Home / Animais / Quais os Animais Com Menor Tempo de Gestação?

Quais os Animais Com Menor Tempo de Gestação?

Explorando o que acontece nas diversas espécies, há tantos aspectos que os unem, mesmo que seja uma questão de estar vivo com dimensões e aparência difíceis de combinar. E isso nos aproxima das pessoas e de todos os outros animais: quando se trata de dar vida a alguém da nossa espécie, sentimos dor, emoção, buscamos proteção e nos concentramos no momento, nos estranhando. A gestação dos animais tem muitas peculiaridades interessantes e semelhantes.

As Semelhanças Da Gestação Humana E Animal

Quando um animal tem que dar à luz, muitas vezes alguns dias antes ele vai em busca de um local adequado que garanta a privacidade e não exponha seus filhotes a perigos. O animal em gestação invariavelmente apresenta alguns sintomas como ansiedade, falta de ar, falta de apetite e às vezes até mesmo a sensação de vômito.

Sem esquecer a dor que, com diferentes intensidades, toda mãe sente e não é uma coincidência, é um sensação “proposital” para fazer a fêmea se concentrar ao máximo na ideia de que está prestes a dar à luz a seus filhotes e isso significa que está em um estado de grande vulnerabilidade.

Muitas vezes durante a gestação é procurado um abrigo seguro, oculto e protegido de predadores, essa tendência também é evidente no ser humano que, a seu modo, encolhe e não se expõe demais a olhares, assumindo posturas de autoproteção. Outra característica recorrente (mas não uma regra) da gestação é o nascimento noturno, quando a escuridão da noite nos protege como um covil.

Quais Os Animais Com Maior Tempo De Gestação?

Gestação do Elefante
Gestação do Elefante

Grande e com a reputação de ter uma grande memória, é o elefante que pode se orgulhar de ter a mais longa gestação do animal: 22 meses. Isso é verdade tanto para os elefantes africanos como para os asiáticos.

Até mesmo baleias pode se dizer que tem um longo período de gestação. No caso das orcas assassinas, por exemplo, sua gestação dura 18 meses. Um pouco menor mais não menos longo é a gestação da girafa que espera 15 meses para ter seu filhote.

Quais Os Animais Com Menor Tempo De Gestação?

Passando para o outro extremo do ranking, falemos agora do menor período de gestação animal. Permanecendo apenas em animais que nos são familiares, encontramos o rato neste top cinco, com 20 dias de espera, seguido pelo coelho com 30 dias e a lebre com 35 dias, empatando com a marmota. O quinto animal com gestação curta é inesperadamente o canguru que leva 38 dias.

Gestação do Rato
Gestação do Rato

Destaque especial para o roedor chamado musaranho pigmeu (suncus etruscus), que não só é considerado o menor mamífero em massa corporal do mundo, mas também o que tem o menor período de gestação entre todos, em torno de 15 a 18 dias somente. Nada muito difícil de compreender levando-se em consideração que este animal não deve ter um ciclo de vida maior do que dois anos.

A Gestação De Mamíferos

Considerando as durações da gestação animal acima mencionada, passando de quase dois anos para cerca de duas semana apenas, já entendemos bem que mesmo entre os mamíferos apenas não podemos identificar uma regra. Em vez disso, é bastante normal e típico que, na gestação de animais mamíferos, ocorra o desenvolvimento no útero.

Entre os muitos animais de gestação, o gato é bastante rápido, com duração de 64 a 67 dias. Este animal parece muito maternal e até os felinos que nos parecem únicos e selvagens, saberão como mostrar um lado materno deixando-nos com a boca aberta. O gato, tantas vezes nosso convidado em casa, merece um estudo mais aprofundado.

Gestação De Mamíferos
Gestação De Mamíferos

Dura quase um ano a gestação da fêmea do cavalo, chamada de égua, após este período de tempo dá à luz um potro que, com muita ternura, tenta dar seus primeiros passos com constrangimento corajoso. Em média, um cavalo vive 30 anos, mas depende muito do ambiente em que nasce e cresce; aliás, existem também diferentes variedades que, dependendo do seu estilo de vida, assumem diferentes características morfológicas.

Da mesma forma que os cavalos, os golfinhos têm uma gestação de cerca de um ano, depois dão à luz um filhote com cerca de um metro de comprimento com uma culatra, um nascimento de rabo. As fêmeas podem ter filhotes a partir dos 5 anos, logo que nascem, aparecem na superfície para dar o primeiro fôlego da vida e começam a crescer, alimentando-se de leite materno por pelo menos dois anos.

Considerando o longo período de gestação, as fêmeas dos golfinhos costumam dar à luz a cada três anos e apenas um filhote de cada vez, prontos para nadar independentemente.

A Estranha Gestação Do Canguru

Gestação Do Canguru
Gestação Do Canguru

Se tem uma gestação que impressiona entre os grandes animais é a do canguru por ser assim tão curta. Aliás é preciso ser dito que, no reino animal, o nascimento do canguru é uma das mais estranhas das espécies animais. O canguru feminino tem três vaginas. A central, idêntica à das mulheres, serve para dar vida ao feto, enquanto as outras duas estão nas laterais e são usadas para acasalar.

A fêmea tem um novo calor alguns dias após a liberação final do filhote anterior, então o que quer que possa acontecer com o bebê, a mãe sempre terá um novo embrião crescendo dentro dela, e isso permite a sobrevivência da espécie, ao contrário do que acontece no resto do mundo animal. O canguru é um marsupial, e deve viver por um tempo na bolsa da mãe antes de sair e aproveitar a vida.

Normalmente no reino animal é a mãe que cura seus filhotes, o canguru em vez disso deixa o canal do parto na que seria a sétima semana de gestação da mulher humana, deve subir no pêlo da mãe com as patas dianteiras apenas presentes e então deve entrar no portador de bebê. Uma tarefa fácil… Mas quando o bebê canguru alcança o portador do bebê, sendo mais ou menos um verme, ele se fixa no mamilo da mãe e permanece ligado a ele até 34 semanas de “gravidez”.

Mulher Gestante Fotografada na Barriga
Mulher Gestante Fotografada na Barriga

Ele sempre permanece ligado, sem nunca sair do mamilo, que se torna maior e se adapta ao tamanho da boca do filhote de canguru. O bebê não tem força para sugar, então é o mamilo que “borrifa” o leite na boca em intervalos regulares de alimentação para alimentá-lo. E se o bebê não se encaixa no portador de bebê? Infelizmente, a natureza às vezes é cruel. Se a criança falhar, a mãe o abandona.

Não poderia fazer de outra forma, porque se tentasse levá-lo com a boca ou com as patas dianteiras, o pequeno seria tão frágil que seria esmagado, de modo que o canguru não sobreviveria se não chegasse à bolsa. O canguru ainda não tem necessidades fisiológicas quando é pequeno, mas em certo ponto começa a crescer à medida que cresce.

Até oito meses, nem mesmo uma parte dos excrementos sairá da bolsa, eles serão absorvidos pelo bolso da mãe e, quando ficarem volumosos demais para serem absorvidos, a mãe pensa em limpar colocando a cabeça dentro do porta-bebê e removendo as necessidades com a língua, empurrando-os para fora da bolsa e fazendo-os cair. Tá bom pra você?

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *