Home / Natureza / Quais os Sintomas de Intoxicação por Cloro?

Quais os Sintomas de Intoxicação por Cloro?

As férias estão chegando, e com ela piscina, diversão e muita alegria, mas e o cloro? Ele está presente em praticamente todas a s piscinas e claro, também na água que bebemos. 

O cloro é utilizado sobretudo para a limpeza e purificação da água, no extermínio de diferentes bactérias, no entanto, se não for aplicado da maneira correta, ou se algum humano tem contato direto com o produto, pode sofrer intoxicação e decorrentes sintomas. 

Para saber quais são esses sintomas causados pela intoxicação por cloro e como se prevenir deles, continue acompanhando o artigo e confira as dicas e muito mais! 

Intoxicação Por Cloro: Quais São Os Sintomas?

É preciso ficar atento, sobretudo em época de férias, onde as piscinas, banhos e saunas são frequentemente utilizados.

O cloro, se utilizado da maneira correta, pode ser muito benéfico, já que é um potente veneno contra bactérias que se acumulam na água, porém, se entrar em contato diretamente com a pele ou com alguns sensores sensitivos humano (boca, nariz, olhos) pode causar sérios sintomas.

Mas afinal, quais são os sintomas que uma intoxicação por cloro pode causar? Veja abaixo! 

  • Irritação e vermelhidão na pele;
  • Coceira excessiva em determinados lugares do corpo;
  • Afeta a tireoide
  • Inflamações
  • Problemas digestivos
  • queimaduras

Esses são apenas alguns sintomas e graves doenças que a intoxicação por cloro é capaz de causar no corpo humano. 

Por isso é preciso atenção, sobretudo com as crianças, que decorrentemente pegam na mão a pastilha de cloro sem sabor do que se trata. Sendo assim, os riscos de intoxicação são muito maiores. 

A utilização do cloro em diferentes piscinas é controlada e muito bem regulamentada, o problema é quando ele é utilizado de maneira errônea.

Intoxicação Por Cloro
Intoxicação Por Cloro

Tal fato prejudica muitos os banhistas. Pois se não há um tempo de espera, entre o tratamento com cloro e o banho, a pessoa que entrar em contato com o cloro será gravemente afetada. 

Além disso, o cloro é muito forte, além de causar diferentes tipos de intoxicação, ele ainda mancha camisetas, desbota toalhas, etc. 

O cloro pode causar intoxicação não apenas nas piscinas, mas também em saunas, tendo em vista sua utilização e liberação em forma de vapor. sendo assim, ele afeta do mesmo jeito as pessoas que estão no ambiente. 

É claro, um pouco, pequena quantidade, não é capaz de causar intoxicação, mas se o uso for exagerado, pode sim causar graves consequências. 

Por isso é preciso atenção e saber como se prevenir de decorrentes contatos com o cloro, que podem ser extremamente prejudiciais à saúde humana. 

Como Se Prevenir Da Intoxicação Causada Pelo Cloro?

Colocando Cloro na Piscina
Colocando Cloro na Piscina

Para evitar a contaminação e futuras consequências, o cloro deve ser utilizado com cautela, sempre deve ter um tempo entre o tratamento e a utilização do ambiente. 

Isso porque ele é tóxico e o contato direto, seja com a pele ou com boca,nariz e olhos, pode causar graves danos. 

Então para se prevenir e ficar alerta contra decorrentes contaminações, veja as dicas abaixo! 

  • Evitar exposição direta com o cloro. Nadar em água que acabou de ser tratada com cloro é muito perigoso, ainda mais quando a pessoa fica totalmente exposta ao sol. Então de alguma forma nade em água com cloro e fique exposto a iluminação solar; 
  • Se você vai à academia, ou pratica natação, saiba que as piscinas também são tratadas com cloro, tanto ambiente fechado quanto aberto. Em ambiente fechados (como é o caso de academias), o cloro é utilizado em grande quantidade, tendo em vista o número de pessoas e de microorganismos que passam por ela. Sempre que sair da piscina, tome um banho para eliminar o cloro do corpo;
  • Em piscinas com ambientes abertos, a quantidade de cloro deve ser reduzida. Isso para evitar contaminação e recorrentes problemas na saúde dos banhistas; 
  • É imprescindível o banho após o uso de piscinas com cloro, ele reduz drasticamente as chances de uma intoxicação;
  • Evite saunas e afins com excesso de cloro;
  • Evite tomar banho em água muito quente;
  • Utilize filtros de água.

Alguma vez você já deixou a piscina e ficou exposto à luz solar e sentiu uma coceira no corpo? Esse é o cloro agindo, ele reage de diferentes maneiras no nosso organismo, por isso é fundamental retirá-lo o quanto da pele. 

Siga as dicas acima para se prevenir e ficar livre de diferentes intoxicações causadas pelo cloro.

Abaixo, você pode conferir os primeiros socorros caso aconteça algum tipo de intoxicação. 

Intoxicação: O Que Fazer?

Infelizmente as intoxicações podem acontecer por diferentes causas e é preciso estar muito atento quanto aos seus efeitos e as devidas ações preventivas. 

Uma intoxicação pode ser causada por diferentes substâncias e elementos, desde simples comidas estragadas, cloro, fezes, drogas, até produtos químicos. Em todo caso, o tratamento deve ser acelerado e imediato. 

Saber qual a origem da intoxicação é fundamental para um tratamento efetivo, se a pessoa foi intoxicada por algum alimento, ou produto, é preciso analisar e estar atento aos possíveis tratamentos e curas. 

Se a intoxicação for imediata e não tiver nenhum especialista por perto, o mais indicado é que procure um. Mas até não encontrá-lo, você pode: 

  • Lavar o local afetado com água límpida e corrente;
  • Utilizar panos úmidos para amenizar a dor ou coceira;
  • Provocar vômito para eliminar substâncias;
  • Recorrer ao atendimento médico urgente.
    Cloro na Piscina
    Cloro na Piscina

Vale lembrar que caso a intoxicação ocorre por produtos químicos ou substâncias desconhecidas, não é indicado causar o vômito, tendo em vista que a substância pode se espalhar facilmente por todo o sistema digestório e causar ainda mais complicações. 

Alargar e afrouxar as roupas pode estimular a circulação sanguínea e ajudar no tratamento preventivo, além disso, é muito importante levar a pessoa em um lugar arejado, onde ela consiga respirar com tranquilidade. 

Manter a calma é fundamental e buscar ajuda médica o quanto antes é o mais indicado, pois o profissional saberá como recorrer aos diferentes sintomas. 

Fique atento e não deixe nenhum tipo de intoxicação estragar as suas férias. Aproveite, nade, mas sempre com cuidado e atenção! 

Gostou do artigo artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Amêndoas Torradas Na Assadeira

Quanto Tempo Para Torrar Amêndoas? Como Fazer?

Cozinhar é algo muito prazeroso, principalmente quando sabemos as técnicas corretas que devem ser utilizadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *