Home / Plantas / Ficha Técnica do Cacto: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica do Cacto: Raiz, Folhas e Caule

Quem pensa que todas as plantas são iguais está muito enganado, já que na verdade elas são muito diferentes umas das outras, e isso fica bem perceptível quando paramos para estudar uma determinada planta de maneira mais específica, já que assim podemos entender quais são suas características únicas, por exemplo.

Por esse motivo, é cada vez mais comum (e também muito recomendado) estudarmos um pouco mais sobre cada uma das espécies de plantas que temos no planeta, já que dessa maneira conseguimos entender como cada uma delas funciona de maneira única.

O cacto é bem famoso já que essa é uma espécie vegetal considerada muito bonita e interessante pelas pessoas, principalmente por conta de sua aparência curiosa para muitas pessoas e os locais inóspitos que ele consegue viver.

Porém, a grande verdade é que ninguém realmente entende sobre o cacto da maneira que deveria, já que essa planta é dividida em muitas partes interessantes e a grande maioria das pessoas nem sabe disso.

Pensando dessa forma, neste artigo iremos falar de maneira mais específica sobre o cacto. Assim, continue lendo o texto para entender tudo o que há de mais interessante sobre a raiz, as folhas e o caule dessa planta, além de saber diversas curiosidades!

Raiz do Cacto

As raízes são uma das partes essenciais de qualquer planta, principalmente quando levamos em consideração que é por meio delas que a planta começa a ter estabilidade e se desenvolve ao longo da vida, o que faz com que seja extremamente importante entender mais sobre a raiz da espécie que você está estudando, já que cada planta possui um tipo diferente de raiz.

Em primeiro lugar, podemos dizer que as raízes do cacto não costumam ter grande profundida como as raízes de outras plantas, e por esse motivo ela fica geralmente mais perto da superfície da terra, não criando uma estabilidade tão grande assim.

Em segundo lugar, essa é na verdade uma capacidade adaptativa do cacto, já que por meio das raízes ele consegue absorver água, algo que acontece bem raramente já que essa espécie costuma viver em áreas inóspitas com pouca disponibilidade água.

Por fim, apesar de serem rasas as suas raízes são responsáveis por conseguir obter água e também conseguem dar estabilidade ao cacto de maneira que ele consiga continuar sobrevivendo.

Portanto, agora você já sabe muito mais informações sobre as raízes dessa planta tão interessante, não é mesmo?

Folhas do Cacto

Folhas do Cacto
Folhas do Cacto

Além das raízes existe uma outra estrutura muito importante para qualquer planta: as folhas. Apesar de muitas pessoas nunca terem reparado, o cacto é uma planta rica em folhas, e por esse motivo devemos também estudar essa estrutura para entender um pouco mais como ele funciona.

Em primeiro lugar, os cactos possuem sim folhas mas elas costumam ser bem pequenas quando comparadas ao tamanho geral da planta, de maneira que acabam passando despercebidas.

Em segundo lugar, é comum que as folhas vão caindo conforme os cactos crescem, de maneira que ao chegar na fase adulta não reste mais nenhuma folha no cacto.

Além de tudo isso, um número bem grande de espécies de cactos não possuem folhas, e por isso podemos dizer que a presença de folhas não é de maneira alguma uma regra para os cactos, mas na verdade é uma exceção.

Logo, agora você já sabe também que, apesar de raro, alguns cactos possuem sim folhas em sua composição e por esse motivo se diferem ainda mais da maioria das espécies!

Você já sabia essa informação interessante ou você também fazia parte do grande grupo de pessoas que pensavam que nenhum tipo de cactos possuía folhas?

Caule do Cacto

Caule do Cacto
Caule do Cacto

Engana-se quem pensa que todos os cactos são iguais, já que na verdade cada planta possui um tipo de cacto diferente e por esse motivo devemos estudar seus caules de maneira separada para que seja possível entender um pouco mais.

Antes de mais nada, já podemos dizer que o caule do cacto é também chamado de cladódio, já que ele possui algumas características específicas que acabam por diferenciá-lo de outras espécies de cactos.

Assim, vamos listar agora algumas características desse tipo de caule que você provavelmente ainda não conhece.

  • Também conhecido como caule aéreo modificado e é exatamente por isso que recebe esse nome;
  • Esse caule é aéreo justamente para que ele consiga absorver água e levar sais minerais ao cacto, o que é mais uma das suas características de adaptação ao meio ambiente em que ele vive;
  • Além de tudo isso, o caule não é apenas aéreo para armazenar água, mas também para fazer a fotossíntese de maneira mais eficaz;
  • Se diferencia do caule conhecido como rizoma, já que o rizoma costuma ficar rente ao solo, e não de forma aérea.

Logo, essas são características muito importantes sobre o caule dos cactos que você muito provavelmente não sabia. Você já sabia da existência do cladódio?

Curiosidades Sobre Cactos

Por fim, agora que você já sabe tudo o que há de mais importante sobre as estruturas dos cactos, vamos aprender um pouco mais sobre curiosidades sobre os cactos que você provavelmente ainda não sabe!

  • Assim como os cactos, as plantas conhecidas como suculentas também costumam guardar água dentro de seu corpo;
  • Além das estruturas que já citamos anteriormente aqui no texto, também devemos nos lembrar de que os cactos possuem espinhos, o que é uma característica típica;
  • Existem mais de 2.000 espécies de cactos na natureza, e por isso eles podem ser muito diferentes uns dos outros;
  • Alguns cactos podem acabar dando frutos que são comestíveis, o que é algo extremamente interessante.

Portanto, essas foram algumas curiosidades sobre os cactos que você provavelmente só descobriu agora, não é mesmo? Nos conte se você já sabia alguma dessas curiosidades!

Gostou desse tipo de artigo e gostaria de ler mais coisas sobre Ecologia de muita qualidade e fácil entendimento? Que bom, pois aqui temos diversos textos dessa maneira para você ler. Assim, confira aqui mesmo no Mundo Ecologia: Por que o Canguru Tem Uma Bolsa? Qual a Sua Utilidade?

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *