Home / Plantas / História do Amendoim, Origem da Planta no Brasil e Europa

História do Amendoim, Origem da Planta no Brasil e Europa

Certamente o amendoim é um dos alimentos mais populares em todo o mundo. Devido a sua versatilidade de utilizações em uma dieta, a oleaginosa é muito consumida em diversas receitas ou “in natura”. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a história do amendoim. Convido você a conhecer um pouco mais sobre o surgimento desse alimento tão gostoso e saudável. Vamos lá?

História do Amendoim no Mundo

Não existe comprovação científica, mas algumas hipóteses destacam que o amendoim surgiu na América do Sul aproximadamente 3000 a.C.  Ele era usado com frequência pelos índios que habitavam a região andina. Em tupi, amendoim é Mani e significa “enterrado”.

Mas foi somente no século XVI que a oleaginosa começou a se popularizar por outras regiões com o início das explorações para desbravar o continente americano. Foram os espanhóis que levaram o alimento para os outros continentes e fizeram o amendoim chegar até às terras europeia, asiática e africana. A plantação do fruto mais focada para o comércio foi iniciada nos Estados Unidos, já no século XIX.

Um dado interessante é que durante a crise econômica que os americanos sofreram na década de 30, o governo incentivou a produção de alimentos que fossem benéficos ao desenvolvimento das crianças. Por ser grande fonte de proteínas, o amendoim foi consumido em grande escala em forma de pasta. Até hoje, os americanos utilizam amplamente a pasta de amendoim na sua alimentação fazendo, inclusive, a substituição da margarina e manteiga pelo produto.

Produção de Amendoim no Brasil

A região sudeste (especial o estado de São Paulo) domina a maior parte da produção de amendoim no nosso país. Mais de 20% do que é produzido por aqui segue para a exportação, enquanto o restante é consumido internamente.

São inúmeras as formas de utilização dos amendoins na cozinha tradicional brasileira. Durante as festas juninas podemos encontrar diversos pratos que utilizam a oleaginosa como matéria prima: bolos, doces (como a famosa paçoca), pé-de-moleque, além do consumo em forma de petisco e acompanhando uma cervejinha.

Dessa forma, o amendoim se consolida como um alimento saudável e amplamente consumido no Brasil desde o seu período como colônia de Portugal. Os índios já realizavam misturas que tinham o amendoim como ingrediente, em especial, a sua mistura com farinhas.

Informações Sobre o Amendoim

O nome científico do amendoim é Arachis Hypogaea e ele é sempre associado à uma noz devido a sua aparência. Entretanto, podemos classificar ele como fruto. Os amendoins costumam brotam em árvores pequenas que não ultrapassam os sessenta centímetros de altura e se desenvolvem bem em países como Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai .Ele também pode ser conhecido pelos nomes populares de: mandubi, mendubi, menduí e mindubi.

Pode ser consumido em pratos salgados e doces e faz parte da tradicional cozinha brasileira incrementando diversos pratos muito saborosos. Você sabia que na década de 70 o Brasil foi um dos maiores produtores de amendoim do mundo? Pois saiba que a intensa produção só perdeu espaço em função do desenvolvimento da cultura da soja. Nos anos 90, o amendoim voltou a ocupar importantes marcas na produção nacional.

Curiosidades Sobre o Amendoim

Veja algumas curiosas informações sobre o amendoim:

  • Você sabia que o pé-de-moleque começou a ser produzindo ainda no século XVI com a chegada da produção de cana de açúcar no Brasil? Mas foi somente no início da década de 1930 que ele passou a ser comercializado e produzido de forma artesanal.
  • Os chineses costumam usar de forma intensa o amendoim em suas receitas. O alimento garante um sabor irresistível nas composições culinárias asiáticas. Os chineses são, inclusive, os maiores produtores da oleaginosa e chegam consumir internamente mais de 90% de sua produção. Já o Brasil ocupa apenas a décima sétima posição no ranking de maior produtor de amendoim do mundo.

  • Mesmo sendo um alimento muito nutritivo é preciso cautela com o consumo do amendoim já que ele é bem calórico. Estudos destacam que ele pode auxiliar a prevenção de doenças do coração e do câncer. O alimento é tão completo que também pode ajudar no controle das taxas de colesterol e na regulação do nosso metabolismo.
  • Algumas pessoas podem apresentar alergia a esse alimento já que não conseguem digerir corretamente o amendoim. Fique ligado pois a alergia pode causar problemas sérios que vão desde distúrbios gastrointestinais até asfixia que pode levar a morte.

O amendoim é um alimento muito completo e deve ser incluído na dieta de pessoas de todas as idades. Fique atento para que sua alimentação seja equilibrada e composta de alimentos que fazem bem para a saúde. Não esqueça de ficar atento a qualidade do produto que consume, já que algumas marcas de amendoim costumam acrescentar ingredientes industrializado e deixam a oleaginosa com grandes concentrações de sódios e outros componentes que, em excesso, não fazem bem para a saúde.

Comendo Amendoim
Comendo Amendoim

A dica é consumir o amendoim fresco e, se possível, produzido de forma orgânica. Consulte um nutricionista para que ele possa indicar as quantidades indicadas de amendoim que você deve consumir diariamente, ok?

Encerramos nosso artigo e esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a origem do amendoim no Brasil e no mundo. Aproveite e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e nas suas redes sociais.

Que tal nos deixar um comentário logo abaixo? Seja sempre muito bem-vindo (a) ao nosso site e acompanhe diariamente novas informações e curiosidades sobre diversos temas que envolvem os animais, as plantas e a natureza. Até a próxima!

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *