Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Gardênia: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Flor Gardênia: Características, Nome Científico e Fotos

A flor gardênia é linda e branca com uma fragrância cativante que é inconfundível, fica localizada num arbusto repleto dessas lindas flores. Também conhecida como Cape Jasmine, a gardênia decora o interior, a varanda e o jardim de maneira excepcional. Além disso, sua cultura é um pouco mais exigente.

Simbolizando elegância e cortesia, as flores brancas limpas da gardênia também são usadas para a composição de botoeiras. Hoje, forneceremos todas as informações necessárias sobre esta flor extraordinária. Vamos familiarizá-lo com sua origem e suas características. Além disso, descobriremos várias dicas para plantio, cultivo, manutenção.

Características da Gardênia

As gardênias são flores branco-creme muito perfumadas com folhas verde-escuras brilhantes. As flores da gardênia são solitárias ou em pequenos grupos, branco ou amarelo pálido. As flores da gardênia têm uma corola de base tubular com pétalas de 5 a 12 lobos de 5 a 12 cm de diâmetro.

De fato, a gardênia deve seu nome ao famoso botânico escocês Garden. Na época, acreditava-se que esta flor poderia atrair ondas positivas. Como resultado, ela foi colocada em salas doentes para ajudar a curá-las. A flor da gardênia também simboliza o amor fiel.

Já dissemos que a flor gardênia costuma ser chamada de Cape Jasmine, mas é essencial esclarecer que não tem nada em comum com o jasmim propriamente dito. Como parte da família Rubiaceae, a gardênia é um pequeno arbusto nativo da China, Japão e Taiwan e prefere regiões tropicais e subtropicais.

Um fato curioso sobre a flor da gardênia é que você pode extrair um pigmento da fruta laranja usada para colorir os alimentos.

Com um diâmetro de 5 a 10 cm e localizadas no topo do caule, as imaculadas flores brancas da gardênia emitem um perfume maravilhoso que torna esta planta ideal para decoração de interiores. Também é caracterizada por folhagem verde brilhante em uma cor verde escura. A forma das folhas é oval e podem atingir 15 cm de comprimento.

O crescimento da gardênia é lento e pode atingir uma altura de 0,60 cm a 2 m. A flor da gardênia prefere uma umidade alta, gosta do solo ácido, mas não suporta a luz solar direta. Se você decidiu colocá-lo dentro de casa, escolha a sala de estar e a cozinha.

Para uma exposição ao ar livre, é aconselhável apostar na varanda e no terraço plantando a gardênia em uma panela. Outra opção é a borda do jardim, onde a flor pode ser cercada por outras plantas decorativas.

Como Plantar a Flor Gardênia?

É aconselhável plantar gardênias onde você pode apreciar sua fragrância. Também é possível cultivá-las no térreo com outras plantas acidófilas. Além disso, existem algumas variedades cujo tamanho lhes permite desempenhar o papel de uma cobertura. Entre eles estão Aimee Yoshioka, Belmont, Mistério, Glazierii e Mary Ann.

Outras espécies como August Beauty, Snow Summer, Daisy e Veitchii podem ser cultivadas em vasos para decorar o pátio, o terraço ou a entrada.

Flor Gardênia no Jardim
Flor Gardênia no Jardim

Espécies de tamanho muito pequeno podem ser usadas como culturas de cobertura. Entre as menores gardênias estão Golden Magic, Kimura Shikazaki, White Gem e Radicans. Cabe a você escolher o tipo de flor de gardênia que atenda às suas necessidades e preferências.

A flor da gardênia prefere solo ácido bem drenado e não suporta calcário. Como regra geral, as gardênias são cultivadas em ambientes fechados e é aconselhável retirá-las no verão. Não coloque sua flor de gardênia perto de um radiador, pois ele pode ficar desidratado. No entanto, gardênias em vasos poderiam ser plantadas durante todo o ano.

Dicas De Flores De Gardênia Para Manutenção

Se você quiser plantar sua gardênia em ambientes fechados, é recomendável usar uma mistura de urze, perlita e mofo nas folhas. Escolha um ponto brilhante, mas evite a luz solar direta. Para o plantio ao ar livre, opte por um ponto de sombra média e adicione terra de urze, bem como folhas secas no chão do jardim.

É melhor plantar gardênia nos meses de primavera. Uma dica útil é cavar um buraco largo para permitir que as raízes se expandam.

Flores De Gardênia no Vaso
Flores De Gardênia no Vaso

Cultura E Manutenção Da Flor Gardênia

Evite regar a flor da gardênia com água de calcário, pois ela deixa as folhas amarelas. De fato, é aconselhável usar água da chuva, mas qualquer outra fonte fará o truque. Após a rega, aguarde até que o solo esteja completamente seco antes de regar novamente. No inverno, é melhor regar uma vez por semana.

Também é importante regar regularmente as folhas, caso contrário os botões das flores cairão. Ao executar esta operação, tenha cuidado para não molhar as flores. Como a gardênia prefere a umidade constante, recomendamos que você coloque sua panela em uma cama de bolas de argila. Assim, você garantirá uma boa drenagem enquanto mantém a umidade.

No verão, para ter sucesso em uma bela floração, fertilize a gardênia a cada quinzena. Outra dica que ajudará você a conseguir esse efeito é manter uma temperatura em torno de 18 ° ao formar botões. Replante no início da primavera. De fato, isso deve ser feito a cada dez anos ou quando a planta se tornar muito grande para o contêiner onde está localizada.

Apare levemente o arbusto da flor gardênia após a floração para manter sua forma bonita e remover as flores desbotadas. A gardênia pode ser atacada por pulgões, cochonilhas ou mofo cinza. Quanto à multiplicação, é realizada na primavera por estacas de galhos.

Mais Dicas De Cultivo

Estacas de gardênia: A melhor maneira de multiplicar uma gardênia continua sendo a estaca, mesmo que essa técnica nem sempre seja fácil de implementar.

Os cortes ocorrem no início da primavera. Pegue estacas de 8 a 10 cm, remova as folhas inferiores para manter apenas o par superior, mergulhe as estacas no hormônio cutâneo, plante as mudas em mudas especiais para envasamento do solo ou em uma mistura de turfa e areia do rio.

Por fim, coloque suas estacas na luz, sem sol direto e com alta umidade, Você pode cobrir as estacas de um sino ou de um plástico transparente para aumentar o nível de umidade.

Mantenha o substrato levemente úmido e repita as mudas quando as estacas já formaram folhas bonitas.

Molhando a gardênia: A Gardênia teme o calcário e, portanto, prefere regar com água da chuva ou com água mineral engarrafada. Ela também precisa de umidade constante. Durante a floração, não molhe a folhagem, pois ela descolora as flores e causa manchas nas flores.

Um bom nível de umidade ambiente: Para recriar as condições naturais de umidade de que precisa, você pode colocá-la em uma cama de argila ou bolas de cascalho que você sempre deixará ensopadas em água. Graças à evaporação, você recria as condições naturais da vida da planta em um ambiente tropical.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *