Home / Animais / Lagarto Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Lagarto Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Existem milhares de animais em todo o mundo, mas nem sempre é possível estudar e catalogar todos eles.

Isso porque alguns animais vivem em lugares tão isolados, como no fundo do mar, que é quase impossível para que pesquisadores e cientistas cheguem nessas regiões.

No entanto, com tecnologias cada vez mais avançadas, a humanidade tem conseguido estudar cada vez mais várias espécies de animais que antes era um mistério gigante.

Um dos animais mais interessantes que existem e que desperta uma enorme curiosidade são os lagartos.

O lagarto, além de ser um réptil muito pequeno e com uma aparência calma e sossegada, ele ainda apresenta muitas curiosidades e também fatos interessantes.

Com origem há milhões de anos atrás, o lagarto é um dos animais que mais se parecem com os antigos dinossauros que existiam na Terra.

Por isso, hoje vamos conhecer as principais curiosidades, características e fatos interessantes sobre esse animal que vem conquistando a curiosidade e o interesse de muitas pessoas.

Acompanhe o texto e se torne um craque quando o assunto são lagartos e suas peculiaridades, vem com a gente!

Características

Assim como diversos outros répteis, o lagarto possui uma cauda, uma pele coberta por escamas e 4 membros em seu corpo.

O lagarto faz parte da mesma ordem que se encontra as serpentes, que é a conhecida como Escamados.

No mundo inteiro atualmente, existem cerca de 3 mil espécies que foram catalogadas e estudas, e elas estão distribuídas no total de 45 famílias.

Existem alguns lagartos que são os mais conhecidos e famosos, que são os camaleões, os iguanas e as lagartixas.

O tamanho de um lagarto pode variar bastante de espécie para espécie, mas o mais comum é que eles sejam pequenos e tenha poucos centímetros de comprimento.

Lagarto Características

Entre os lagartos, é possível destacar o dragão-de-komodo como o maior de todos, podendo chegar a incríveis 3 metros.

A maioria dos lagartos possuem quatro pernas, no entanto, existem algumas espécies que não possuem, e elas são bem parecidas com cobras.

O que diferencia um lagarto sem pernas de uma cobra é que ele possui pálpebras e também ouvidos, coisas que a cobra não possui.

Há apenas três espécies entre as 3 mil que são venenosas, são elas: monstro-de-gila, lagarto-de-contas e o já citado dragão-de-komodo.

O veneno desses lagartos é tão forte que pode chegar a matar até mesmo um ser humano adulto e saudável.

Curiosidades do Lagarto

Como existe uma quantidade enorme de espécies diferentes de lagartos, alguns possuem certas habilidades que são muito interessantes e curiosas.

O camaleão, por exemplo, é um lagarto que possui três principais habilidades: língua que chega até 1 metro, mudança de cor e olhos que se movem até 360 graus de forma independente.

Existe também um lagarto conhecido como “Lagarto Jesus Cristo”, e ele recebeu esse nome porque ele é capaz de nadar distâncias curtas na água, algo muito incomum entre os lagartos.

Há também um lagarto que é conhecido como “diabo-espinhoso”, e esse possui a habilidade de beber água através da sua pele e também possui uma pequena cabeça falsa em suas costas para confundir os seus predadores.

Algumas espécies de lagartos possuem uma habilidade bizarra de conseguirem esguichar sangue, ou seja, cuspir sangue através dos seus olhos. Dessa forma, eles conseguem afastar seus predadores, pois o gosto é muito forte e desagradável para alguns animais.

Por fim, é muito interessante o fato de que alguns lagartos se comunicam através de flexões, ou seja, levantando e agachando o seu corpo.

Quem já viu vídeos percebeu que as flexões feitas pelos lagartos são idêntica ou até melhor do que as feitas por seres humanas em academias!

Comportamento

Entre todas as espécies de lagarto, é possível dizer que a maioria exerce as suas atividades durante o dia e deixam a noite para descansar.

Uma das exceções mais conhecidas é a da lagartixa. Elas são muito ativas durante a noite até o início do dia.

Algumas espécies de lagartos possuem habilidades muito específicas, como a possibilidade de alterar a sua cor para uma mais clara ou forte.

Essa mudança de cor é usada principalmente para atrair uma espécie do sexo oposto ou para afastar e assustar os seus predadores.

Outros motivos que fazem um lagarto alterar a sua cor é a necessidade de se comunicar com outros lagartos, ou ainda quando eles sentem alguma mudança na temperatura ou luz do local.

Quando encontram algum inimigo, o comportamento mais comum de um lagarto é fugir, no entanto, quando isso não é possível, o lagarto consegue inflar bastante ar para o seu corpo e dessa forma fica muito maior e assustador.

Uma das coisas mais comuns que um lagarto faz para distrair o seu inimigo é se desgrudar da sua cauda, e então a cauda no chão começa a se mexer e o inimigo fica totalmente distraído, e essa é a oportunidade perfeita para o lagarto fugir.

Habitat e Alimentação

A maioria das espécies de lagarto são consideradas ovíparos, ou seja, se alimentam principalmente de insetos.

No entanto, alguns podem se alimentar também de plantas e sementes, enquanto o dragão-de-komodo, por exemplo, é um lagarto carnívoro.

Para buscar os seus alimentos, os lagartos costumam escavar a terra, mas eles podem também ficar várias horas totalmente parados aguardando alguma presa aparecer em sua frente.

Os camaleões, por exemplo, são lagartos que conseguem aguardar por horas algum alimento aparecer, e não costumam fazer nenhum tipo de caça.

Como os lagartos são animais de sangue frio, logo eles preferem morar e se reproduzirem em locais com um clima mais quente.

Lagarto Habitat

Por isso, é muito comum encontrar lagartos em locais que possuem um clima tropical húmido ou ainda em desertos que são secos.

O local onde um lagarto vive pode ser muito variado, e algumas espécies podem viver na terra, enquanto outras embaixo da terra, ou ainda em árvores, ou até mesmo na água durante uma parte da sua vida.

E então o que você achou do conteúdo? Você já viu algum lagarto pessoalmente na sua vida? Conta para a gente nos comentários qual foi a sua impressão ou deixe aqui qualquer dúvida que tenha surgido durante a leitura!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *