Home / Plantas / Rosas Exóticas: Nomes e Fotos

Rosas Exóticas: Nomes e Fotos

Há muitos e muitos séculos que as pessoas utilizam as flores para diversos motivos. Em alguns tempos, foram mais utilizadas como uso ornamental, também tiveram sua participação de grandes receitas e curas medicinais, e por determinadas culturas eram de uma estima gigante e com preço incalculável.

Um exemplo, é que quando os espanhóis chegaram no México, as populações indígenas os encheram de flores, pois acreditavam que eles eram mandados de seus deuses. Flores eram o presente mais valioso que eles tinham, mais até que o próprio ouro. Uma das flores que participou da maioria desses eventos e que é muito conhecida é a rosa.

Ela é muito popular há muito tempo já, e mantém sua fama até hoje. Existem diversas espécies de rosas, muitas que nem ao mesmo conhecemos. E também há as espécies exóticas de rosas. E é sobre elas que iremos falar no post de hoje, mostrando mais suas características e seus nomes científicos. Tudo isso com fotos!

As Rosas

Como já dito anteriormente, a rosa é uma das flores mais conhecidas e que vem sendo cultivada desde a Antiguidade pelo homem, mas que diretamente na natureza é muito mais antiga. Elas marcaram eventos de extrema importância na história mundial, e hoje em dia costumam marcar a relação de amor e apaixonados. Uma simples forma de declaração utilizada em muitos casos, não somente para namorados.

Elas fazem parte do gênero Rosaceae, no qual possui cerca de mais de 100 espécies. Elas são solitárias, logo, só se encontra uma única flor, a quantidade de pétalas nela varia de espécie para espécie, começando normalmente em 5 e podendo passar de 45. As folhas são simples, e costumam estar em pares paralelas uma a outra, uma em cada lado. Além disso, algumas possuem espinhos na extensão do caule, enquanto outras não.

A coloração mais conhecida da rosa é, contrariamente ao seu nome, a vermelha. Entretanto, é possível encontrar diversas outras cores como preto, amarelo, rosa, branca, azul e outras. Isso porque elas foram sofrendo evolução e alterações com o tempo, principalmente através dos cruzamentos mais diferenciados acontecidos. Para nós, cada rosa representa um sentimento. Por exemplo:

  • Rosas brancas indicam inocência, pureza e paz.
  • Rosas “rosas”: indicam muito o feminino, até o útero em algumas culturas.
  • Rosas vermelhas: paixão e amor.
  • Rosas laranjas: entusiasmo e desejo.
  • Rosas azuis: confiança, harmonia e afeto.
  • Rosas verdes: esperança.

Rosas Arco Íris

Isso não é brincadeira. Existe uma rosa chamada de Rosa Arco Íris, e ela pode custar bem cara. Infelizmente, ela não veio da natureza dessa forma. O holandês Peter Van de Werken foi o primeiro a realizar a experiência e patenteá-la. Ainda não há certeza se era assim que ele fez o processo, mas consiste em drenar a rosa, até ela ficar desidratada, e depois coloca-la em uma água com corantes artificiais.

Só é possível realizar esse processo com flores brancas e apenas algumas espécies de rosas brancas, e elas possuem um tempo de vida bem menor que as outras rosas naturais, por se tratar de um processo artificial. Quem cultiva, acredita que a melhor espécie para realizar o processo é a Vendela. Acredita-se que esse método existe há mais de um milênio, o que é algo impressionante.

A original possui as 7 cores do arco íris, entretanto, é possível fazer e deixa-la de outras cores. Porém, é impossível de deixa-las brancas ou pretas. Elas deixam qualquer um hipnotizado, e são ótimas para expressar diversos sentimentos para as pessoas por serem muito alegres. Ótimas para desejar feliz aniversário para alguém!

Rosas Negras de Halfeti

Enquanto que uma exala muitas cores, essa traz uma “escuridão”. Essas rosas são turcas e possuem uma cor negra, que até mesmo parece que foram pintadas com spray. Diferente das arco íris, elas são completamente naturais e possuem um atrativo gigantesco para qualquer um.

De longe parecem ser completamente negras, entretanto são uma coloração que é possível ver que tem vermelho misturado. Só florescem no período do verão, e também em pouquíssima quantidade, na aldeia turca de Halfeti, e por isso seu nome. Sua coloração vem principalmente devido ao nível do pH da água dos solos dessa região.

Alguns acham incríveis a coloração, e a representam com o simbolo de mistério e paixão. Já outras pessoas acham que ela traz má sorte e relaciona com a morte. De qualquer forma, essas rosas negras estão entrando em ameaça de extinção, já que Halfeti está sendo abandonada. O maior motivo é que a barreira que segurava o rio se quebrou, e invadiu toda água na aldeia. Muito está sendo tentado, e as rosas negras estão lentamente voltando ao normal quanto à sua população.

Rosa Abracadabra

Não, essa rosa não faz nenhum tipo de magia ou algo do tipo. Na realidade, se trata de uma rosa híbrida, ou seja, uma espécie que veio através da polinização entre duas espécies diferentes de rosas. Essa rosa tem origem na Alemanha, e por aqui é considerada bem rara e cara o seu cultivo.

Acreditam que essa rosa tenha vindo da Hocus pocus, mas ainda não há muita certeza. É uma flor muito bela, com colorações variadas que dependem da mistura que ocorreu. São misturas que deixam suas pétalas ainda mais bonitas e chamativas. É cultivada para uso ornamental devido sua beleza. Mas também é muito cheirosa, com um perfume meio adocicado.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e conhecer mais sobre espécies exóticas de rosas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou do post e de deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los! Você pode ler mais sobre rosas e outros assuntos de biologia aqui no site.

Veja também

Como Era Feita A Produção Do Açúcar No Brasil Colonial?

Muitos sabem que o Brasil já foi um dos maiores produtores e comercializadores de açúcar. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *