Home / Plantas / Jasmim-dos-Açores: Preço e Onde Comprar Mudas

Jasmim-dos-Açores: Preço e Onde Comprar Mudas

Quem não gosta daquele cheirinho maravilhoso de jasmim, não é verdade? Suas flores são sempre sinônimo de muita beleza e encantam todos os ambientes em que são encontradas. Além disso, o seu cheiro é inconfundível e perfuma tudo ao seu redor. No artigo de hoje vamos falar sobre uma espécie chamada de jasmim-dos-açores trazendo algumas informações sobre o seu cultivo e a forma de adquiri-la.  Caso esteja pensando em plantar ela no seu jardim você não pode deixar de conferir as dicas  desse artigo! Vamos lá?

Características do Jasmim-dos-Açores

O jasmim-dos-açores (nome científico Jasminum azoricum) é um vegetal que cresce em forma de arbusto e é comumente usada para a ornamentação de espaços externos e internos. Pode crescer em forma de trepadeira e teve origem na Ilha da Madeira. Entretanto, essa região quase não possui mais exemplares da espécie devido ao sério desmatamento.

Jasmim-dos-Açores na Árvore
Jasmim-dos-Açores na Árvore

Possuem galhos finos e com muitas ramificações, que formam uma planta de folhagem densa e exuberante. Apresentam floração durante boa parte do ano, começando na estação da primavera e permanecendo por quase todos os meses do ano. Adaptam-se com mais facilidade em ambientes quentes e apresentam mais florescência em ambientes com altas temperaturas.

As flores são lindas e costumam atrair muitos animais em busca de pólen. Possuem a cor branca e exalam um perfume delicioso que lembra as demais espécies de jasmim. O Jasmim-dos-açores também produz pequenos frutos que não costumam ser utilizados nas  ornamentações.

Onde Comprar Jasmim-dos-Açores

São plantas extremamente utilizadas no ramo do paisagismo devido as suas características. Entretanto, é bem difícil encontrar mudas dessa planta para a venda. A melhor forma de adquiri-la é em lojas especializada, floriculturas e através de comércio na internet. As mudas podem ser encontradas em páginas especializadas em plantas e até mesmo em sites de compra e venda na internet.

Viveira Jasmin dos Acores
Viveira Jasmin dos Acores

Em uma pequena pesquisa é possível encontrar mudas de Jasmim-dos-açores sendo vendidas por cerca de R$50 em site como Mercado Livre e OLX.

A planta possui a característica de crescer em forma de trepadeira e pode ser uma boa opção para ficar em caramanchões, pérgolas e cercas. Com baixo investimento de manutenção, a planta é uma excelente alternativa exigindo apenas que sejam instalados amarrios quando ela começa a crescer, além de podas para controlar o crescimento da Jasmim-dos-açores.

Além disso, podem também ser cultivadas em vasos garantindo ainda mais estilo para os seus espaços. Não podemos esquecer do perfume incrível que essas flores garantem para os ambientes. Certamente será uma aposta maravilhosa para os seus jardins!

Como Cultivar Jasmim-dos-Açores

Alguns cuidados são essenciais para manter o seu Jasmim-dos-açores lindo e exuberante. O primeiro deles é cultivá-lo em solo que tenha drenagem e em um local que recebe raios solares plenamente ou em meia sombra. Após alguns meses, a planta pode passar períodos sem ter que receber água com muita frequência.

O Jasmim-dos-açores se adapta bem em locais frios e pode resistir até mesmo às geadas e ventos fortes. Para entender como essa planta é versátil, ela pode ser cultivada até mesmo em  áreas litorâneas que possuem concentração mais alta de salinidade.

Jasmim dos Acores no Jardim
Jasmim dos Acores no Jardim

A multiplicação mais favorável é por meio de estaquia dos seus galhos. Ela deve ser realizada no verão e na primavera realizando o plantio  em solos mais arenosos e com boa concentração de umidade.

Durante os dois primeiros anos, a árvore apresenta poucas flores, o que aumenta com o passar dos anos. Faça a opção por adubos que contenham nitrogênio para obter melhores resultados e proteger o vegetal de doenças e pragas que aparecem durante o período do florescimento.

Escolhendo a Planta Ideal Para o Seu Jardim

Quem ama jardinagem sabe o quanto essa atividade proporciona prazer. A variedade de escolha entre plantas e flores é algo que precisa ser observado com muita atenção para o sucesso dos seus plantios. Assim, saiba que escolhe a planta ideal para o seu espaço é fundamental!

Pense no espaço que você tem disponível e escolha plantas que se adequem a ele. Pense também sobre a sua disponibilidade para cuidar das plantinhas e o estilo de decoração que existe na sua casa. São pontos fundamentais para decidir que tipo de plantios deve ter no seu jardim.

Plantas no Jardim
Plantas no Jardim

Existem aqueles que preferem árvores ornamentais, outros que amam as flores e há ainda que prefira cultivar frutas, ervas e legumes. Você já parou pra pensar qual é o seu perfil jardineiro? Caso a sua escolha seja as flores, entenda que algumas plantas não florescem tão rapidamente quando outras e merecem um pouco mais de atenção. Fique de olho, ok?

Além disso, algumas espécies dependem de ações específicas em cada estação do ano para ter um desenvolvimento pleno. Para quem está começando, a dica é não diversificar muito e começar com um pequeno jardim experimentando o cultivo de algumas plantas aos poucos.

Ficha Técnica do Jasmim-dos-Açores

Veja a ficha técnica do Jasmim-dos-açores:

  • Possui o nome científico de Jasminum azoricum.
  • Pode ser conhecido popularmente como jasmim açoriano jasmim branco, jasmineiro do rio, jasmim dos açores e jasmineiro branco.
  • Pertence a família das Oleaceae
  • Crescem em forma de arbustos e trepadeiras.
  • Adaptam-se muito bem aos mais variados tipos de clima. Do tropical ao oceânico.
  • Origem na Ilha da Madeira, no continente europeu.
  • Podem chegar a medir quase dois metros de altura.
  • Necessitam de cultivo com acesso ao sol ou em meia sombra.
  • Possuem ciclo de vida perene e os seus galhos são finos e como muito ramos.
  • Costumam florescer durante todo o ano. As flores são brancas com seis pétalas e exalam um odor muito agradável.

E você já pensou em iniciar o jardim na sua casa? Que tal comprar algumas mudas de Jasmim-dos-açores na internet e colocar a mão na terra? Certamente essa planta é uma escolha excelente e que vai trazer muita beleza para os seus ambientes. Experimente plantar  essa espécie de jasmim perto de muros, cercas e caramanchões para obter resultados ainda mais incríveis.

Encerramos por aqui! Que nos deixar um comentário, dúvida ou sugestão? Até a próxima!

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *