Home / Plantas / Como Nasce o Pé de Amendoim? Como se Deve Plantar?

Como Nasce o Pé de Amendoim? Como se Deve Plantar?

O amendoim pertence à família Fabaceae, assim como a ervilha e o feijão também. O desenvolvimento das suas vagens acontece dentro do solo, porém. A planta possui um pedúnculo floral que se curva para baixo, depois de ser polinizado.

E continua crescendo, até o ovário da sua flor ser enterrado na terra. Uma vez no solo, as vagens irão se desenvolver e amadurecerem.

Veja aqui como nasce o pé de amendoim, como se deve plantar e muito mais. Confira!

Como Plantar Amendoim

Pé de Amendoim
Pé de Amendoim

Existem 3 grupos principais de cultivares de amendoim, conforme abaixo:

  • Grupo Valência: esse grupo também possui plantas de colheita precoce, eretas, de sementes escuras. E as suas vagens podem ter de 3 até 5 sementes.
  • Grupo Spanish ou Espanhol: esse grupo também possui plantas de colheita precoce, que crescem eretas, suas sementes são claras e pequenas, e possui uma quantidade maior de lipídeos (gorduras). Geralmente, as suas vagens possuem duas sementes.
  • Grupo Virgínia: esse grupo possui várias ramificações, com uma colheita tardia, o seu crescimento pode ser rasteiro ou arbustivo. As suas sementes são grandes, e costumam ter apenas 2 vagens por semente.

Para os dois primeiros grupos, Espanhol e Valência, é importante amontoar terra junto aos pés antes de iniciar a floração, ou logo que as primeiras flores surgirem. Com essa medida, o ovário da flor tem mais facilidade para chegar ao solo, o que contribui para a sua produtividade.

Luminosidade

Para o seu bom funcionamento, o amendoim precisa de muita luminosidade, e estar sob luz solar direta por, pelo menos, algumas horas, durante o dia.

Clima

O cultivo do amendoim pode ser em regiões onde as temperaturas fiquem entre 20 e 30°C, no período que abrange o seu ciclo de cultivo. Não é uma planta que suporta bem temperaturas muito baixas. O ideal é um clima seco no período da floração do amendoim, pois a chuva atrapalha a sua polinização.

Solo

O solo ideal para o cultivo de amendoim deve ser bem drenado, fértil, solto, rico em matéria orgânica e leve. O pH adequado fica entre 5,5 e 6,5. Pode acontecer de o pé de amendoim formar uma associação simbiótica nas raízes, com as bactérias rhizobium e rizóbios, que têm a capacidade de fixarem o nitrogênio do ar na terra, ou no solo, como o nitrato ou a amônia, de forma a prover uma parte do nitrogênio que as plantas necessitam.

Plantio

Plantio de Amendoim
Plantio de Amendoim

Normalmente, semeia-se as sementes diretamente onde ficarão definitivamente. Mas também é possível semear em vasos pequenos, caso queira. Mas é preciso que os vasos tenham um diâmetro de, no mínimo, 50 centímetros.

Depois que as mudas alcançarem entre 10 e 15 cm de altura, elas podem ser transplantadas.

Entre uma muda e outra deve-se deixar entre 15 e 30 cm de espaçamento. E, entre as linhas de plantio, o espaçamento deve ficar entre 60 e 80 cm.

Irrigação

O solo deve ser mantido sempre úmido. Mas não deve ficar encharcado. No período da floração, a irrigação deve ser reduzida ou até mesmo suspensa, para que a polinização não seja prejudicada.

Tratos Culturais

É importante manter a plantação de amendoim livre de outras plantas invasoras, que disputam os nutrientes com os pés de amendoim.

Colheita do Amendoim

Colheita do Amendoim
Colheita do Amendoim

O período da colheita do amendoim pode começar entre 100 dias a 6 meses após a semeadura, aproximadamente. O que irá determinar o tempo da colheita é o tipo de amendoim que foi plantado, e também as condições do cultivo.

O momento de colher o amendoim é quando as folhas já se encontram amareladas. Antes, retire da terra algumas vagens para se certificar de que a parte interna das mesmas possuem veios em tons mais escuros. Eles indicam que o amendoim está no ponto certo para ser colhido.

Para colher os pés de amendoim, deve arrancá-los do solo. Em seguida, é preciso que eles sejam armazenados em locais longe de umidade. E as raízes devem permanecer expostas, e deixadas assim por 1 ou 2 semanas, mais ou menos, até que sequem completamente.

Se o tempo da colheita passar, ou seja, se o amendoim for colhido fora de época, as suas vagens podem se soltar e ficarem no solo quando o pé for arrancado.

Depois de secas, as vagens são facilmente separadas dos pés. Elas podem ser armazenadas por muitos meses se forem mantidas em local seco e fresco. Ou, se quiser, também pode retirar os amendoins das vagens e utilizá-los como desejar.

Fungo no Amendoim

Fungo no Amendoim
Fungo no Amendoim

Se a colheita do amendoim acontecer sob muita umidade, se o amendoim for armazenado de forma incorreta ou se a secagem demorar demais, por causa de umidade, é possível que o fungo Aspergillus flavus se desenvolva.

Esse fungo é o responsável por produzir uma substância carcinogênica e tóxica, que recebe o nome de aflotoxina. E que pode representar um grande risco para a saúde. Se você notar que o amendoim está com sinais de bolor, se perceber que ele está contaminado, não consuma de forma alguma. E nem dê para os animais. Eles também estão sujeitos a problemas graves de consumirem o amendoim contaminado.

Dicas Para Plantar o Amendoim

O cultivo do amendoim é muito fácil. Confira abaixo algumas dicas para ter sucesso em sua plantação:

1 – Sementes de qualidade: na hora em que for escolher as sementes de amendoim, é importante optar por aquelas de boa qualidade. O ideal é que os amendoins que forem usar como sementes, permaneçam nas cascas até uma data próxima ao dia do plantio. Caso contrário, eles tendem a secar rapidamente, antes de germinar.

2 – Os amendoins torrados não servem para plantar, pois eles não germinam.

3 – Antes de plantar as sementes de amendoim, é importante regar um pouco a terra, para que ela fique úmida. Mas cuidado, pois a terra não deve ficar encharcada.

4 – No momento em que estiver descascando o amendoim, é importante tomar cuidado para não retirar o seu revestimento marrom. Caso ele seja removido, ou até mesmo danificado, pode acontecer de o amendoim não germinar.

5 – Evite plantar o amendoim em um solo argiloso, pois é muito complicado para melhorá-lo, até que ele fique bom o suficiente para plantar.

Agora que você já conhece as principais informações a respeito do plantio de amendoim, é só escolher as melhores sementes e começar a plantar.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *