Home / Plantas / Flores Que Começam Com a Letra Y: Nome e Características

Flores Que Começam Com a Letra Y: Nome e Características

O universo das plantas e flores é muito complexo, o que faz com que as pessoas queiram saber sempre mais a respeito desses itens oferecidos pela natureza. Assim, é comum que se faça inúmeras divisões par as flores, como uma forma de separá-las de maneira mais didática e coerente. Há, por exemplo, a possibilidade de fazer a separação entre as flores comestíveis e aquelas que não podem ser ingeridas.

Pois, ainda que a prática não seja tão comum no Brasil, em muitos países as flores podem compor a alimentação. Outra forma de dividir as flores e plantas as separa entre as trepadeiras e aquelas que não são assim, apenas se mantendo no crescimento vertical.

O mesmo vale para separar os grupos de plantas de acordo com a letra inicial do nome de cada uma delas. Há, assim, grupos mais comuns, como as plantas que começam com A ou aquelas que iniciam com F. Por outro lado, é mais complicado apontar as plantas que começam com a letra Y, embora até seja possível localizar algumas delas depois de uma pesquisa mais minuciosa. Assim, se você pretende conhecer as flores que começam com Y, mantenha a atenção!

Yucca Elephantipes

A Yucca elephantipes é mais conhecida popularmente como yuca-pé-de-elefante, já que o formato das suas folhas indica um pé de elefante – ao menos na visão de alguns. A planta é muito comum em zonas áridas, aquelas mais secas. Portanto, quem possui a Yucca precisa evitar as regas regulares, restringindo a quantidade de água que pode ser oferecida à espécie.

A planta é muito comum na América Central, mas também pode ser encontrada em parte do México. É sempre necessário que o local em questão não seja muito chuvoso, já que sua relação com a água é ruim. As flores dessa planta costumam ser bonitas, mas aparecem apenas em certas épocas do ano.

Assim, a Yucca gera flores brancas ou de cor creme, a depender da planta em questão. A planta ainda possui alguns espinhos ao seu redor, embora sejam quase inofensivos para as pessoas. Ademais, a Yucca pode chegar aos 10 metros de comprimento quando realmente grande, o que depende da forma como a planta é cuidada. No Brasil, o Nordeste do país e parte do Centro-Oeste podem servir muito bem para a plantação da Yucca. Contudo, não é tão comum ver essa planta no país.

Yantia

Yantia
Yantia

A yantia, de nome científico Caladium lindenii, é uma planta típica da Colômbia e não costuma ser muito grande. As flores geradas por essa planta são coloridas, com o branco como mais comum. Assim, quando florida, a imagem da yantia pode ser muito bela.

O mais natural é que a planta cresça apenas até os 30 ou 40 centímetros de altura, sem passar muito disso. As suas folhas são grandes e largas, com detalhes na cor branca. A yantia possui ainda o formato de uma flecha nas folhas, o que ajuda a planta a escoar a água quando necessário. Não é muito comum que a yantia seja usada como planta ornamental, já que suas flores não são muito consideradas para esse tipo de trabalho.

Todavia, de qualquer forma uma yantia florida pode ser muito bonita quando cuidada da forma correta. A planta gosta mais da primavera e do verão, quando vê suas flores crescerem de forma avassaladora. A yantia pode ser cultivada em vasos sem grandes problemas, pois é pequena e não costuma crescer tanto. Além disso, ela não exige grandes cuidados no dia a dia, o que a torna uma ótima opção para enfeitar o jardim ou dar um toque diferente ao interior da sua casa.

Yucca Aloifolia

Yucca Aloifolia
Yucca Aloifolia

A Yucca aloifolia é muito conhecida como baioneta espanhola, pois suas flores podem ser pontiagudas quando fechadas. As flores costumam ser brancas, mas com detalhes em lilás desde a parte de cima até sua base.

Além disso, quando abertas as flores são muito bonitas, com formato de globo. Já quando fechadas, logo antes de abrirem, as flores são pontiagudas, mas ainda muito bonitas e com o lilás presente em sua composição. Essa é uma planta terrestre, que lida melhor com a água do que outras versões da Yucca. Dessa maneira, é possível encontrar a Yucca aloifolia em ilhas do Caribe, sempre pegando muito sol, embora nem sempre com tantos nutrientes à sua disposição no solo.

De qualquer maneira, essa planta é uma ótima opção para quem vive no litoral do Brasil e ainda não sabe ao certo o que cultivar. Isso porque nem todas as plantas se dão bem no litoral, que costuma ter menos nutrientes no solo e intervalos de chuva ruins para as plantas. Vale lembrar que a Yucca aloifolia abre suas flores entre a primavera e o verão, nos momentos mais quentes do ano.

Yucca Harrimaniae

Yucca Harrimaniae
Yucca Harrimaniae

A Yucca harrimaniae é popular nas partes mais quentes e desérticas do México. Ademais, a planta é muito comum em partes do Estados Unidos, como o Arizona e o Colorado. Suas folhas são grossas, pontiagudas e preparadas para sobreviver mesmo sem grande oferta de água. Além disso, as flores são bonitas, entre um tom de creme e o branco. Nos meses em que está florida, essa versão de Yucca fica com flores de cima a baixo, sempre crescendo verticalmente.

Essa é uma espécie pequena de Yucca, que não cresce tanto e, dessa forma, pode ser cultivada em casas ou jardins menores. Além disso, devido ao fato de não demandar grandes complexidades em seu cultivo, a Yucca harrimaniae é uma ótima escolha para as pessoas que não querem investir tanto tempo na criação de plantas, mas, ainda assim, desejam dar um tom de verde ao lar.

É muito comum encontrar essa planta em altitudes que variam dos mil aos 2 mil metros, sendo esse o intervalo perfeito para o crescimento saudável e estruturado da Yucca. Contudo, é importante deixar claro que a planta ainda pode sobreviver em outros contextos e até mesmo no nível do mar, mais para o litoral. Todavia, é provável que, nesse caso, a planta exija alguns cuidados a mais para ficar bonita ao longo de todo o ano.

Veja também

Pé de Limão no Vaso

Pode Plantar Limão em Vaso?

Se você gosta muito de limão e adoraria poder colher limões frescos diretamente do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.