Home / Animais / Rato Zibelina: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Rato Zibelina: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Os ratos dificilmente geram reações positivas quando vistos pelas pessoas, que historicamente associam esses animais a ambientes sujos e a doenças causadas pela falta de higiene básica.

Assim, se tornou muito comum ver os ratos apenas por uma visão muito negativa, sobretudo nos locais onde esses animais se reproduzem com certa frequência e conseguem se multiplicar rapidamente, o que também causa inúmeros problemas para quem habita o local.

O certo é que, pela aparência física, a maioria dos ratos já costuma afastar as pessoas. Isso porque os ratos em geral costumam ser extremamente feios, com traços pontiagudos e mal definidos na face, além de toda a parte de higiene já citada. Contudo, nem todos os ratos são sempre assim, pois também no universo dos ratos há diferenciações e mudanças de uma espécie para outra.

Traços do Rato Zibelina

Afinal, existem diversas espécies de ratos e cada uma delas possui características físicas e detalhes muito diferentes.

É exatamente dessa forma que funciona com o rato zibelina, uma espécie de rato completamente diferente daquela que as pessoas se acostumaram a ver cotidianamente.

Rato Zibelina Sob Tronco de Árvore

Conheça o Rato Zibelina

Assim, o rato zibelina possui traços arredondados na face, que dão a esse rato a incrível possibilidade de ser fofo e muito bonito. Dessa forma, nariz, orelhas e olhos têm formato arredondado e fazem com que o rato zibelina seja extremamente bem visto pela sociedade e por quem não o conhece de perto.

Rato Zibelina Sob as Pedras

Ademais, o corpo do rato zibelina é mais alongado que o dos outros ratos mais conhecidos e mais populares no mundo, o que torna seu pescoço também mais alongado e dá a impressão de que o rato zibelina está sempre à procura de algo.

Logo, a partir desses traços muito diferenciados, é possível afirmar que essa espécie de rato se destaca bastante pela forma distinta pela qual é conhecido.

Fotos do Rato Zibelina

Já outro ponto muito interessante sobre o rato zibelina é que sua cauda possui comprimento superior à cauda dos demais ratos, o que colabora para a visão de que o rato zibelina é diferente dos outros e, portanto, muito mais fofo e belo como animal.

Assim, sozinha a cauda do rato zibelina pode chegar a medir cerca de 15 centímetros. Um ponto muito interessante sobre o rato zibelina é que essa espécie de rato é bastante desconfiada de tudo e de todos, o que é possível observar pelo olhar do rato zibelina e pela forma como demora a se aproximar das pessoas quando essas tentam contato próximo com o rato.

Filhote Rato Zibelina Saindo da Toca

Essa característica se deve, fundamentalmente, ao medo que o rato zibelina possui de predadores maiores e, como o ser-humano pode facilmente ser visto assim por eles, os ratos dessa espécie são céticos e temerosos em relação ao contato mais próximo com as pessoas em geral.

Veja abaixo mais informações sobre o rato zibelina, como as suas características como animal, o seu habitat natural no qual se sente mais confortável e o nome científico pelo qual o rato zibelina é conhecido no universo da ciência.

Características do Rato Zibelina

O rato zibelina é tido como um animal onívoro, que possui dieta embasada tanto no consumo de vegetais quanto no consumo de carne animal.

Assim, essa diversificação ajuda o rato zibelina a sobreviver a ambientes diferentes, sob condições de alimentação diferentes. Logo, o rato zibelina também é conhecido por sobreviver bem ao se alimentar de restos em geral, tal qual os ratos mais conhecidos.

Rato Zibelina na Árvore

Por ser natural de locais frios, o rato zibelina costuma caçar apenas no verão e na primavera, sendo mais difícil para essa espécie buscar por presas quando vai se aproximando o inverno.

Assim, o rato zibelina costuma fazer um estoque de alimentos ao longo das três estações anteriores ao inverno, de forma que o seu corpo consiga se alimentado e adquirir as energias necessárias para manter as reações do organismo em funcionamento mesmo no frio do inverno.

Dieta

Pequenos pássaros, lebres, mamíferos também pequenos, lesmas, flores, folhas e vegetais fazem parte da dieta muito diversificada do rato zibelina. Já em relação ao trabalho de reprodução, o rato zibelina possui uma forma bastante peculiar de realizar esse processo.

Isso porque, para chamar a atenção da fêmea, os machos do rato zibelina costumam brigar de forma violenta, emitindo sons agudos e fortes.

Rato Zibelina na Árvore

Assim, depois de passada essa fase e de atraída a fêmea, o acasalamento costuma levar cerca de 8 horas seguidas. O processo, em geral, se dá no ninho do rato zibelina ou em locais protegidos o suficiente para que os ratos se sintam em condições de segurança.

A gestação leva cerca de 250 a 390 dias, variando bastante de fêmea para fêmea.

Ademais, o rato zibelina possui cerca de 40 centímetros de comprimento do corpo e cerca de 15 centímetros de comprimento da cauda. Costumam pesar, além disso, de 35 gramas a 100 gramas.

Habitat Natural e Distribuição Geográfica do Rato Zibelina

A distribuição geográfica do rato zibelina privilegia, de forma clara e evidente, locais nos quais o frio é bastante intenso no inverno. Assim, Rússia, China, Mongólia, Japão, Coréia do Norte e Cazaquistão são países que possuem o rato zibelina como um componente natural da sua fauna tradicional.

Rato Zibelina na Neve

Já sobre o habitat natural, o rato zibelina costuma habitar montanhas altas, rochas com buracos pequenos para a construção do ninho e florestas em locais frios. Assim, é natural que o rato zibelina não seja conhecido pelos brasileiros, já que sua origem pertence a outros locais e seu desenvolvimento pleno acomtece apenas no frio.

Nome Científico e Pelagem do Rato Zibelina

O rato zibelina também é conhecido no universo científico como Martes zibelina. A pelagem desse animal costuma ser muito visada por revendedores de pele para a posterior fabricação de casacos ou tecidos de qualidade.

Rato Zibelina na Neve

Isso porque o pelo do rato zibelina é próprio para o frio, o que faz com que um casaco com essa pelagem seja bastante atrativo e muito confortável em locais de temperaturas baixas.

Assim, o rato zibelina é frequentemente caçado para servir a esse objetivo, sendo muitas vezes criado em cativeiro apenas para ter sua pelagem arrancada depois. instituições mundiais responsáveis pela proteção dos animais já destinaram diversos recursos para tentar acabar com o problema.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *