Home / Animais / Habitat do Furao: Onde Eles Vivem?

Habitat do Furao: Onde Eles Vivem?

Há tantos, mas tantos animais, ao redor do mundo, que uma das tarefas mais difíceis de se fazer, é nomear todas as espécies e variedades.

No passado, essa tarefa, pode ser considerada ainda mais difícil, já que apesar de haver informações, a mesma não estava ao alcance de todos, e nem mesmo com facilidade.

No entanto, hoje em dia, apesar de ainda ser impossível nomear todas as espécies de animais, ao menos, é muito fácil encontrar informações sobre qualquer animal que seja.

E isso, além de matar a nossa curiosidade natural, é muito importante para a preservação e propagação de informações importantes de cada espécie.

Às vezes, alguns animais, sofrem muitos preconceitos apenas por falta de informação, ou ainda, informações erradas sobre ele.

Mas isso há de acabar. Hoje, com uma pequena pesquisa na internet, é possível encontrar tudo o que você precisa sobre qualquer tipo de animal.

Neste artigo, iremos aprender sobre o habitat do furão. Você sabe onde eles e elas vivem? Qual o tipo de ambiente preferido? Onde pode ser encontrada próxima da sua ou na sua casa?

Características

As características científicas do texugo são:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
  • Família: Mustelidae
  • Género: Mustela
  • Espécie: Mustela putorius
  • Subespécie: M. p. furo
Furao Características

O furão, diferente dos texugos, por exemplo, são menores, mais esguios e também mais alongados. Apesar de muitas semelhanças entre essas duas espécies, ao ver fotos, é bem claro as principais diferenças físicas.

Medindo cerca de apenas 35 até no máximo 60 cm quando adulto, o furão pesa apenas cerca de 400g até no máximo 2 quilos. Ou seja, são animais bem pequenos, leves e ágeis.

Seu corpo é considerado bem longo, e por isso, também bastante flexível, as pernas possuem patas com 5 dedos, as orelhas também são curtas, mas com uma cauda bem longa e pele bem peluda e densa.

O focinho do furão possui um formato de cunha e os dentes são bastante afiados, e são esses dentes que permitem a alimentação carnívora do furão acontecer.

Diferente de algumas espécies de animais onde as cores dos mesmos são únicas ou possuem pouca variação, os furões podem ser encontrados em diversas cores, como: preto, branco, panda, chocolate, castanho claro, siamês, cinza, dálmata, entre outros.

O furão possui uma personalidade extremamente ativa, curiosa e brincalhona. Ele não gosta de ficar parado, e está sempre atrás de novas experiências, de descobrir novos lugares e novas brincadeiras.

Alimentação

Os furões possuem uma alimentação baseada totalmente na dieta carnívora. Eles até podem gostar de alimentos como cereais, uvas passas e amendoim, porém, é extremamente importante evitar que esses alimentos sejam ingeridos, pois podem prejudicar o pequeno intestino desses animais.

Uma alimentação totalmente balanceada e recomendada é baseada em alimentos que possuem cerca de 35% de proteínas de 17% de proteínas.

Em muitas lojas especializadas em animais, há diversos tipos de rações para os furões, porém caso você não encontre, rações para gatos também podem ser usadas.

Furao Alimentação

O metabolismo dos furões precisa sempre de proteínas e gorduras para funcionarem corretamente, por isso, é muito importante evitar comidas que não sejam desse tipo.

Na Europa e em algumas partes dos EUA, rações processadas estão sendo evitadas, já que as mesmas possuem alta quantidade de carboidrato e açúcar.

Para substituir essas rações processadas, estão sendo criadas novas rações com base em carne de ratos, camundongos e galinhas, que possuem muito mais nutrientes essenciais para os texugos.

Habitat

O furão é considerado um animal doméstico, e hoje em dia, é muito mais encontrado nas casas das pessoas do que propriamente na natureza.

No entanto, caso você queira achar um, os furões são muito encontrados em nas margens das florestas, onde a vegetação é bastante arbustiva e cerrada ou então capoeira, e normalmente, também são encontrados nas beiras dos rios ou também em banhados.

Na América, o furão possui uma distribuição que vai desde o sudeste do México até a parte central do Peru e no Brasil, é encontrado principalmente na região sudeste.

Dentro de casa, os furões são muito curiosos e ativos. Por isso, é muito importante que um abrigo apropriado seja comprado para ele.

Gaiolas, barracas, redes, entre outros, são essenciais. No entanto, caso o seu furão saia desses lugares, é muito provável que ele esteja em algum lugar pequeno.

Os furões, por serem pequenos e esguios, conseguem facilmente entrar em buracos, armários, embaixo de geladeira, de fogão ou de mesas. É muito importante que ele seja supervisionado quando fora do abrigo.

Há muitos acidentes que ocorrem quando os furões se escondem ou se abrigam nos cantos da casa. Choque, queimaduras ou esmagamentos podem ocorrer com frequência.

Os furões, ao contrário de outros animais, possuem baixo senso de direção, e uma vez fora da toca ou abrigo, eles possuem muita dificuldade para voltar.

Interação com Humanos

Quando os furões foram domesticados, rapidamente eles se tornaram muito famosos e queridos pelos humanos.

Para se ter uma noção, nos EUA, o furão já está em terceira na lista de animais domésticos, perdendo apenas para os cachorros e para os gatos.

Dentro de casa, o furão será muito brincalhão, ativo e curioso. É comum que ele suba nos móveis, nas mesas e nos sofás e mastigue alguns objetos.

Com os donos, os furões são muito semelhantes aos gatos. São muito carinhos, afetuosos e brincalhões, isto é, quando os donos também dão atenção e afeto.

Os furões são ótimos com as crianças, porém são necessários alguns cuidados. Se a criança for muito pequena, é importante que ela seja ensinada a segurar com firmeza o furão, e seja ensinada também a não apertar ou abraçar muito forte ele, pois a reação pode ser fuga, arranhões e mordidas.

Quando for brincar com o furão, as brincadeiras preferidas são: pega-pega, caça e caçador, e outras brincadeiras do tipo.

No mais, o cuidado e a atenção com o furão podem ser um pouco maiores do que os dados aos gatos e aos cachorros. Por possuírem características únicas, antes de adquirir um furão, é necessária uma revisão na casa, a compra dos acessórios necessários, além do preparo psicológico para cuidar dele.

E você, já possui ou deu vontade de possuir um furão? Deixe nos comentários o que você achou.

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *