Home / Natureza / O Que São Rochas e Minerais? Onde eles São Encontrados?

O Que São Rochas e Minerais? Onde eles São Encontrados?

Rochas e minerais estão à nossa volta o tempo todo! Eles nos ajudam a desenvolver novas tecnologias e são usados ​​em nossas vidas cotidianas.

Nosso uso de minerais e rochas inclui:

  • Material de construção;
  • Fabricação de cosméticos;
  • Fabricação de carros;
  • Construção de estradas;
  • Fabricação de eletrodomésticos.

Para manter um estilo de vida saudável e fortalecer o corpo, os seres humanos precisam consumir minerais diariamente. Rochas também desempenham um papel valioso em sistemas naturais.

Esses materiais são importantes para aprender sobre as estruturas e sistemas da terra. O estudo desses objetos naturais incorpora uma compreensão das ciências da terra, química, física e matemática.

Objetos naturais, como rochas e minerais, contribuem para a beleza e maravilha dos Parques Nacionais. Estes devem ser deixados como foram encontrados, para que outros possam experimentar um senso de descoberta.

Vamos entender mais acerca do assunto? Então, acompanhe o artigo que segue abaixo.

O Que São Rochas e Minerais?

Os Minerais

Os minerais são formados por materiais sólidos, naturais e inorgânicos que tiveram origem no magmaEles também podem ser formados por alterações que já existem e formam outros materiais.

Cada mineral possui uma estrutura química definida que depende inteiramente de sua composição. Assim, possui propriedades físicas únicas dos seus processos de formação.

Os minerais ordenaram átomos. Esses átomos estão formando uma célula elementar que se repete por toda a estrutura interna. Essas estruturas dão origem a certas formas geométricas que, embora nem sempre a olho nu, existem.

As células unitárias formam cristais que são agrupados e formam uma estrutura de rede ou malha cristalina. Esses cristais que formam minerais o fazem muito lentamente. Quanto mais lenta a formação de um cristal, mais ordenadas são as partículas e, portanto, melhor seu processo de cristalização.

Os cristais são formados ou crescem dependendo dos eixos ou planos de simetria. Os sistemas cristalinos estão agrupando os 32 tipos de simetria que um cristal pode terContamos alguns dos mais importantes:

  • Regular ou cúbico;
  • Trigonal;
  • Hexagonal;
  • Monoclínico;
  • Tetragonal.

Assim, dentro do que são rochas e minerais podemos dizer que os cristais não são isolados, mas formam agregados. Se dois ou mais cristais estão crescendo no mesmo plano ou eixo de simetria, é considerada uma estrutura mineral chamada macla. Um exemplo da macla é o quartzo de cristal de uma rocha. Se o mineral cobrir a superfície da rocha, formará um druso ou dendrito. Por exemplo, pirolusita.

Pelo contrário, se o mineral é cristalizado na cavidade de uma rocha, são formadas estruturas conhecidas como geodos. Esses geodos são comercializados em todo o mundo por sua beleza e decoração. A olivina é um exemplo claro dessa formação.

Classificação dos Diversos Tipos de Minerais

Existem diferentes critérios para classificar os minerais. Vamos começar com o primeiro. Dependendo da composição desses materiais, eles podem ser classificados de uma maneira mais simples e serem divididos em:

  • Metalíferos – São aqueles que foram formados a partir de magma e são minérios de metais. Os mais conhecidos são cobre e prata, limonita, magnetita, pirita, blenda, malaquita, azurita ou cinábrio, entre outros;
  • Não metais – Nos não-metais, temos silicatos, cujo principal componente é a sílica. Eles são formados a partir do magma da astenosfera. São minerais como olivina, ecológico, talco, moscovita, quartzo, ortose e argila. Também temos sais minerais, que são formados a partir dos sais que precipitam quando a água dos mares e oceanos evapora. Eles também podem ser formados a partir da recristalização de outros minerais. São formados por precipitação. Por exemplo, temos calcita, halita, silvina, gesso, magnesita, anidrita, entre outros.

Finalmente, temos outros minerais com vários componentes. Estes foram formados através de magma ou recristalização. Encontramos fluorita, enxofre, grafite, aragonita, apatita e calcita.

As Rochas

Ainda dentro do conceito do que são rochas e minerais, temos as rochas como formação de agregados de minerais ou de um único mineral. Do primeiro tipo, temos granito e, de um mineral, temos o sal de gema como exemplo. A formação rochosa é um processo muito lento e segue processos diferentes.

Dependendo das origens das rochas, elas são classificadas em três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas. Essas rochas não são permanentes, mas estão em constante evolução e produzindo mudanças.

Obviamente, são mudanças que ocorrem em um tempo geológico. Ou seja, em uma escala humana, não veremos uma formação de rocha nem a veremos completamente destruída. Contudo, elas têm o que é conhecido como ciclo da rocha.

Rochas Ígneas

Rochas ígneas são aquelas que se formaram a partir do resfriamento do magma que vem de dentro da Terra. Possui uma parte fluida do manto, conhecida como astenosfera. O magma pode esfriar por dentro e pela força da crosta terrestre. Dependendo do local onde o magma esfria, os cristais se formarão de uma maneira ou de outra, e em velocidades diferentes, dando origem a várias texturas, como:

  • Granulado – Quando o magma esfria lentamente e os minerais cristalizam com grãos visíveis e de tamanho muito semelhante;
  • Pórfiro – Nesse sentido, ocorre quando os magmas esfriam em momentos diferentes. A princípio, ele começa a esfriar lentamente, mas depois cada vez mais rápido;
  • Vítreo – Também é conhecida como textura porosa, sendo o resfriamento dos magmas feito de forma extremamente rápido. Dessa forma, os cristais não são formados, mas têm a aparência de vidro.
    Rochas Ígneas
    Rochas Ígneas

Rochas Sedimentares

Você está descobrindo o que são rochas e minerais, não? Então, vamos ver agora como são as ditas rochas sedimentares. Estas são aqueles que são formadas a partir de materiais provenientes da erosão de outras rochas.

Rochas Sedimentares
Rochas Sedimentares

Os materiais são transportados e depositados no fundo de rios ou mares. Quando se acumulam, dão origem aos estratos. Através de alguns processos como litificação, compactação, cimentação e recristalização, essas novas rochas são formadas.

Rochas Metamórficas

Rochas Metamórficas
Rochas Metamórficas

São aquelas se formam por meio das outras rochas sedimentares que passaram por processos de transformação física e química. São os agentes geológicos, como temperatura e pressão, que as modificam. Portanto, o tipo depende do mineral e do grau de transformação que sofreu devido a agentes geológicos.

Agora deu para entender bem todo o processo da formação e como são as rochas e minerais? É algo bem interessante, não? Agora, quando você ver algo do tipo, conhecerá melhor o que está por trás de sua existência.

Veja também

Poço de Bertha Rogers

Qual a Maior Profundidade Que o Homem Já Perfurou na Terra?

Não é novidade para ninguém que o nosso planeta e todos os fenômenos naturais que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *