Home / Plantas / Qual a Flor mais Fácil de Cultivar?

Qual a Flor mais Fácil de Cultivar?

Você ama plantas mas ainda é um iniciante nessa arte, por isso deseja começar cultivando espécies menos exigentes e com mais chances de sucesso, nós vamos te ajudar. Melhor ainda é poder fazer tudo isso em sua casa, mesmo que tenha pouco espaço. Por isso, hoje você vai aprender que respeitando as regas e as manutenções diárias necessárias é possível ter uma linda flor em casa. 

Qual a Flor mais Fácil de Cultivar?

Separamos algumas plantas que você vai poder cultivar na varanda, no quintal e até mesmo dentro de casa. Vamos lá.

Rabo de Arara

Poinsétia
Poinsétia

Nome científico – Euphorbia pulcherrima

Essa linda planta de um vermelho vivo que chama a atenção de longe é muito fácil de ser cultivada. Cultive ela em um vaso bem bonito, escolha um local onde ela possa receber bastante luz do sol. Prepare o fundo do vaso para que o solo tenha boa drenagem de água, as regas devem ocorrer sempre que a terra estiver seca, nunca em excesso apenas manter o solo úmido.

Begônia

Nome científico – Begonia

Essas são flores lindas e coloridas, além disso são muito fáceis de plantar e cultivar, seja dentro ou fora de casa. Elas ficam floridas o ano inteiro e são um charme.

Ela possui algumas espécies bem interessantes, por isso pesquise e encontre o formato e a cor que mais lhe agrada. Ela precisa de luz, mas nunca de forma direta, por isso cuide com isso. Mantenha o substrato úmido, nunca encharcado.

Kalandiva

Nome científico – Kalanchoe

Poucas pessoas sabem que essa planta se trata de uma suculenta, super cheia de flores. Você pode escolher a cor, pois existe uma diversidade de cores para ser escolhida.

Elas não podem ficar expostas de forma direta ao sol, por isso mantenha em local protegido do sol, mas que ao mesmo tempo seja bem iluminado.  Uma dica curiosa sobre seu desenvolvimento é alternar em ambientes bem iluminados e o mesmo período em ambientes totalmente escuros. Essa planta demanda pouca água, pois armazena o necessário nas folhas, por isso cuidado com os excessos.

Clívia

Nome Científico – Clivia

Essa é uma planta incrível que possui lindas cores, todas vivas e brilhantes. Ela tem o formato de um trompete além de ter um perfume muito especial.

Essa planta não pode receber sol diretamente sobre si, a temperatura deve ser amena e pode ser cultivada dentro de casa. É no período noturno que ela cresce. É importante investir em uma boa drenagem e um substrato de qualidade.

Amarilis

Amarilis
Amarilis

Nome científico – Amaryllis

De todas, talvez essa seja a mais fácil de cuidar, a manutenção do cultivo é muito simples, ela se desenvolve muito bem em ambientes internos.

Ela precisa receber a luz do sol, mas de forma indireta, por isso procure um local iluminado, mas sem exageros. Cuide com as regas para não exagerar, basta tocar o solo para sentir se a terra está seca ou úmida. Perceba que elas têm os caules longos, por isso é comum que em algum momento ela penda para um lado só, basta virar o vaso para que se equilibrem.

Violeta Pendente

Nome científico – Streptocarpus

Essa é uma bela planta e encanta a todos, tem uma aparência delicada e flores que parecem que foram desenhadas a mão. Ela precisa de um local bem iluminado e que seja fresco. Nunca molhe as folhas, mantenha o solo úmido sem exageros.

Sardinheira

Nome científico – Pelargonium

Embora seja mais comum em ambientes externos, ela pode sim ser cultivada em ambiente interno. É uma flor muito bonita, elas são multicoloridas e possuem um aroma bem gostoso, ficam lindas em jardins e na janela.

Elas precisam da luz solar diariamente de forma direta, no mínimo de 6 a 8 horas. Escolha um substrato com boa drenagem e que seja bem leve. Saiba que não é necessário regar de forma constante, elas até precisam ficar um tempinho sem água.

Lavanda

Nome científico – Lavandula

Essa planta talvez ofereça um pouco mais de trabalho no cultivo, ela pode demorar um pouco mais para se adaptar a sua casa. Mas depois que ela se estabelece a manutenção é mínima. Plante a sua muda em vaso com boa drenagem, assim ela vai durar muito tempo. O substrato também deve ser de boa drenagem, pois assim a água não fica parada na raiz, o que pode causar apodrecimento.

Violeta Africana

Nome científico – Saintpaulia

Essa se trata de uma planta um pouco mais exigente, mas por outro lado fica bonita o ano todo. Essas são lindas flores ornamentais que vale a pena ter em casa. Algumas pessoas não gostam muito de cultivar essa espécie em casa pois consideram trabalhosas demais, especialmente sobre a questão da rega. Essa planta precisa ser molhada com água morna, ou seja, nem fria e nem quente e precisa estar parada a mais de dois dias.

A água gelada pode prejudicar a planta, tornando o seu aspecto escuro. Mas quem já se acostumou com ela já aprendeu a conviver com isso, e saiba que pode cultivar essa espécie em qualquer cantinho da casa que receba uma boa iluminação. Jamais exagere na quantidade de água e nem molhe as folhas para que não manchem.

Bromélia  

Nome científico – Bromeliaceae

Essa é uma linda flor ornamental, muito diferente e que chama bastante a atenção, pode não parecer, mas essa é uma planta de fácil cultivo. O plantio é bem fácil, crescem e florescem como ninguém, as cores são incríveis e muito chamativas.

Elas se apoiam em outra planta e capturam a umidade do ar e por isso é tão simples de cuidar, pois são pouco exigentes. Gostam de ambientes iluminados, mas nada de sol e ainda toleram ficar um tempo sem água.

Jasmim

Nome científico – Jasminum

O perfume dessa flor chama a atenção. É adorável ter em casa uma planta que emana um aroma tão delicioso. Coloque ela em uma janela onde bata bastante sol. Ela aguenta até quatro horas de sol de forma direta. É muito fácil de cuidar e não vai morrer se vocês vez ou outra esquecem de regar.

Veja também

Plantar em Vasos

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Se você gosta de plantas em geral e tem o desejo de plantas em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.