Home / Plantas / O Que é Uma Célula Vegetativa? Reprodução Vegetativa?

O Que é Uma Célula Vegetativa? Reprodução Vegetativa?

Você sabe o que é uma célula vegetativa? Como ocorre a reprodução vegetativa? São fatores essenciais no desenvolvimento da plantas e acontecem e todas elas. 

As plantas são constituídas por células, as quais são conhecidas por células vegetativas.

Continue conosco para saber o que é uma célula vegetativa, como ocorre sua reprodução e muito mais! Confira. 

O que é uma Célula Vegetativa? 

A célula vegetativa está totalmente ligada ao desenvolvimento das plantas, sobretudo as que se desenvolvem de modo assexuado. 

São as angiospermas que desenvolvem as células vegetativas. Ela realiza funções vitais para o desenvolvimento da planta, de maneira não sexuada. 

Célula Vegetativa
Célula Vegetativa

Ela é responsável pelo desenvolvimento dos tecidos e determinadas partes do organismo das plantas. 

Elas são diferenciadas das demais e caracterizam-se sobretudo por serem diplóides. Desta maneira, diferenciam-se dos esporos. São maiores e possuem outra função. 

O tecido vegetativo é formado através das ações das células vegetativas. Desta maneira, tais células desenvolvem funções vitais para as plantas. 

Elas não necessitam dos gametas masculinos e femininos para reprodução. Tudo depende dos esporos, que tem a função de germinar e desenvolver as plantas. 

Célula, tecidos, órgãos e propágulos são desenvolvidos a partir da célula vegetativa. A célula generativa, quando depois da cetogênese, é individualizada e pode ser localizada no interior da célula vegetativa, que é maior e abriga outras células. 

Esporo das Plantas
Esporo das Plantas

Os esporos são capazes de gerar um novo indivíduo com características idênticas com a planta-mãe, que originou as outras e seguiu reproduzindo a espécie. 

É muito simples o processo, as plantas são capazes de se adaptarem às condições mais adversas. E como ocorre a reprodução vegetativa? Confira abaixo!

Como Ocorre a Reprodução Vegetativa?

A reprodução vegetativa é sobretudo assexuada e é muito utilizada na propagação de fungos, plantas e algas. Ela ocorre de maneira simples, por meio da fusão de dois elementos das plantas, o órgão vegetativo e também de algum brotamento. 

A reprodução vegetativa ocorre quando as hifas da planta se parte e crescem de forma independente, sem necessidade de um gameta. 

É fundamental no desenvolvimento de todas as espécies de plantas, algas e fungos, sem ela as espécies não conseguem se reproduzir e dificilmente sobreviveriam. 

Os vegetais se reproduzem de maneira assexuada, como foi dito acima, desta maneira, necessitam exclusivamente de suas próprias células para se desenvolverem e darem continuidade a espécies. 

diferente de muitos outros seres vivos, eles sobrevivem a partir da fotossíntese. Eles possuem a capacidade de se regenerar rapidamente. 

Como é o caso de muitas algas, que quando são rompidas, continuam a crescer e se desenvolver, até que dê origem a um novo indivíduo. 

São características únicas e próprias das plantas. Os humanos utilizam-se muito dessas determinadas particularidades das plantas, sobretudo na reprodução de clones. 

É cortado um pedaço da planta-mãe, de preferência no eixo entre o galho e o caule e assim a nova planta clone é desenvolvida. 

Se você tem uma planta que gosta muito na sua e deseja reproduzi-la, é muito simples. Confira as dicas abaixo!

Como Reproduzir uma Planta

Você precisará de uma tesoura e um pote com água. Corte a planta na sua extremidade, entre o caule e o galho. Raspe a extremidade até que o interior da planta seja visto, geralmente possui tons claros de verde e branco. Ela ficará sem a casca, então coloque-a em um pote com água e espere alguns dias até as raízes começarem a se desenvolver. 

Depois disso, basta levar a planta na terra e adaptá-la de acordo com suas devidas necessidades. Se ela precisar de sol, coloque-a em um local onde receba grande quantidade luz solar. É preciso se atentar em alguns fatores quando for cultivar uma planta, como por exemplo: 

Terra

A terra é fundamental para toda planta, é praticamente ela quem fornecerá subsídios e nutrientes para a planta viver. Então procure por terra rica em nutrientes e não existe um utilizar adubos, fertilizantes. 

Terras para Plantio
Terras para Plantio

Procure sempre por terra bem drenada, de modo que a água consiga fluir até chegar à raiz da planta. 

Água

A água é fundamental para todo ser vivo, depende do reino, espécie, grupo. Todos necessitam de água para sobreviver. 

Então atente-se às características da sua planta que você deseja reproduzir. Ela gosta de muita ou pouca água? Regá-la é uma das prioridades diárias, porém, existem plantas que não gostam de muita água e podem ser prejudicadas com o excesso. 

Regar as Plantas
Regar as Plantas

Lembre-se de nunca encharcar a terra, desta maneira você pode acabar afogando a planta. Sendo assim, é importante uma terra bem drenada e a quantidade ideal de água. 

Espaço

O espaço também é fundamental para o correto desenvolvimento da planta. Se há espaço na sua casa para cultivar em jardins, adapte a planta nele e veja se ela receberá a quantidade ideal de luz solar. 

Porém, para quem não tem espaço na residência, pode utilizar vasos ou jardineiras. Basta acomodá-los em um local e deixar que a planta se desenvolva com tranquilidade. Evite modificá-lo de lugar, tal fato atrapalha o desenvolvimento da planta. 

Luz Solar

A luz solar também é fundamental para o desenvolvimento das plantas, pois através dela que os vegetais realizam a fotossíntese e de fato se alimentam. 

Antes de cultivar uma planta, analise se ela gosta de muito ou pouco sol, se pode ou não ser cultivada na sombra e qual é quantidade ideal que ela deve receber por dia de iluminação solar. 

São cuidados específicos, porém muito simples que você deve tomar antes de cultivar qualquer planta. Afinal, elas são seres vivos e precisam sim de muito cuidado e atenção. 

Fotossíntese
Fotossíntese

Elas são capazes de enfeitar e embelezar qualquer ambiente. Sejam plantas que dão belas flores ou mesmo simples folhas. Fato é que qualquer planta traz mais vida ao lugar onde está. 

Se você deseja cultivar qualquer planta, ou mesmo uma em específico, acompanhe os posts do nosso site, por aqui existem muitas dicas, tutoriais, passo a passo de como cultivar diferentes espécies de plantas. 

Muitas são utilizadas para fins ornamentais, e por que você não enfeita sua casa com belíssimas flores? 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *