Home / Natureza / Quais as Principais Fontes de Cloro? Onde Ele É Encontrado?

Quais as Principais Fontes de Cloro? Onde Ele É Encontrado?

Quando falamos em “cloro” pensamos no mesmo momento em cloro de piscina, não é mesmo? Mas a verdade é que existe um outro tipo de cloro que também está presente em nosso corpo e é essencial para desempenhar atividades vitais em nosso organismo.

Basicamente, podemos dizer que o cloro é secretado em nosso estômago e ajuda no processo de digestão dos alimentos e também no momento de ativar diversas enzimas necessárias para o funcionamento pleno do nosso organismo.

Cloro na Piscina
Cloro na Piscina

Dessa maneira, o cloro precisa ser estudado mais a fundo para que a gente consiga entender exatamente como ele funciona em nosso corpo, mesmo que muitas pessoas nem saibam que temos cloro em nosso corpo.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o cloro presente em nosso organismo. Dessa maneira, continue lendo o texto para entender um pouco mais quais são as fontes de cloro que temos no dia a dia e na natureza; ou seja, onde o cloro pode ser especificamente encontrado.

Fontes de Cloro – Onde é Encontrado?

Entender as fontes de cloro que temos disponíveis é essencial justamente para que você saiba onde adquiri-lo caso o seu corpo esteja com deficiência de cloro, por exemplo.

Dessa maneira, podemos dizer que existem 3 principais fontes de cloro nos alimentos que consumimos no dia a dia: cloreto de sódio, frutos do mar e ovos. Porém, a grande verdade é que tudo irá depender da maneira que você consome o alimento e também das capacidades de absorção que o seu corpo possui.

Além de tudo isso, não basta que você saiba quais são as fontes de cloro que temos disponíveis, mas também é importante que você entenda como cada uma dessas fontes funciona e, consequentemente, entenda também um ponto mais sobre as características de cada uma delas.

Portanto, vamos falar um pouco agora sobre as fontes de cloro que temos disponíveis no dia a dia. Assim, continue lendo o texto até o fim para conseguir entender algumas características importantes que essas fontes possuem e muito mais informações essenciais!

Cloreto de Sódio

Quando falamos em “cloreto de sódio” pode não ficar tão claro assim qual alimento estamos citando; porém, a verdade é que o cloreto de sódio nada mais é do que o sal de cozinha que estamos acostumados a usar no dia a dia, e é exatamente por isso que essa fonte de cloro pode ser considerada muito acessível.

Assim, a primeira fonte de cloro que podemos citar é o sal; isso porque ele possui uma concentração bem considerável de cloro e, dessa maneira, pode ser uma boa escolha de alimento caso você esteja procurando uma forma barata de repor cloro no seu organismo.

Porém, é importante prestar atenção. Você apenas deve fazer reposição de cloro se o seu corpo precisar, e ao mesmo tempo o consumo exagerado de sódio pode trazer alguns problemas de saúde que poderão piorar tudo, como por exemplo: aumento da pressão arterial e problemas nos rins.

Pensando por esse lado, fica claro que devemos pensar bem no que fazer antes de sair consumindo muito sódio por aí. É sempre bom consultar um médico para entender quais são suas necessidades diárias de sódio e também de cloro, de modo que você não consuma nada em excesso, evitando problemas de saúde.

Frutos do Mar

Frutos do mar são alimentos que geralmente custam um pouco mais caro e também podem ser mais difíceis de serem encontrados, justamente por conta de todo o processo envolvido em pescar o alimento, conservar e depois levar para as prateleiras.

Porém, podemos considerar que esse esforço e preço valem a pena quando paramos para analisar o valor nutricional que os frutos do mar possuem.

Isso porque, assim como o sal, os frutos do mar também são uma excelente fonte de cloro para o corpo. Assim, ao consumir peixes e outros animais marinhos você estará consequentemente consumindo mais cloro para o seu corpo absorver.

Frutos do Mar Diversos
Frutos do Mar Diversos

Porém, assim como o sal, os frutos do mar não podem ser consumidos em excesso. Caso você consuma frutos do mar em excesso a tendência é que seu corpo acabe acumulando mais mercúrio (muito presente em animais marinhos) e isso é realmente algo muito negativo para o corpo.

Dessa maneira, devemos levar em consideração que os frutos do mar são uma excelente fonte de cloro caso você precise fazer uma reposição, mas ao mesmo tempo são uma má ideia quando consumidos em excesso, assim como tudo na vida.

Agora que já vimos duas fontes interessantes de cloro para o corpo, vamos ver uma última fonte que também é muito boa e vem de um alimento extremamente rico nutricionalmente.

Ovos

Os dois alimentos que citamos anteriormente são excelentes fontes de cloro para o corpo de maneira geral, mas não podem ser consumidos em excesso pois poderiam dar problemas de pressão ou até mesmo excesso de mercúrio no corpo, respectivamente.

Porém, um terceiro alimento que funciona como uma excelente fonte de cloro e pode ser consumido em maior quantidade é o ovo. A verdade é que esse alimento também não deve ser consumido em excesso, mas você deve consumir uma quantidade muito maior de ovo do que de sal ou frutos do mar para que isso seja considerado um excesso.

Ovos Caipiras e Brancos
Ovos Caipiras e Brancos

Pensando por esse lado, o ovo pode ser a melhor opção caso você esteja pensando em consumir um pouco mais de cloro para repor alguma necessidade do corpo, e ao mesmo tempo queira um alimento rico nutricionalmente que não traz problemas para o organismo caso consumido em grande quantidade; já que o ovo é rico em proteínas e também gorduras boas.

Portanto, esses são os alimentos considerados fontes de cloro mais famosos e mais simples de se encontrar. Como sempre, recomendamos que você faça exames periódicos para entender os seus níveis de cloro no corpo, já que tudo em excesso faz mal e por isso um médico é necessário para fazer o acompanhamento de todo esse processo da melhor maneira possível.

Aprendeu com esse artigo e quer aprender ainda mais? Leia também: Ficha Técnica do Cacto: Raiz, Folhas e Caule

Veja também

Quais os Benefícios da Folha de Fumo?

O Tabaco, de nome científico Nicotiana Tabacum, pertence à família das Solanaceae, e que também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *