Home / Plantas / Couve Arco-Iris Ornamental Sortida: Nome Científico e Imagens

Couve Arco-Iris Ornamental Sortida: Nome Científico e Imagens

A Couve Arco-Iris Ornamental Sortida (Brassica oleracea L. var. acephala), ou repolho decorativo ou ornamental, como também é conhecida, é uma planta comestível, mas com um gosto meio amargo. Por isso, é muito usada no paisagismo mesmo. Fica linda enfeitando o jardim. É uma planta herbácea, pertencente à família Brassicacea, que é nativa do Mediterrâneo.

No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a couve arco-iris ornamental sortida, nome científico, suas principais características, propriedades e muito mais…

Couve Arco-Iris Ornamental Sortida – Principais Características

A couve arco-Iris ornamental sortida possui folhas cerosas e arredondadas. Apresentando as bordas em forma de uma roseta mais densa, e com aspecto crespo. O seu caule é curto, medindo entre 20 e 30 cm de altura.

Os nomes populares dessa espécie de couve são: cavolo (em italiano), col (em espanhol), garten-kohl (em alemão), chou (em francês).

Apresenta cores diversas, como azul, creme, branco, verde, rosa e púrpura. Daí o nome de “Arco-Iris”. Ao invés de possuir as cores tradicionais da couve ou do repolho, verde ou roxa, a couve arco-íris ou repolho ornamental possui todas essas cores, que o deixam mais parecido com uma flor, do que um vegetal.

Essa planta é parente próxima do repolho comestível. Ambos pertencem à mesma espécie. Na espécie comestível de repolho, as folhas ficam sobrepostas umas sobre as outras, para formar a “cabeça” do vegetal. Enquanto que no repolho ornamental, a planta não chega a formar a cabeça. Ela fica aberta como uma flor.

A couve arco-íris, ou repolho ornamental, é muito usada para decorar jardins. E também pode ser cultivada em vasos e em jardineiras, pois se desenvolve bem nesses espaços também.

A grande maioria das variedades de plantas da espécie Brassica oleracea são consideradas como auto-incompatíveis. Apesar de o pólen de cada planta ser viável, ele só consegue fecundar flores de outras plantas. Os vetores da polinização são os insetos.

Uso da Couve Arco-Íris no Paisagismo

Essa planta é ótima para ser usada como item decorativo e no paisagismo. As suas cores variadas ficam lindas quando combinadas com as cores de outras plantas. Em especial com as petúnias creme ou brancas.

Cultivo da Couve Arco-Íris Ornamental Sortida

Essa planta tolera bem o frio. Tanto, que pode até ser cultivada em regiões do Sul do país, onde as temperaturas costumam ser mais baixas.

O local escolhido para o plantio precisa de sol. Porém, em regiões onde o verão é muito quente, o ideal é plantar onde tenha sombra na parte da tarde.

Jardim Com Couve Arco-Iris Ornamental
Jardim Com Couve Arco-Iris Ornamental

O solo ideal para o cultivo da couve arco-íris deve ser permeável e areno-argiloso. Uma dica de adubo que pode ser usado para cada metro quadrado, é a mistura de 500 gramas adubo animal curtido, mais conhecido como composto orgânico, e 100 gramas de farinha de ossos ou fosfato natural de rocha.

Em um solo mais pesado, pode também ser necessário usar uma parte de areia. Depois, é só misturar tudo e incorporar ao canteiro. O ideal é aguardar alguns dias antes de plantar, para que o adubo fique bem acomodado ao solo.

No caso da cova, é preciso abrir em um tamanho que caiba o torrão com a planta. Em seguida, deve-se colocar terra em volta de toda a planta, e regar o solo assim que terminar o plantio. É preciso regar com frequência, para que as folhas não murchem.

Plantio da Couve Arco-Íris em Vaso

Caso queira cultivar a sua planta em um vaso, o ideal é que o mesmo tenha uma boca bem larga, e que tenha, pelo menos, 25 cm de altura. Se tiver uma bacia de cimento, não tem problema. Ela também pode ser usada para o plantio.

É importante que as paredes e o fundo sejam protegidos com tinta asfáltica. Para manter a planta sempre bem drenada, é recomendado usar areia e um pedaço de geomanta no fundo do vaso ou da bacia.

Por cima, coloca-se um pouco do substrato preparado e acomoda-se o torrão com a muda da couve arco-íris. Por último, coloca-se mais um pouco do substrato, dando uma leve apertada, para que a terra fique bem firme. Feito isso, é só regar.

Plantio da Couve Arco-Íris em Vaso
Plantio da Couve Arco-Íris em Vaso

Se a planta estiver sendo plantada para fazer parte da ornamentação de interiores, é necessário trocar o adubo animal pelo adubo organo-mineral. Ou então pelo adubo granulado NPK 10-10-10.

Propagação da Couve Arco-Íris Por Meio de Sementes

A forma de multiplicação da couve arco-íris é por sementes. Quando comprar, verifique na embalagem a data de validade das mesmas. Se estiver próximo ao vencimento, a probabilidade de germinação é bem pequena.

Para o plantio, prepare um recipiente (vaso, bacia ou bandeja), e adicione, em partes iguais, uma mistura de areia e de terra do canteiro. Deixe bem nivelado, e dê uma leve apertada, para deixar a terra um pouco compactada.

Em seguida, deve-se fazer um risco na terra e colocar as sementes, entre 4 e 5, e dar um espaçamento de cerca de 5 cm. A rega deve acontecer 2 vezes por dia, com o uso de um regador com um jato fino de água.

Deve permanecer longo do sol e da chuva. E precisa ser mantido debaixo de um plástico transparente. Assim que a germinação começar, o plástico pode ser retirado.

Sementes de Couve Arco-Íris Ornamental
Sementes de Couve Arco-Íris Ornamental

É importante esperar até que as mudas tenham cerca de 10 cm de altura para serem transplantadas para um local definitivo. Nessa fase, elas já podem ser manuseadas com mais segurança.

Propriedades Medicinais e Indicações de Uso da Couve Arco-Íris

Essa couve apresenta as seguintes propriedades medicinais: ação cicatrizante, estimulante, fortalecedora, condicionante, expectorante, antirreumática, dentre outros.

E as suas indicações são: asma, artrite, doenças inflamatórias, tosse, seborreia, aumento do apetite, prisão de ventre, bronquite, cólicas, vermes, dores (reumáticas, gota, ciáticas e nevrálgicas), cicatrização de úlcera gástrica e duodenal, e etc.

Couve Ornamental no Canteiro
Couve Ornamental no Canteiro

Como Consumir a Couve Arco-Íris ou Repolho Ornamental

Veja abaixo algumas formas de consumir essa planta:

  • Crua, no preparo de saladas;
  • Refogada;
  • Pode ser usada no preparo de sucos;
  • O sumo do caule e das folhas;
  • No preparo de chá da folha,
  • No preparo de alimentos, como feijão, carnes, caldos, legumes, lasanhas, omeletes, frita, e muito mais.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *