Home / Natureza / Curiosidades Sobre as Rosas e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre as Rosas e Fatos Interessantes

As rosas são as flores mais comercializadas no mundo, esse fato se dá devido à representação que a mesma proporciona, sendo um símbolo do amor e da beleza.

As rosas sempre estão presentes nos momentos mais importantes da vida das pessoas, principalmente naquelas momentos que tornar-se-ão inesquecíveis, tal como um aniversário, uma cerimônia ou um evento que irá tatuar nas linhas do tempo lembranças que jamais serão esquecidas.

Além de ser um importante item que confere paixão aos envolvidos, a rosa também é usada para ornamentar ambientes e jardins, fornecendo uma estonteante beleza que torna os locais visualmente agradáveis, não obstante cheirosos.

As rosas também são amplamente utilizadas como forma de presentear alguém, já que, como dito, conferem amor através de um simples gesto, que representa tudo o que uma pessoa quer dizer à outra quando as palavras faltam ou não são o suficiente para expressar o que se sente.

Seja para comércio, seja para presentear, seja para ter, as rosas são flores que compõe a história do ser humano, já que as mesmas vem sendo utilizadas desde tempos imemoráveis como adornos de lares e ambientes.

Rosa, apesar do nome, pode ser de coloração branca, amarela ou vermelha, e cuidar de suas plantas nunca foi tão fácil, pois aqui em nosso site é possível aprender tudo o que existe para criar uma roseira de rosas estupendas. Por isso, gostaríamos que aproveitasse a leitura e acesse alguns de nossos outros artigos:

Curiosidades Únicas Sobre As Rosas Que Você Não Conhece

A Maior Roseira do Mundo
A Maior Roseira do Mundo

A imagem mostra a maior roseira que o homem tem conhecimento de que já tenha existido no mundo, e essa roseira fica em Tombstone, no Estado do Arizona, nos Estados Unidos da América. Atualmente, esse é o recorde mundial, pois a roseira se estende por mais de 8 mil metros quadrados. Essa roseira ainda existe atualmente, mas seu início foi em 1884!

Muitas pessoas acreditam que existam rosas negras, o que não é verdade, pois o tipo de rosa mais escuro que existe é uma variação da rosa vermelha. A famosa “The Black Rose of Turkey” nada mais é do que uma invenção da internet.

Apesar de existirem mais de 100 espécies de rosas selvagens em quase incontáveis números de subespécies e gêneros, todas elas tendem a possuir 5 pétalas ou mais, exceto a Rosa sericea, que possui apenas 4 pétalas.

É Difícil Plantar e Manter Uma Roseira Em Casa?

Afinal, não é somente através de floriculturas que é possível ter uma rosa ou uma roseira, pois é altamente viável plantá-las no quintal de casa ou em vasos, onde as únicas exigências são importantes manutenções e atenções diárias para fazer com que a rosa cresça e floresça de forma plena. Quer saber como faz isso? Acompanhe aqui!

Uma roseira exige apenas um solo limpo e bem adubado, e por mais que falem que as plantas não exigem muita atenção, verifique todos os dias o seu crescimento, para verificar o aparecimento de insetos, de manchas nas folhagens, de retenção de água no solo e várias outras coisas que podem impedir a rosa de crescer lindamente.

Quando as roseiras estiverem crescendo, é necessário fazer a poda de galhos, folhas e ramificações desnecessárias que vão se criando na roseira.

Não plante uma roseira perto de muros, nem em locais com muito sombreamento, e se possível, plante a rosa em uma elevação do solo, para eliminar a possibilidade de acúmulo de água, e ao mesmo tempo, não regue demais as rosas, apenas algumas vezes durante o dia, dependendo da incidência do sol. O solo úmido remove o oxigênio do mesmo, matando a planta dessa forma.

Fatos Interessantes Sobre As Rosas

A roseira não deixa de ser uma planta, apesar de que apenas suas flores são aproveitadas de inúmeras formas, mas esse fato faz com que a mesma venha a produzir frutos, e é daí que vem o chamado fruto-da-rosa, desprezado por muitas pessoas.

Uma das atividades mais realizadas no plantio de rosas, é remover as sementes das mesmas enquanto essas se encontram em pequenas saquinhos na roseira, cuja função, quando não removidos, é de se tornar o que vem a ser o fruto da rosa, que pode ser ingerido e espalhado por animais.

O fruto-da-rosa é rico em vitaminas, principalmente Vitamina C, e é um dos principais elementos que fazem com que as rosas se distribuam pela natureza, além de insetos e pássaros polinizadoras, tais como beija-flores e as abelhas.

O perfume da rosa pode ser extraído através de glândulas microscópicas presentes em suas pétalas, e as fragrâncias variam de acordo com a cor e espécie da rosa. Não obstante, várias espécies híbridas foram criadas para promover não uma bela aparência para a rosa, mas velos aromas.

Informações Gerais Sobre As Rosas

  • Algumas espécies de rosas podem alcançar até 7 metros de altura.
  • As rosas selvagens possuem 5 pétalas, diferentemente das híbridas.
  • Algumas rosas são comestíveis e fazem parte da dieta de alguns animais, como os cervos, apesar de conter espinhos duros e afiados.
  • Rosas com marcas nas pétalas indicam a presença de bactérias e fungos.
  • As rosas tentam desabrochar o máximo que podem para atrair insetos polinizadores, e depois que são polinizadas, as mesmas entram em processo de definhamento, pois sua função natural já foi alcançada e ela não tem mais motivo nenhum para se sentir viva.
  • Uma boa forma de fazer com que as rosas permaneçam viçosas e duradouras, é protegendo-a de doenças e insetos polinizadores.
  • As rosas levam décadas para expirar, e casos mostram que algumas rosas vivem até mesmo há milênios.
  • Apesar da aparência delicada, as rosas são extremamente resistentes ao frio e ao calor, e só vem a sofrer com fatores abióticos se estiverem contaminadas por fungos, caso contrário, resistirão veementemente na natureza.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *