Home / Plantas / Mamão de Corda é Comestível? Nome Cientifico e Fotos

Mamão de Corda é Comestível? Nome Cientifico e Fotos

Segundo o portal Embrapa, o Brasil classifica-se como o segundo maior produtor e exportador de mamão no mundo, com algo em torno de um bilhão e meio de toneladas anual e trabalhando seu potencial de exportação principalmente para países europeus. Dentre as várias cultivares no país, podem surgir uma sem um considerado valor comercial: o mamão de corda.

Mamão de Corda: Nome Científico e Fotos

Mamão de corda ou mamão macho não é exatamente uma variedade ou espécie diferente da família caricaceae. Na verdade seu nome científico é o mesmo do mamão comum como o conhecemos: carica papaya. Então porque esse diferença na forma de se produzir? Isso é resultado do que é cientificamente considerado uma deformação.

Carica papaya é geralmente dioica (isto é que existem plantas masculinas e plantas do sexo feminino), mas existem muitas variedades hermafroditas cujas inflorescências são encorpados, ligeiramente mais do que aqueles flores femininas que têm estames e pistilos e podem se auto-fertilizar.

As flores masculinas aparecem em tipos de hastes longas (cerca de 5 a 120 cm) ramificadas nas axilas das folhas; eles são às vezes de cor esverdeada ou creme, mas sempre em um grupo de muitas flores. Estes são os que fazem surgir o chamado mamão de corda ou mamão macho como denominado no tema de nosso artigo. Também são conhecidos como mamão de cabinho.

As flores femininas nascem isoladas ou em grupos de 2 ou 3 na parte superior do tronco e são sempre creme branco. Para ter certeza de que você não errou, saiba que as flores masculinas são carregadas por caules curtos ou longos, enquanto as flores femininas nascem diretamente no tronco. São frutos com grande quantidade de sementes e pouca polpa, o que a torna sem valor comercial.

Portanto, não é possível diferenciar um mamão fêmea, um mamão macho antes de florescer, todos os outros órgãos (caule, folhas, raízes) sendo completamente idênticos. As flores hermafroditas geralmente dão frutos alongados enquanto que as únicas flores femininas dão frutos mais redondos, como o núcleo de sementes mais centralizado e ampla área de polpa, o que a torna mais desejável pra o mercado em geral.

Na planta em que surge o mamão de corda, embora surjam as flores masculinas, podem às vezes surgir nelas o órgão feminino deformado e por isso o surgimento desses frutos, algo invariavelmente comum de acontecer. São frutos, porém, cujo formato e composição interna pouco atraente para o comércio, embora sejam comestíveis.

Características Comuns do Mamoeiro

Este arbusto, de 3 a 7 m de altura, é uma planta dicotiledônea, geralmente não ramificada. Sua vida útil é curta, de três a cinco anos, mas produz continuamente desde o primeiro ano de plantio. Quando o tronco principal é cortado ou quebrado, é comum que os ramos secundários se formem; eles também podem aparecer naturalmente sem alteração do tronco principal. O tronco oco de 20 cm de diâmetro é coberto por uma casca esverdeada ou acinzentada, marcada com cicatrizes foliares.

As folhas reunidas no topo do tronco lembram as da figueira e são sustentadas por um longo pecíolo de 40-60 cm. O membro com a palma da mão, com uma periferia subcircular de 50 cm de diâmetro, é profundamente dividido em 7 lóbulos, eles próprios lobados. A superfície superior é verde-claro mate, a parte inferior é esbranquiçada.

As flores masculinas têm uma corola esbranquiçada com um tubo de 10 a 25 mm e lóbulos brancos, estreitos e espalhados, bem como 10 estames, 5 longos e 5 curtos. As flores femininas têm 5 pétalas quase livres de 5 cm, arredondadas, estreitas, decíduas precoces e um pistilo amarelo claro de 2-3 cm. A floração continua ao longo do ano.

A fruta, o mamão, é uma baga de várias formas e tamanhos, 15-40 × 7-25 cm. Sua polpa é laranja e suas sementes são negras. A árvore é cauliflora, o que significa que os frutos aparecem diretamente no tronco. A planta inteira contém uma enzima proteolítica, a papaína, No Brasil produzem geralmente entre maio, junho e agosto, setembro.

O mamão é nativo da América tropical e naturalizado na África. É freqüentemente encontrado na floresta. Cultiva-se em todos os lugares nos trópicos em plantações das quais escapa facilmente e persiste perto de moradias. Pode ser sub-espontâneo em florestas secundárias ou degradadas. Prefere solos ricos e úmidos.

O fruto, chamado mamão, é comestível, mas o das espécies silvestres não é agradável de consumir por causa de um mau cheiro às vezes. Um grande número de variedades de frutas foi desenvolvido para consumo. Mamão tem usos dietéticos e medicinais. As fibras das hastes e casca também podem ser usadas para fazer cordas.

A Qualificação do Mamoeiro Pelo Sexo

Acho que já deu pra entender, portanto, que a qualidade comercial do mamoeiro depende essencialmente dessa produção que ele fizer de três tipos de flores: masculina, feminina ou hermafrodita. É esse gene sexual nas flores do mamoeiro que determinará o tipo de frutos que poderão surgir da planta.

Em geral, as flores femininas farão surgir frutos mais redondo e meio pequenos. Tais frutas não possuem interesse comercial. Mas a qualidade dos frutos típicos de um mamoeiro com flores hermafroditas sim, pois são frutos piriformes, alongados e com muita polpa. As flores masculinas quando produzem frutos, são esses mamão de corda de nosso artigo.

Na maioria dos cultivos é incentivado o desbaste das plantas com flores masculinas e femininas, dando preferência a amplificação da produção de hermafroditas, visto que um número elevado de cultivos de frutos sem valor comercial representa prejuízo certo, com uma consequente e acentuada plantação de frutos sem interesse comercial.

Cultivo de Mamão
Cultivo de Mamão

O processo de desbaste é simples e frequente; os produtores procuram identificar aquelas que estão produzindo flores hermafroditas (isso ocorre logo no primeiro florescimento, cerca de três meses após o surgimento dos brotos). Identificado a hermafrodita, são retiradas todas as demais para dar lugar a novas mudas e garantir assim uma produção mais rentável.

Indicações e Contra Indicações

É uma das frutas mais importantes e mais consumidas. Muito apreciado por suas propriedades nutricionais e seu sabor delicado. Ideal para regimes, pois contém vitaminas B1, B2 e niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o sistema digestivo; fortifica o músculo cardíaco; Eles protegem a pele e o cabelo e são essenciais para o crescimento.

Ele também contém vitaminas A e C, é rico em minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, enxofre, silício, sódio e potássio. Por outro lado, tem baixo valor calórico, cerca de 40 cal/100 g de fruta. O teor de fibra melhora a digestão. Tem propriedades adstringentes. Além disso, sua concha contém a substância papaína, que tem múltiplos usos. O mamão também é uma fonte de licopeno.

A fruta é geralmente consumida crua, sem sua pele e sementes. O fruto verde imaturo do mamão pode ser consumido em saladas e ensopados. Tem uma quantidade relativamente alta de pectina, que pode ser usada para preparar geleias.

Em algumas partes do mundo, as folhas de papaia são transformadas em chá como tratamento para a malária, mas o mecanismo não é conhecido; e nenhum método de tratamento baseado em tais resultados foi comprovado cientificamente.

O mamão libera o látex líquido quando não está maduro, o que pode causar irritação e reações alérgicas em algumas pessoas.

Veja também

Como Podar a Planta Clúsia, Plantar e Cultivar Passo a Passo

Para quem ainda não conhece, clúsia é aquela planta com folhas arredondadas, em forma de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *