Home / Plantas / Nectarina Colombiana: Caracteristicas, Muda e Fotos

Nectarina Colombiana: Caracteristicas, Muda e Fotos

Olá, durante o artigo de hoje você vai conhecer a Nectarina Colombiana e suas principais características.

Além disso, você vai conhecer dicas de seu plantio dela quais os seus incríveis benefícios para a saúde.

E também as características gerais das frutas, Em uma tentativa de melhorar o seu entendimento sobre o texto e sobre a mesma.

Preparado(a)? Vamos lá então.

As Frutas

Antes de você aprender o que são as Nectarinas e a Nectarina Colombiana, é necessário que você aprenda um pouco mais sobre as frutas.

São chamadas de frutas, as polpas carnudas das sementes de plantas Angiospermas. Sua função biológica pode se definir por ela ser, a responsável por carregar e proteger sementes em desenvolvimento, além do papel de dispensar-las em alguns casos.

Seu nascimento ocorre a partir da fecundação do ovário de uma flor, este processo é conhecido por todos como polinização.

Contudo, existem algumas que não carregam sementes, como no caso da Banana. O nome deste tipo de fruta é fruto Partenocárpico.

A diferença entre fruto e fruta, é que a primeira se resulta pelo processo de fecundação da flor, e a segunda é o fruto comestível, adocicado e ás vezes suculento, como os Pêssegos e a Nectarina.

Também existem os pseudofrutos, que são parecidos com o fruto. contudo não são desenvolvidos por ovários, mas sim pelo receptáculo e\ou pedicelo.

As Nectarinas

Agora que você entendeu melhor o que são as frutas, antes de chegarmos ao ponto principal deste texto, você aprenderá primeiro, os pontos principais sobre o que são as Nectarinas.

Seu nome científico é Prunus Persica e elas são da família das Rosaceae, e sim, elas são parente das Rosas, do Pêssego e das Ameixas.

De origem Chinesa, é uma fruta muito parecida com o Pêssego, e as duas podem chegar até a ser confundidas por quem não entende do assunto. A maior diferença entre eles, é que ela tem casca lisa, diferentemente dele.

Ganhou este nome, por seu doce gosto. Dizem que ela é um transgênico feito da mistura da Ameixa e do Pêssego, contudo a centenas de anos já se alegava que algumas delas nasciam nas árvores de Pêssego e vise-versa.

Passou por melhoramentos genético na América do Norte, e hoje existe uma enorme variedade de espécies transgênicas, feitas a base dela.

De polpa suculenta e que varia de cor vermelha, amarela e branca.

Nectarina Colombiana

Uma das Nectarinas produzidas no Brasil, assim como a Rubro-Sol, é uma planta de grande produção de frutos.

De sabor agridoce, também é chamada de Nectarina Colombina. É uma parental, seu porte varia de médio a grande,  sua polpa é amarela.

Foi introduzida no país em 1969, e passou a ser melhorada geneticamente. Sua pele possui fundo amarelo de matiz vermelho.

De maturação precoce, tem caroço solto. A sua, é a primeira safra a acontecer entre todas as outras de sua família.

Seu plantio pode ocorrer com raízes nuas e deve ser feito entre julho e agosto. Em seu começo, ela foi pouco cultivada no estado de São Paulo, cidade na qual ela e as outras Nectarinas foram trazidas.

Composta por ramos ramos ralos, contudo, bem desenvolvidos. Possui frutos muito adaptáveis, foi uma das duas primeiras a sobreviver no inverno ameno no Sudeste da Nação.

A partir dela, foram criadas muitas variedades comercializadas hoje.

Benefícios da Nectarina

Benefícios da Nectarina
Benefícios da Nectarina

Como estamos falando de Nectarina, é indispensável que você conheça através desse texto, os incríveis bens que ela pode fazer para a saúde de qualquer ser humano.

Algumas de suas propriedades são:

  • Ferro;
  • fósforo;
  • cálcio;
  • potássio;
  • betacaroteno;
  • complexo B;
  • vitamina A e C;
  • pectina.

Alguns De Seus Benefícios São:

  • Ela ajuda no combate a Diabetes;
  • impulsiona a saúde cardíaca através de seus bioativos e pode deixar diminuir os riscos de seus consumidores desenvolver Aterosclerose;
  • sua luteína previne a existência de Cataratas e Doença Macular;
  • ela dispõe de ferro que pode ajudar no tratamento de pessoas com Anemia;
  • sua capacidade de oxidar colesterol, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e relacionadas à obesidade;
  • o Zinco e a Vitamina A dela fortalecem o Sistema Imunológico;
  • possui ação antioxidante;
  • auxilia no processo de emagrecimento;
  • seu magnésio preserva o Sistema Cardiovascular e o Sistema Nervoso.

Cuidado, pois ela é contraindicada para pessoas que possuem estômago delicado. A ingestão da fruta por estas pessoas, pode resultar em Diarreias e irritação da Mucosa.

Dicas de Plantio

Plantio de Nectarina
Plantio de Nectarina

Ao plantar a sua Nectarina, é recomendado que você compre uma muda que tenha entre 2 e 3 anos, pois, além de ser mais fácil de cuidar delas, você vai esperar menos para que ela dê frutos.

Sua terra deve ser profunda, bem drenada e arenosa. Para que ela tenha um bom crescimento, você deve ter um espaço de ao menos 14 m² e planta-la afastada de muros.

A colheita da Nectarina dura 3 meses normalmente, e ela começa a dar frutos entre seus 3 e 4 anos.

Não é recomendado que você compre a semente de Nectarina para plantio, porquê sua germinação é feita através de geladeiras.

Contudo, seu plantio é possível. Se quiser saber mais sobre, acesse este artigo do eHow.

O Pêssego

Como a Nectarina e o Pêssego são parentes muito próximos, e frutos de um nascem de forma espontânea na árvore do outro e vice-versa. É muito mais do que válido, este texto falar sobre eles.

É uma espécie nativa da China que tem período de colheita entre novembro e janeiro. Fruto rico em  vitamina A, C, magnésio, fósforo e muito mais.

Ele traz benefícios como: o auxílio no controle da diabetes, e ajuda a prevenir a ansiedade e o estresse, ele também age no antienvelhecimento da pele, entre outros.

O Pêssego é uma fruta sensacional!!

Conclusão

Durante o texto de hoje você conheceu a Nectarina Colombina e as características que fazem ela se destacar dentro do mercado desde sempre.

Aprendeu também sobre os benefícios que as Nectarinas tem para a saúde humana e um pouco mais sobre um grande parente da Nectarina, o Pêssego.

Se você gostou deste artigo, amará conhecer os outros textos de nosso blog. Continue por aqui, você não irá se arrepender.

Até a próxima.

-Diego Barbosa.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *