Home / Plantas / Pera Dura o que Fazer? Como Amadurecer?

Pera Dura o que Fazer? Como Amadurecer?

As peras são uma das frutas mais consumidas no Brasil e também em alguns países do Oriente. Seu gosto, além de benefícios fazem com que ela seja considerada uma das frutas ideais para o ano todo dos climas tropicais e semelhantes. Assim como qualquer outra fruta, ela passa por um momento de desenvolvimento e amadurecimento. Em algumas o amadurecimento é mais rápido, em outras, mais devagar. No caso da pera, ela começa a amadurecer depois de ser colhida.

Por isso, demora um pouco mais do que algumas outras para amadurecer. E quando bate a vontade, fica complicado não comer uma pera só porque ela ainda está dura, certo? E é sobre isso que iremos falar no post de hoje. Mostrando o que fazer quando a pera ainda está dura, e como amadurece-la. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais Da Pereira E Da Fruta Pera

A pera é uma fruta que vem da árvore pereira, também chamada de pereiro, que faz parte da família Rosaceae. Ela é uma fruta de grande popularidade nas regiões desde temperadas até as tropicais e equatoriais. Sua origem é asiática, e a mais provável é que tenha sido na China. Depois foi levada para a Europa, através dos romanos, e assim por diante. Se adaptou completamente ao clima do Brasil.

Apesar de se dar bem em qualquer tipo de solo, e com uma boa variedade de climas, elas ainda tem algumas preferências. Para o clima, preferem os temperados, quando em alguns meses do ano há temperaturas um pouco mais baixas. Isso ajuda muito em seu crescimento e desenvolvimento. Quanto ao solo, ele deve ser bem fértil, e de preferência com uma boa drenagem e bom tamanho de profundidade. A árvore cresce e fica em torno de 7 metros de altura, com um tronco não muito largo. A sua copa também não é muito grande, por isso um espaço médio é ideal para comportar a árvore.

Possui algumas folhas simples, em formato oval e de tamanho médio, podendo chegar a medir até 9 centímetros de comprimento. Suas flores são pequenas e com um perfume muito agradável, igual ao da fruta. A pera tem um sabor suave e é bem aromática, e seus benefícios vão além de um gosto bom. Ela é rica em diversos compostos como vitaminas, sais minerais (inclusive sendo uma das frutas que mais contém sais minerais de todas). Também contém alguns antioxidantes e outros compostos extremamente importantes e que melhoram nosso organismo de forma geral. Em dietas é ótima, pois é uma fruta pouco calórica, o que ajuda na absorção da digestão. Ela pode ser consumida desde in natura, até em sobremesas e alguns pratos salgados, como a salada.

Outro fator importante, é que a pera também pode ser utilizada de forma medicinal. Como falamos, ela tem muitos compostos bons para o nosso corpo, e alguns deles em uma qualidade excelente. Ela pode ajudar em tratamentos de prisão do ventre, ou inflamação tanto na bexiga quanto nos intestinos, ajudando o nosso sistema digestivo. Ela também trabalha no coração e todo o seu sistema, evitando problemas como a hipertensão arterial e outros. Para os pequenos, ela ajuda na formação dentre dentes e ossos com o cálcio em boa quantidade. São mais vários outros exemplos que a pera pode fazer pelo nosso organismo. Vale lembrar que a pera é uma das poucas fontes naturais de cobre. O cobre ajuda em vários aspectos, e pode tratar degeneração macular, que é quando há uma perda da visão.

Como Amadurecer Pera Dura

Pera Dura Madura
Pera Dura Madura

Você não precisa necessariamente ficar esperando a fruta que você comprou amadurecer. A pera por si própria, apesar de suculenta por dentro, possui uma consistência mais firme, e quando está muito nova, fica ruim para comer. Não é preciso fazer nenhuma mágica ou algo muito difícil para fazer com que ela amadureça rapidamente.

Primeiro é importante você entender como é o processo de amadurecimento das frutas. Para isso, a fruta (assim como várias outras), possui um gás chamado etileno, que ela libera e ele age em seu amadurecimento, por ser um tipo de hormônio. Quando em locais abertos, esse gás liberado consegue se espalhar e o amadurecimento vai ser um pouco mais lento. Mas ainda assim vai afetar as frutas que estão próximas.

A dica é, deixar a fruta que você quer que amadureça mais rápido em ambientes fechados, assim o gás se concentra e não se esvai. Dependendo do local, a fruta pode ficar madura em apenas algumas horas. Isso porque as peras são uma das frutas que mais liberam o etileno. Outro método, é colocar a fruta na geladeira, pois as temperaturas mais baixas ajudam no amadurecimento, porém, é mais demorado.

Uma dica muito importante, é que depois de ser cortada, para evitar que ela apodreça e fique preta, você pode simplesmente respingar o limão na parte aberta. Coloca-la em plástico filme também ajuda a evitar o apodrecimento da fruta. Caso ela amadureça rapidamente, e você quiser diminuir o tempo para que fique ruim, deixa-a sempre em locais abertos e arejados, e longe de outras frutas que estão em seu processo avançado de amadurecimento.

Esperamos que o post tenha te ajudado e entender e aprender exatamente como fazer a pera amadurecer mais rápido e de forma fácil, assim como também entender suas características. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre peras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como Fazer Muda de Amarílis? Como Cultivar? Como Reproduzir?

A amarílis é uma flor bastante alta, cuja haste, muito resistente e alongada, tem a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *