Home / Plantas / Abacaxi é Fruta?

Abacaxi é Fruta?

O abacaxi é uma planta pertencente à família botânica das bromélias, é nativo da América do Sul e classificado como perene, ou seja, que possui um ciclo de vida longo, ou como é considerado dentre da botânica, pode viver por mais de dois anos, contabilizando mais de dois ciclos sazonais.

O abacaxi é extremamente adepto de climas tropicais e subtropicais, e pode desenvolver-se em qualquer localidade que possua essas características. Atualmente os países como a Tailândia, Filipinas, China, Índia e Brasil destacam-se como os principais produtores. No Brasil, 49% da produção nacional está concentrada na Região Nordeste, mais precisamente nos estados da Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

Como alimento, o abacaxi é considerado energético e refrescante. Famoso por seu sabor ácido e adocicado, ele também possui propriedades medicinais importantes que não podem ser negligenciadas, uma vez que possui ação diurética, ou seja, atua nos rins estimulando a liberação de urina; reduz a pressão sanguínea; auxilia nos casos e bronquites e gripes, fluidificando as secreções nasais; auxilia nos casos de inapetência alimentar (ou seja, falta de apetite); entre outras indicações.

No entanto, engana-se quem acha que apenas a polpa é comestível ou detém propriedades benéficas. A casca, por exemplo, concentra um maior quantitativo de fibras e nutrientes do que o interior.

Neste artigo, você vai desvendar uma possível dúvida sobre esse alimento. Afinal, abacaxi é fruta ou pseudofruto.

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Abacaxi Considerações Históricas

Estudos indicam que o abacaxi seria nativo daqui da América do Sul, mais precisamente do Paraguai, sendo conduzido ás demais áreas do continente por ação dos índios guaranis, tornando este alimento cultivado até as proximidades da América Central e do Caribe, muito antes da chegada dos europeus.

Quando Cristóvão Colombo chegou à América, mais precisamente à Ilha de Guadalupe, os nativos teriam oferecido a ele e sua tripulação o abacaxi como um gesto de ‘hospitalidade’. Os europeus apressarem-se em chamar o abacaxi de pinha, em razão de sua semelhança (bastante grotesca, digamos) a uma pinha.

O abacaxi foi levado para a Europa e encontrou uma fácil dispersão e cultivo. Posteriormente, foi disseminado para o continente africano, Índia, China e Filipinas.

No século XVII, o abacaxi começou a ser cultivado na Inglaterra no interior de estufas, em condições que imitavam o clima tropical. Posteriormente, foi transformado em iguaria de reis e rainhas.

Abacaxi Características

O pé de abacaxi possui porte relativamente pequeno, atingindo em média 80 centímetros de altura.

As folhas são longas, estreitas e duras, com espinhos na margem e organizadas em espiral desde a base, o que confere uma estrutura semelhante a uma roseta.

Em relação às flores, estas são de tonalidade que varia do rosa ao roxo-purpúreo, se dispõem em uma haste conglomeradamente. Essa disposição adquire formato de espiga, e, a partir desta, o abacaxi propriamente dito se desenvolve.

O abacaxi propriamente dito possui estrutura ovóide, com coroa de folhas duras na porção superior, as quais são chamadas de brácteas e apresentam coloração verde intensa. O abacaxi possui uma haste interna envolva em polpa comestível.

Cada pé produz um único abacaxi, caracterizado por seu aroma e gostos inconfundíveis.

Abacaxi Classificação Taxonômica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Poales

Família: Bromeliaceae

Subfamília: Bromelioideae

Gênero: Ananas

Espécie: Ananas comosus

Família Botânica das Bromeliáceas

Nessa família botânica, há cerca de 3.172 espécies terrestres, rupícolas (que se desenvolvem sobre paredes, muros ou rochedos) e epífitas distribuídas em 58 gêneros e 3 subfamílias.

Aqui no Brasil é possível encontrar o quantitativo de 44 gêneros e cerca de 1.290 espécies, das quais 1.145 são classificadas como endêmicas.

Abacaxi é Fruta? Quais as Conclusões Sobre o Tema

Apesar de algumas fontes mencionarem que o abacaxi é um pseudofruto, ele pode ser considerado fruto sim.

O abacaxi é um fruto do tipo múltiplo, também chamado de infrutescência, o qual é formado a partir do ovário de várias flores reunidas em uma inflorescência.

Assim como os pseudofrutos, frutos verdadeiros inclusos em qualquer classificação podem ser chamados de frutas. Fruta é um termo popular que abrange frutos e pseudofrutos comestíveis.

Exemplos de pseudofruto incluem o caju, o qual possui a castanha como fruto verdadeiro e a porção comestível como o “caroço”; a maça, cuja verdadeira fruta é a estrutura posicionada no interior da parte comestível que reveste as sementes; e o morango, cujos frutos verdadeiros são os pontos escuros localizados na porção exterior.

Em Linhas Gerais, Qual a Definição Científica Para Fruto?

O fruto é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada.

As funções do fruto incluem proteção das sementes em desenvolvimento, e auxílio na dispersão das sementes para alguns casos. No entanto, alguns frutos não possuem sementes, recebendo a denominação de frutos partenocárpicos, como é o caso da banana e do abacaxi.

A maioria dos frutos verdadeiros possuem três camadas: o epicarpo (porção externa, popularmente conhecida como “casca”), o mesocarpo (porção intermediária, geralmente comestível) e o endocarpo (porção que reveste a cavidade do fruto). O abacate é m exemplo de fruto no qual é possível visualizar essas três camadas muito bem definidas.

Em relação ao desenvolvimento dos ovários, os frutos podem ser classificados como simples, agregados ou múltiplos.

Frutos simples são derivados do ovário de uma única flor, tal como a cereja e o tomate, frutos agregados são aqueles com origem a partir de uma flor com vários ovários separados, e os frutos múltiplos são aqueles como o abacaxi, figo e amora, nos quais vários ovários se fundem e formam uma estrutura única.

Os frutos simples podem ser do tipo secos, como é o caso da castanha; ou carnosos.

 

*

Agora que você já conhece algumas importantes características sobre o abacaxi, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brasil Escola. Frutos e Pseudofrutos. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/frutos-pseudofruto.htm>;

MAGALHÃES, L. Toda Matéria. Tipos de Frutos. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/tipos-de-frutos/>;

Portal São Francisco. Abacaxi. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/abacaxi>;

Rafael. Mundo Ecologia. Diferenças Entre Frutas, Verduras e Legumes. Disponível em: < https://www.mundoecologia.com.br/plantas/diferenca-entre-frutas-verduras-e-legumes/>;

TOLEDO, A. Wix. Suco de casca de abacaxi emagrece: receita superfibrosa para secar de vez. Disponível em: < https://www.vix.com/pt/bdm/corpo/suco-de-casca-de-abacaxi-emagrece-receita-superfibrosa-para-secar-de-vez>;

Wikipédia. Bromeliaceae. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bromeliaceae>;

Wikipédia. Pseudofruto. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pseudofruto>.

Veja também

Pitangas nas Mãos

Benefício da Pitanga Para os Cabelos

Se não bastasse os seus inúmeros benefícios para o adequado funcionamento do organismo, agora já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *