Home / Animais / Foca Branca: Resumo, Ficha do Animal e mais Informações

Foca Branca: Resumo, Ficha do Animal e mais Informações

Quando falamos sobre as focas (neste caso, as brancas) qual é a referência que passa pela sua cabeça? Elas são muito mais do que animais fofos.

Focas são mamíferos de sangue quente e respiração aérea, que vivem dentro ou perto do mar. Existem muitas espécies diferentes, incluindo leões marinhos e focas comuns. O que será tratado neste artigo é sobre a foca branca, uma espécie muito peculiar.

O que será que ela possui de interessante? Você já parou para pensar? Quer descobrir mais sobre as focas? Então continue com a leitura deste texto, você não irá se arrepender!

Saiba mais sobre os habitats de focas, o que elas comem, por quanto tempo elas vivem e outras informações interessantes! Você não vai perder a chance de conhecer um dos animais mais fascinantes do planeta, não é mesmo?

Ficha do Animal

Ela vive onde há baías de água limpa, com rochedos e areia. Os machos são ligeiramente mais pesados: Chegam até aos 75 quilos. As fêmeas são um pouco mais discretas: Quando adultas, não ultrapassam os 50 quilos.

Seu tamanho pode chegar até 1,8 metros, sendo que a maioria destes animais possuem 1,5 metros de comprimento. A cor de sua pele é marrom, bem claro. Outras chegam a ser brancas como a neve. Algumas focas possuem manchas pretas.

Seus filhotes nascem com muitos pelos, e vão perdendo a medida que vão crescendo. Isso acontece porque, naturalmente, os filhotes precisam se proteger mais do frio. Isso é uma adaptação animal adquirida com o passar dos anos.

Elas são Carnívoras

Ao contrário do que muita gente pensa, as focas não são herbívoras. Até porque, no habitat natural delas, se dependessem de plantas, morreriam de fome. Grande parte das pessoas possui essa imagem das focas, pois a aparência delas é muito dócil.

Engana-se quem pensa assim. Além de carnívora, ela é uma ótima predadora. Quando está procurando alimento, é um dos animais mais ágeis dentro do mar.

Elas Possuem Estratégias Naturais Para se Proteger do Frio e Para Não Passar Muito Calor

Foca Branca Deitada na Neve
Foca Branca Deitada na Neve

Não é por acaso que as focas estão nos lugares mais gelados do planeta. Elas não mantém contato com a água fria por causa de seu casaco de pele e por uma camada espessa de gordura. Em ambientes polares, elas restringem-se o fluxo sanguíneo à superfície da pele para evitar a liberação do calor interno do corpo para o gelo.

Em ambientes quentes, o inverso também acontece. O sangue é enviado para as extremidades, permitindo que o calor se solte no ambiente e deixando a vedação esfriar sua temperatura interna.

Suas Habilidades Aquáticas São Invejáveis

Foca Branca Nadando
Foca Branca Nadando

As focas podem mergulhar profundamente e por períodos prolongados (até 2 horas para algumas espécies) porque elas têm uma concentração mais alta de hemoglobina no sangue e grandes quantidades de mioglobina em seus músculos (tanto a hemoglobina quanto a mioglobina são compostos transportadores de oxigênio).

Portanto, ao mergulhar ou nadar, eles podem armazenar oxigênio no sangue e nos músculos e mergulhar por períodos mais longos do que nós. Como os cetáceos, eles conservam oxigênio quando mergulham restringindo o fluxo sanguíneo a apenas órgãos vitais e diminuindo a frequência cardíaca em cerca de 50 a 80%.

Em um estudo sobre focas-elefante do norte, a frequência cardíaca delas passou de cerca de 112 batimentos por minuto em repouso para 20 a 50 batimentos por minuto durante o mergulho.

Resumo das Curiosidades

Focas são mamíferos marinhos semi aquáticos. Eles têm quatro nadadeiras, por isso estão em uma categoria de animais conhecida como pinípede, que significa “pés finos”.

O grupo dos pinípedes contém três famílias:

  • phocidae, como por exemplo, as focas comuns;
  • otaridae, focas orelhudas, como por exemplo os lobos marinhos e algumas focas;
  • odobenidae, a morsa.

Acredita-se que as focas evoluíram de ancestrais terrestres, como os ursos ou as lontras.

Existem cerca de 30 espécies de focas.

As focas são encontradas na maioria das águas do mundo, principalmente no Ártico e na Antártida, mas também em algumas áreas dos trópicos.

As focas têm uma camada de gordura sob a pele, que os mantêm quentes em água fria. Seu casaco de pele liso é aerodinâmico para deslizar pela água.

Os bigodes de uma foca ajudam a detectar presas em águas escuras e escuras.

As focas vivem em média por 25 a 30 anos, e as fêmeas geralmente vivem mais que os machos.

Ela é um mamífero carnívoro que normalmente se alimenta de peixes, lulas, crustáceos ou aves marinhas. Alguns, como o leopardo, comem outras espécies de focas.

Focas vivem principalmente na água, eles só vêm em terra para acasalar, dar à luz ou fugir de predadores, como baleias e tubarões orca.

Foca Branca é Fotografada Mostrando a Língua
Foca Branca é Fotografada Mostrando a Língua

Estes animais podem passar meses no mar e elas possuem a capacidade de dormir debaixo d’água.

Algumas espécies de focas podem prender a respiração por quase duas horas debaixo d’água, diminuindo a batida do coração e conservando o oxigênio.

Uma vez por ano, uma foca fêmea, dá à luz um filhote em terra.

Mais Informações Sobre Elas

Os humanos tradicionalmente caçavam focas por sua carne, gordura e casacos de pele, no entanto, as focas, agora são protegidas pela lei internacional. Elas ainda são comumente mantidas em cativeiro e às vezes treinadas para realizar truques e tarefas.

Por volta dos 5 meses, é quando acontece o primeiro passeio do filhote ao mar. Obviamente, isso acontece com a tutela dos pais. Eles sempre observam, porém, desde pequeno eles são incentivados a se virar sozinhos. Até este período, a locomoção é difícil: Primeiro, pela quantidade de pelos, e, segundo, pela locomoção na terra. Elas são desengonçadas.

A comunicação entre eles é única: usam diversos tipos de sons e grunhidos para dizer algo aos que estão ao redor. Isso inclui o encontro de alimento, aviso que há predadores por perto, medo, demonstração de afeto, domínio de território, acasalamento e por aí vai.

Além dos animais que, naturalmente, estão procurando as focas para se alimentar — como os tubarões, ursos polares e focas — o homem é o principal predador desse animal. Sua pele é extremamente valiosa para o mercado negro, e, por este motivo, muitos a procuram. Porém, como já foi relatado no artigo, as focas brancas são protegidas.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *