plantar ele no solo de cabeça para baixo, se preocupe em cobrir com terra a parte dele que esteja brotando.  Você pode plantar diretamente no chão, ou plantar em um vaso por exemplo. Com o tempo as raízes se formarão e se fixará no solo, se desenvolvendo saudavelmente. Assim que começar a notar o conjunto de folhas já pode começar a regar e adubar o solo.

Como Fazer o Pé de Chuchu Crescer?

Abra um buraco no solo para plantar o seu chuchu, a cova deve ter em média 50×50 cm de profundidade e de largura, adicione também esterco bovino, a proporção pode ser de 1 Kg de esterco para cada muda de chuchu, adicione também 100g de fertilizante, além de condicionador de solo de boa qualidade, misture tudo muito bem. Adicione então o seu chuchu brotado, terminei de preencher com o condicionador de solo. A mesma mistura deve ser adicionada uma vez por mês, dessa forma ele sempre estará nutrido.

O pé de chuchu é um tipo de trepadeira, ele possui um órgão preênsil. É com ele que ela se fixa em cercas, árvores e  o que estiver por perto, dessa forma ela fica mais forte e suporta melhor o peso dos chuchus. É uma planta que cresce bastante, por isso não dá para estimar a sua altura exata, mas geralmente ela alcança os 6 m de altura.

Flores e Chuchu

O pé de chuchu produz flores, elas são delicadas e tem coloração branca ou amarela. Depois que se planta o chuchu, você vai poder colher depois de 80 a 110 dias. Ele produz muitos frutos, mesmo novinha ele já estará produzindo, depois de totalmente formado alcançam pico de produção. Por ser um fruto rico em água, o pé de chuchu precisa de muita.

Colhendo Chuchus

Saiba que precisará colher eles antes de maduros.

Veja também

Leões

Qual é o Mais Forte o Leão ou o Tigre?

O leão e o tigre são animais imponentes na natureza, eles impõe muito respeito e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.