Home / Animais / Como é a Respiração da Baleia? Como Ela Bebe Água?

Como é a Respiração da Baleia? Como Ela Bebe Água?

Baleias não podem respirar debaixo d’água como peixes podem, pois elas não têm brânquias. Eles respiram através das narinas, chamado de buracos de sopro, localizado bem em cima de suas cabeças. Elas são animais marinhos diferentes, e também levantam a questão ” será que baleias bebem água?”, e é sobre sua respiração e hidratação que vamos ver:

Como é a Respiração Da Baleia?

Porque as baleias vivem no oceano, muitas pessoas pensam que são peixes. Porém, elas não são peixes, elas são mamíferos, como os golfinhos também. As pessoas são mamíferos também. Mamíferos são o grupo de animais que respiram ar usando pulmões, dão à luz a seres vivos jovens (em vez de botar ovos) e alimentam seus filhotes com leite materno.

Todos os animais, incluindo as pessoas, precisam de oxigênio, uma substância química encontrada no ar e na água. Os peixes usam suas guelras para tirar oxigênio da água em que vivem. Mas todos nós obtemos o oxigênio de que precisamos ao respirar ar, usando nossos pulmões. Baleias usam seus pulmões para respirar ar também.

Essa é uma das razões pelas quais elas vêm à superfície do oceano. Às vezes, elas se encontram na superfície da água, com apenas uma parte de suas costas saindo. Observe atentamente a imagem de uma baleia e tente ver se você consegue ver um nariz na baleia? Você não pode ver, porque as baleias não têm narizes como nós humanos. Em vez disso, elas têm um buraco chamado “buraco de sopro” em cima de suas cabeças.

Às vezes, quando uma baleia respira ar para fora de seu orifício de sopro, ela aparece como um spray ou uma névoa, chamada de “bica”, que pode ser vista a muitos quilômetros de distância. Os buracos são cercados por músculos que mantêm o buraco fechado quando a baleia ou o golfinho está debaixo d’água e abrem quando o animal está na superfície e precisa respirar.

De fato, alguns dos animais têm dois buracos ao lado um do outro e outros têm apenas um. Então, quando você vê uma foto de uma baleia, veja se consegue ver a diferença. Baleias-piloto e golfinhos por exemplo têm um buraco; jubartes, martas e baleias francas têm dois.

Enquanto as baleias são conhecidas por respirar através de seus buracos de sopro, elas são incapazes de respirar pela boca porque a traqueia não está conectada à garganta das baleias. E essa separação é importante por vários motivos. Primeiro, ter um orifício separado para respirar e comer permite que as baleias minimizem a probabilidade de bloquear sua passagem de ar devido a alimentos presos em sua garganta.

Mais importante ainda é ter uma passagem aérea separada e passagem de comida significa que as baleias são capazes de engolir seus alimentos submersos sem se preocupar em levar água para os pulmões, já que a maioria dos mamíferos arrisca abrir a passagem de ar para os pulmões quando eles comem.

Baleia Comendo
Baleia Comendo

Se um humano tentasse consumir alimentos debaixo d’água, haveria uma chance de que suas narinas ou passagem de ar se abrissem, fazendo com que seus pulmões tomassem água. Além disso, tendo o escapamento situado no topo da cabeça das baleias, elas podem receber oxigênio sem ter que levantar a cabeça acima da água e desperdiçar energia adicional.

Respiração Em Mergulhos De Baleias

Para ajudar com mergulhos longos, as baleias possuem pulmões especiais que as ajudam a inalar oxigênio adicional e transferi-lo para os vasos sanguíneos aumentados, onde ele pode ser usado pelo corpo.

De acordo com alguns pesquisadores, as baleias também são capazes de usar até 90% do oxigênio que inalam, em comparação com os seres humanos que são capazes de usar apenas cerca de 15% do oxigênio que inalam. As baleias também são nadadoras extremamente eficientes e usam o mínimo de esforço para viajar e caçar alimentos para conservar o precioso oxigênio.

Em termos de quanto tempo uma baleia pode prender a respiração, varia dependendo da espécie de baleia. Algumas espécies podem apenas prender a respiração por apenas alguns minutos antes de voltarem a respirar enquanto outras baleias podem prender a respiração por até 90 minutos ou mais.

Devido ao fato de que as baleias vivem no oceano, elas desenvolveram uma maneira de manter sua consciência do ambiente e manter o controle de sua respiração, mesmo quando em repouso. Na verdade, as baleias são consideradas respiradoras conscientes porque nunca caem em sono profundo e precisam freqüentemente buscar ar, caso contrário poderiam se afogar e morrer.

Durante os períodos de descanso, metade do cérebro das baleias é fechado, enquanto a outra metade do cérebro permanece alerta, a fim de reagir rapidamente a situações de risco de vida, como resgatar oxigênio ou fugir de predadores.

Como Baleias Bebem Água?

Baleia Azul
Baleia Azul

Embora poucas pessoas tenham visto elas bebendo para poderem documentar, os cientistas dizem que as baleias bebem água do mar. Sabemos que os animais precisam de água para sobreviver e as baleias vivem apenas em água salgada. A anatomia da baleia também indica que seus corpos são projetados para processar a água salgada do mar que elas bebem.

Alguns animais marinhos, como focas e leões marinhos, passam parte do tempo no oceano, mas também saem da água. Mas as baleias passam todo o tempo no oceano, e como seus corpos precisam de água para sobreviver, os cientistas acreditam que é razoável supor que as baleias bebem água do mar.

Uma baleia azul adulta, por exemplo, leva até 10.000 galões de água em sua boca ao mesmo tempo enquanto ela está comendo. Ela não bebe toda essa água, entretanto, porque as barbatanas na boca da baleia filtra a comida e a baleia empurra a maior parte da água para fora.

O teor de sal no sangue das baleias e outros fluidos corporais é cerca de um terço tão salgado quanto a água do mar, semelhante ao de outros mamíferos. Isso significa que quando a baleia bebe água salgada, seus rins precisam se livrar de todo aquele excesso de sal. Os rins da baleia são construídos para esse trabalho, pois são capazes de filtrar grandes quantidades de água e separar a maior parte do sal.

As baleias não recebem toda a água que seu corpo precisa bebendo água do mar. Eles também recebem água de sua comida. A dieta de uma baleia consiste principalmente de peixes, que têm um teor de sal semelhante ao do corpo da baleia.

Quando o corpo dela quebra a comida, a água é um dos subprodutos. Portanto, a água que é derivada de sua comida não é salgada demais. Por fim, as baleias não precisam ingerir tanta água para se manterem saudáveis quanto outras espécies. Se uma baleia de até 50 toneladas precisasse de tanta água quanto um camelo, isso significa o fim da água no planeta terra.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *