Home / Plantas / Plantas que Gostam de Sombra e Umidade

Plantas que Gostam de Sombra e Umidade

Muitos não sabem, mas existem plantas que não se adaptam muito bem a luz do sol! Óbvio que o contato com o sol beneficia todos, porém, é uma exceção no caso dessas plantas. Algumas, quando expostas ao sol, podem até perder todo o seu vigor.

Para que você tome o cuidado, aqui iremos listas algumas plantas que se adaptam bem a sombra. Fique ligado!

Só porque uma planta cresce do lado de fora, não significa que ela cresça sob luz solar intensa e direta. Basta perguntar a estas variedades, que preferem locais sombreados ao lado da casa ou debaixo de uma árvore. Se o seu quintal é abençoado com tons de cobertura, estas são as plantas que serão melhores em seus canteiros de flores.

Quais são as Plantas Que Gostam de Sombra e Umidade?

A título de curiosidade, os nomes entre parênteses são os mais populares.

Impatiens (Maria sem-vergonha, beijos e não me toques)

Estas plantas são uma das únicas que vão colocar em uma exibição floral em plena sombra. Impressionante. Mas se você tem um local ensolarado em mente no seu quintal, você pode treinar Impatiens para lidar com a luz forte, aumentando sua exposição lentamente ao longo de uma semana.

Nunca a coloque diretamente no sol! Como foi dito anteriormente, caso não tenha nenhuma sombra, o que deve ser feito é fazer sua exposição de forma progressiva. Desse jeito, ela irá se adaptar e não danificará sua estrutura.

Hostas

Hostas
Hostas

Existem muitos tipos de hostas, os quais requerem alguma sombra, mas não a mesma quantidade. Uma boa regra para medir isso: quanto mais escura a folha (eles variam de branco a verde escuro), menos sol ela precisa.

Pouco encontrada no Brasil, por ser uma planta típica da Ásia. Porém, há cultivadores de hostas espalhados pelo país.

Heuchera

Heuchera
Heuchera

Se você quiser adicionar cor ao seu jardim, esta flor produz folhas cor de vinho e espigas de flores, que vêm da primavera ao meio do verão. Embora possa tolerar o sol, as folhas irão desaparecer se forem expostas por um período muito longo.

Muito popular entre os adeptos do paisagismo e muito comum nos estados da Europa.

Hortênsias

Hortênsias
Hortênsias

Este arbusto de textura grossa produz grandes e densas aglomerações de flores por três estações do ano e pode tolerar algum sol matinal ou sombra da tarde, mas prefere ficar fora da luz o máximo possível.

Astilbe

Astilbe
Astilbe

Para garantir que o seu jardim seja preenchido com as plumas de flores cor de rosa brilhantes,  pelas quais esta planta é famosa, plante-a em algum lugar que receba sombra de leve a moderada, pois elas queimarão em pleno sol.

Suas folhas lembram muito a samambaia. A única diferença visual está nas cores: Enquanto uma possui um rosa radiante a outra tem folhagens nos tons verdes.

Samambaias

Samambaias
Samambaias

Há uma razão pela qual as samambaias são frequentemente encontradas em florestas úmidas e sombreadas: seu ambiente favorito é onde há sombra clara fornecida por galhos de árvores. Essas plantas resistentes podem lidar com a luz direta do sol, mas, como resultado, precisarão de mais água.

Hakonechloa (Pouco conhecida no Brasil, também chamada de Auréola)

Hakonechloa
Hakonechloa

A maioria das gramíneas prefere o sol, mas essa variedade curta formando moitas parece melhor em uma sombra parcial — e você será capaz de dizer se a sua localização é muito clara — pois, quanto mais luz a planta recebe, mais amarelo fica a folha. Muito sol pode causar marcas de queimadura.

Essa é uma das plantas que mais são afetadas pelos raios solares. A evidência é tão óbvia que sua coloração — normalmente verde — chega a ficar pálida. Ela é uma das plantas mais tradicionais do Japão. Quando visitar o país, será muito comum encontrá-las nos parques.

Bletilla

Bletilla
Bletilla

Esta orquídea de solo chinês de baixa manutenção é uma adição impressionante a qualquer jardim. Apenas certifique-se de proteger seus brotos do sol da tarde dura se você quer que eles fiquem com a melhor aparência.

Ela é um subgênero das orquídeas, muito comuns aqui no Brasil. Caso não a conheça, é bem provável que confunda as duas! Foi uma das primeiras flores a ser documentada, no caso, isso aconteceu na China. Era muito usada como remédio pelos chineses que viviam na época anterior a Cristo.

Urtiga

Urtiga
Urtiga

Não, ela não é apenas um remédio medicinal. Apesar de, aqui no Brasil, muitos usá-la por este motivo, a urtiga é uma planta de decoração em vários países ao redor do mundo.

Se a cobertura é a sua principal preocupação, esta planta de baixa propagação com flores de prata, roxo e rosa é uma opção impressionante. Será mais fácil cuidar se você plantar em uma área de pouca luz, pois quanto mais sol ficar, mais água será necessária.

Caladium (Coração de Jesus)

Caladium
Caladium

As folhas grandes e coloridas são o que tornam esta planta tão deslumbrante, mas se forem expostas a muita luz solar, poderão aparecer manchas nas folhas ou bordas marrons entre as veias principais.

Torenia (Amor-perfeito-de-verão)

Torenia
Torenia

Assim como muitos frequentadores da praia, ela prefere o sol da manhã e a sombra da tarde — e isso o recompensará com um período de floração mais longo. Muito tempo ao sol, principalmente, no sol escaldante das tardes, pode destruí-la.

Tiarella (Flor-de-espuma)

Tiarella
Tiarella

Se você quiser que essas flores delicadas tenham a melhor aparência possível em sua planta, verifique se elas estão localizadas na sombra parcial, especialmente se você mora em um local onde as temperaturas ultrapassam os 35°C.

Eles podem suportar o sol, mas apenas aqueles de manhãzinha.

Prímulas

Prímulas
Prímulas

Conhecidas como uma espécie mais delicada, as prímulas apresentam melhor sombra, com regas regulares e regulares e temperaturas moderadas a baixas.

Coléus

Coléus
Coléus

Certifique-se de que o coléus não está recebendo a luz direta do meio-dia, pois a superexposição ao sol irá eliminar as cores das folhas. Uma vez que estas plantas são uma ótima maneira de adicionar cor ao seu jardim, isso seria vergonha.

Pulmonária (Lágrimas de Mary, Gotas de leite de Nossa Senhora)

Pulmonária
Pulmonária

Esta pequena planta roxa floresce melhor na sombra parcial. Uma dica muito útil: As folhas da maioria das árvores ainda não desabrocharam quando esta planta já floresceu — no início da primavera. É seguro plantar a sua em um local que eventualmente ficará sombreado durante o verão rigoroso.

Veja também

Cuidando de Bananeira

Água do Tronco da Bananeira

Muitos conhecem a bananeira e gostam demais do fruto que ela produz. Porém, pouco se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *