Home / Plantas / Pé de Pera Tem Espinho? Qual o Nome do Pé de Pera?

Pé de Pera Tem Espinho? Qual o Nome do Pé de Pera?

A pera é uma fruta muito conhecida e consumida aqui no Brasil e em outros países tropicais. Normalmente, é preferida in natura, mas também é consumida em diversos pratos culinários de várias culturas pelo mundo. O pé de pera, entretanto, não é tão conhecido assim e raramente é visto em meios das cidades ou até em sítios e fazendas. Sendo assim, no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre esse pé. Contaremos qual o nome do pé da pera, e se ele possui espinhos. Continue lendo para aprender mais!

Qual o Nome do Pé de Pera?

Ficar falando pé de pera é bem complicado, por ser muito longo. Assim como também lembrar e saber pronunciar o difícil nome científico dessa planta não facilita. Por isso, popularmente, essa árvore passou a ser chamada de pereiro ou pereira. Em algumas regiões é chamado de por pau pereiro ou peroba rosa. Porém, o mais popular segue sendo pereiro, além de mais fácil de identificar que estamos tratando do pé de pera.

Classificação Científica do Pé de Pera

A classificação científica é uma forma que os estudiosos encontraram para separar os seres vivos em categorias, facilitando o entendimento e estudo sobre como eles são e como se conectam no nosso grande ecossistema. Essas categorias vão desde as mais abrangentes, até as mais especificas. Veja a seguir a classificação científica do pé de pera, ou pereiro:

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Clado: Angiospérmicas (angiospermas);
  • Clado: Eudicotiledóneas;
  • Clado: Rosídeas;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Família: Apocynaceae;
  • Gênero: Aspidosperma;
  • Espécie, nome científico ou nome binominal: Aspidosperma pyrifolium.
Aspidosperma Pyrifolium ou Pepeiro

Características e Nome do Pé de Pera

Como falamos anteriormente, o pé de pera, é conhecido popularmente como pereiro. É uma forma bem mais fácil de falarmos sobre essa importante planta. A árvore tem entre 3 e 8 metros, sendo considerada de porte baixo ou médio. Seu tronco é fino, tendo em torno de 20 centímetros de diâmetro, e tem uma casca rugosa e de coloração acinzentada. A origem dessa árvore é brasileira, ocorrendo de forma natural na maioria dos estados do país, assim como também fora do Brasil, como na Bolívia e no Paraguai. É típica da região da Caatinga brasileira, onde está mais presente até os dias de hoje. Pode ser vista também nas florestas semiduciais estacionais, e outras semelhantes. Tipos de peras diferentes são muito encontrados em países da Ásia, como na Índia.

As folhas nessa árvore são bem simples, de cor verde escuro. É uma planta caducifólio, também chamada de decídua, ou seja, todas as suas folhas caem durante um período do ano. Na maioria das vezes, esse período em que a árvore fica sem folhas são do final de janeiro até agosto, sendo então um período bem longo. As suas flores são pequenas também, com no máximo 2 centímetros de comprimento. Elas ficam aglomeradas em mais ou menos 15 flores. São todas de coloração branca e levemente aromáticas. Apesar da cor, chamam muito a atenção de abelhas, florescendo entre julho e novembro.

A árvore é mais conhecida por causa de seus frutos, as peras. Uma fruta muito benéfica para nosso corpo, além de ser deliciosa. A frutificação ocorre entre os meses de julho e outubro. É considerada para uso ornamental, muito vista no paisagismo e para arborização urbana. O fruto é crocante e suculento, de sabor doce, muito consumida in natura ou em geleias, doces e outras receitas. A colheita desses frutos é feita entre fevereiro e abril. Uma das melhores características do pereiro, é que ele é capaz de se adaptar a praticamente qualquer tipo de solo. E também a qualquer profundidade dele, sendo assim uma ótima planta para recuperar solos afetados pela erosão e restauração de locais com áreas destruídas.

Plantio e Cultivo do Pé de Pera

Essa árvore é muito fácil de ser cultivada, e como falamos anteriormente, tem uma ótima adaptação em climas e solos diferentes. Também se adapta ao chamado cultivo orgânico. Existe uma grande quantidade de variedades de Pereiro, inclusive algumas que o fruto pode chegar a pesar mais que uma jaca. A maioria das variedades possuem necessidades semelhantes a dá mais popular, a pera asiática. Os melhores climas para o cultivo são os temperados, subtropical e tropical. Em alguns casos podem precisar de temperaturas mais baixas. A preferência quanto ao solo não é muita, mas preferem ficar em locais mais profundos e com um bom sistema de drenagem.

Para realizar o plantio, as mudas devem ser plantadas em covas que tenham 60 centímetros de profundidade, 60 de largura e 60. O período ideal para o plantio é entre junho e agosto ou entre novembro e janeiro. Nessa cova deve ter esterco de gado, calcário e fósforo, para um solo bem fértil e ideal para a planta. Não esqueça de deixar um bom espaço A colheita começa depois de três anos após o plantio.

As regas devem ser feitas constantemente, diariamente quando há escassez de chuva. Também deve ser feita a poda de formação, e todo mês novas adubações.

Pé de Pera tem Espinho?

Essa é uma dúvida frequente, pois em alguns locais parece ter espinho e em outros não. O pé de pera na verdade consegue se sair bem tanto quando é posto sobre cuidados humanos, quanto sozinhos na natureza. Isso porque a pera selvagem quando é plantada e crescem sem qualquer tipo de intervenção humana, para conseguir se adaptar, precisam de algumas mudanças. E um exemplo perfeito, é espinhos por todo seu comprimento. Esse mecanismo ajuda a manter qualquer invasor bem longe da planta e seus frutos.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o pé de pera, e responder sua dúvida sobre ele possuir ou não espinhos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre peras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *