Home / Animais / O Que Atrai Escorpião? Por Que Eles Aparecem?

O Que Atrai Escorpião? Por Que Eles Aparecem?

O escorpião é um animal que pode ser muito traiçoeiro. Quando menos se espera, ele aparece em qualquer lugar de uma casa, e, obviamente, isso é um perigo, em especial, se você tem animais ou crianças pequenas.

Mas, afinal, o que atrai esses bichos, e por que, realmente, eles aparecem?

A seguir, tudo o que você precisa saber sobre isso, mais algumas informações adicionais a respeito desse animal.

Características Básicas

Existem várias espécies de escorpiões, e cada um com um tempo de vida bem distinto. Inclusive, o tempo real de vida da maioria das espécies desse aracnídeo nem, sequer, é conhecida. Em geral, estipula-se que a maioria viva entre 4 e 25 anos (neste último caso, foi o maior tempo de vida registrado, que era da espécie H. arizonensis).

Vivem, preferencialmente, em áreas cuja temperatura fica entre 20°C e 37°C, porém, sobrevivem sem maiores problemas a temperaturas que vão de 0°C a 56°C, mostrando uma tremenda resistência.

São animais totalmente carnívoros, e saem à noite para caçar e se reproduzir. Eles detectam as suas presas através das vibrações do ar e do solo, além de sinais químicos. Essas percepções se dão porque os escorpiões possuem pelos muito sensíveis distribuídos principalmente em suas pinças e patas.

Sua alimentação se baseia em insetos e aranhas. No entanto, em alguns casos, podem comer até outros escorpiões, inclusive, da mesma espécie. Por sinal, o canibalismo é comum entre todos os aracnídeos.

Mesmo conseguindo comer enormes quantidades de alimento, os escorpiões conseguem sobreviver se alimentando com apenas 10% do que precisam, podendo passar até um ano inteiro sem comer e consumindo pouquíssima água!

O veneno que os escorpiões injetam tem como objetivo imobilizar a presa, mas também serve para “pré” digerir os órgãos internos e vísceras dos seus alimentos. Logo depois, usam suas quelíceras (um pequeno par de presas) para dilacerar a vítima, enquanto os sucos digestivos são regurgitados para que ocorra uma digestão externa. O animal morto pelo escorpião é, então, sugado de forma líquida.

Reprodução

Em se tratando de reprodução, a maioria das espécies de escorpião se reproduz de forma sexuada. Em suma, com a participação de machos e fêmeas. No entanto, algumas espécies têm o que chamamos de reprodução monoica (também chamada partenogênese), que não precisa do macho para a procriação. Nesse caso, os óvulos não fertilizados dão origem a embriões vivos.

Já quando a reprodução é sexuada, uma espécie de “dança nupcial” acontece pouco antes do acasalamento. O macho limpa o chão, e no lugar deposita uma cápsula com espermatozoides. Logo após, ele arrasta a fêmea até onde está essa cápsula para que ela receba os espermatozoides, e finalmente seja fecundada.

Algumas espécies de escorpiões são vivíparas, ou seja, desenvolvem-se dentro do corpo da fêmea em uma placenta. No entanto, a maioria desses aracnídeos é ovovivípara, o que quer dizer que os embriões se desenvolvem dentro de um ovo localizado no interior do corpo da fêmea, eclodindo internamente.

A geração se dá de 6 a 90 filhotes, e o tempo da gestação vai variar de acordo com a temperatura ambiente, com a espécie e com a alimentação da fêmea, podendo ser de 2 meses a longos 2 anos. Os filhotes nascem brancos e ficam grudados no dorso da mãe por cerca de 14 dias, até completarem a primeira muda de pele. A idade adulta é alcançada com aproximadamente 1 ano de vida.

Ambientes Preferidos

É preciso ficar atento, pois o escorpião é um animal furtivo, que adora se esconder, em especial, na época do verão. Isso se deve pelo fato de que esse aracnídeo é muito sensível ao calor, e, portanto, ele vai procurar sempre locais sombreados, escuros e com temperatura muito alta. Por isso, frestas nas paredes, entulhos de construção, e por aí vai, são lugares ótimos para servirem de moradia para os escorpiões.

Escorpião Andando em Cima de Uma Telha
Escorpião Andando em Cima de Uma Telha

O perigo para nós, seres humanos, é que esse animal fica escondido de dia, e sai à noite para caçar. É aí que ficamos mais suscetíveis a ataques. Não é à toa, por exemplo, que grande parte das picadas de escorpiões acontece nesse período do dia, e, em geral, quando estamos dormindo.

O Que, de Fato, Atrai os Escorpiões?

Basicamente, podemos dizer que esses animais estão onde existe uma oferta generosa de comida. E, o que eles comem? Insetos, mais precisamente, baratas. Ou seja, um lugar é muito suscetível a ter escorpiões se tiver um ambiente propício para a proliferação de insetos de todos os tipos.

A questão é bem simples: sem baratas, e outros insetos, os seus predadores naturais não aparecerão no local.

Como Evitar Escorpião em Casa, Então?

Primeiro de tudo: evite venenos para insetos. Eles não funcionam contra escorpiões e aranhas, justamente por estes serem animais muito resistentes. A grande fórmula pra se evitar o aparecimento de escorpiões em casa acaba sendo a mais simples de todas: não acumular lixo ou entulho. O lixo atrai as baratas, que são o alimento preferido dos escorpiões, e o entulho serve de morada para esses animais.

Tanto a sua casa, como o jardim, precisam ser ambientes bem limpos. Evite, por exemplo, deixar a louça por vários dias na pia da cozinha, retire o lixo do banheiro antes que ele acumule e deixe todos os buracos da casa que você não for utilizar no dia a dia tampados, como ralos, tomadas não usadas, e por aí vai.

Outra medida de proteção eficaz é manter camas e berços afastados uns 10 cm da parede (para evitar ataques surpresas enquanto se está dormindo). Também é preciso evitar que lençóis e mosquiteiros toquem no chão. Outra boa dica é despejar água sanitária constantemente nos ralos. Antes de se vestir, verifique atentamente roupas e calçados, pois esse bichinho pode muito bem se esconder neles.

Ah, e, pra completar, escorpiões não gostam do cheiro de lavanda, portanto, coloque uns galhos secos ou sementes dessa planta nas janelas, portas e gavetas.

Gostou das informações, e, principalmente, das dicas? Esperamos que sim, e lembre-se sempre de manter o ambiente da sua casa o mais limpo possível, a fim de evitar visitas inesperadas de escorpiões.

Veja também

Diferenças do Pastor da Anatólia, do Cáucaso e Akbash

As diferentes raças de cães possuem suas peculiaridades, e mesmo dentro de uma mesma denominação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *