Home / Animais / Como Tirar Caixa (Ninho) de Marimbondo Com Segurança?

Como Tirar Caixa (Ninho) de Marimbondo Com Segurança?

Os insetos são capazes de gerar muitos problemas para as pessoas. Dessa maneira, é bastante comum que esses animais construam ninhos perto de centros residenciais ou comerciais. O grande problema é que, quando o inseto em questão é perigoso, os riscos aumentam muito para quem vive por perto.

Esse é o caso do marimbondo, um inseto voador realmente perigoso que pode, em último caso, matar as pessoas com a sua picada. O animal gosta de fazer seus ninhos, também chamados de caixas, perto de fontes de água. Por isso é muito comum que o ninho do marimbondo apareça no verão, quando as pessoas montam piscinas e deixam a água parada por alguns dias. Assim, o marimbondo consegue acesso ao líquido que o mantém vivo, além de ter um ninho em posição privilegiada.

Em todo caso, o mais comum é que se tente retirar a casa do marimbondo assim que o problema é localizado. Porém, por vezes isso pode ganhar contornos mais complexos, sobretudo quando o ninho do inseto já está grade. Se é assim, como fazer para acabar com a caixa de marimbondo com segurança e sem infringir nenhuma lei? Se você quer saber mais sobre o assunto, veja as informações logo abaixo.

Como Tirar Caixa (Ninho) de Marimbondo Com Segurança?

O ninho de marimbondo pode incomodar muito as pessoas. Assim, o mais normal é que se tente acabar com o problema logo que eles surge. Contudo, com os nervos exaltados, é possível que as pessoas cometam erros graves ao tentar acabar com as casas de marimbondos.

Um deles envolve o uso de fogo para matar os animais, enquanto alguns tentam jogar remédios contra o ninho. A verdade é que nada disso é indicado, pois apenas faz com que o marimbondo fique mais nervoso e queira atacar. No fim das contas, com a forma errada de acabar com o ninho, é possível que você se machuque gravemente.

Ninho de Marimbondo
Ninho de Marimbondo

Uma das formas mais seguras de acabar com a casa de marimbondo, assim, é com a mangueira de jardim. Isso mesmo, você apenas terá de ficar relativamente longe do local, jogando água sobre a casa. Deixe que a força da água faça todo o serviço por você, sem deixar os marimbondos ainda mais exaltados. Em poucos minutos você acabará com a casa do inseto, mantendo a segurança do seu lar e sua integridade física. Portanto, se o objetivo é acabar com o ninho dos marimbondos, use a água.

O Que Fazer Quando Picado Pelo Marimbondo

Uma picada de marimbondo pode ser dolorosa, embora não seja mortal na grande maioria dos casos. De qualquer maneira, ninguém quer sentir dor e, assim, a forma mais eficiente de acabar com o problema e evitar que a picada tenha contornos mais complexos é seguindo o passo a passo de forma certa.

No caso, assim que o marimbondo picar, o recomendado é elevar a parte que foi picada e colocar gelo sobre o local o mais rapidamente possível. Lembre-se de que o gelo pode diminuir as chances de crescimento do edema, evitando problemas ainda maiores e mais graves.

Ademais, limpe o local com água e sabão; não é necessário usar álcool para fazer a limpeza. Você também não deve furar a ferida, caso cresça uma bolha ou algo do tipo na área picada. É recomendado ainda passar pomadas para acelerar a velocidade de recuperação, mas lembre-se de conhecer o material utilizado. É provável que a ferida desapareça por completo cerca de 2 a 3 dias depois da picada do marimbondo. Caso siga inchado ou com forte vermelhidão, vá até o centro médico o mais rápido possível.

Quando Acabar Com Ninho de Marimbondo

O ninho de marimbondo apenas pode ser atacado por você caso seja pequeno. Se a casa já estiver grande, o correto é chamar o corpo de bombeiros para retirar o ninho. Assim será possível manter a sua segurança, evitando problemas maiores. Em todo caso, o melhor momento para acabar com uma caixa de marimbondo realmente é quando o local ainda está começando a crescer.

Grande Ninho de Marimbondo
Grande Ninho de Marimbondo

Nessa fase o ninho é muito mais frágil e poderá ser retirado com certa facilidade. Você pode pegar um pedaço de madeira e quebrar o ninho, ou até mesmo jogar uma solução de água e sabão dentro do local. O mais recomendado é fazer isso à noite, quando os marimbondos costumam ser menos ativos. Vale lembrar que marimbondos nem sempre atacam as pessoas, fazendo isso apenas quando sentem alguma ameaça.

Dessa forma, se aproxime devagar e não faça movimentos muito bruscos. Além disso, não fale, já que o silêncio ajuda a manter os insetos mais controlados e calmos. Faça a ação de forma rápida, sem demorar tanto no local. Ao fim do processo, é provável que os marimbondos já estejam mortos ou não tenham mais casa. Nesse momento só animais que sobraram rumarão para outra área. Seu objetivo terá sido comprido.

Sintomas da Picada de Marimbondo

Uma picada de marimbondo pode ser bastante dolorosa, causando problemas para as pessoas que sofrem com isso. Assim, o melhor é seguir o passo a passo e cuidar da ferida o mais rápido possível. Use apenas os materiais indicados e não tente ser criativo na forma de lidar com o local do ataque.

Porém, você sabe quais são os sintomas da picada de um marimbondo? Para começar, o local da picada inchará e ficará vermelho. Isso porque há um extravasamento de plasma sanguíneo naquele local, causando o inchaço. Não se preocupe tanto, pois é normal que isso aconteça. Algo apenas estará errado quando você começar a ter febre, diarreia ou outros sintomas desse tipo.

Em alguns casos mais graves, a picada de um marimbondo chega até mesmo a causar dificuldade para respirar, o que pode ser um problema muito grave para quem já possui outras doenças ligadas ao sistema respiratório. O mais importante é manter a calma e não se desesperar, procurando o centro médico assim que possível – isso no caso de o problema aumentar para algo mais grave. Se houver apenas dor e inchaço no local da ferida, limpe-o e espere a dor passar.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *