Home / Animais / Reprodução do Chimpanzé: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Chimpanzé: Filhotes e Período de Gestação

Muitas pessoas cometem o erro de confundir os conceitos relacionadas aos primatas, fazendo com que todos eles sejam definidos como um só. Essa visão está completamente equivocada e faz com que a evolução do trabalho de pesquisa e do conhecimento da sociedade em relação aos primatas seja colocada sob risco.

Dessa maneira, os primatas englobam uma série de animais, incluindo o ser-humano, que por muitas vezes se afasta do ciclo animal e se observa como um ser à parte da vida animal.

As Diferenças Entre Chimpanzés e Macacos

Assim, é preciso definir muito bem que os chimpanzés são diferentes dos macacos e que alguns fatores muito claros podem fazer com que essa diferenciação possa ser vista de forma mais evidente.

De maneira geral, contudo, o importante é que as pessoas aprendam a enxergar cada um dos primatas como seres independentes, que têm necessidades únicas e padrões de vida e comportamento que variam bastante.

Portanto, é essencial saber diferenciar chimpanzé de macaco. O passo mais fácil para realizar esse trabalho de diferenciação é olhar para cauda, que o macaco possui e o chimpanzé não tem.

Enquanto a cauda do macaco costuma ser até mesmo um meio de locomoção entre as árvores, fazendo com que o animal se sinta mais seguro para trocar de posição e se movimentar, para os chimpanzés não há esse item na sua estrutura física.

Assim, por mais que tenham ancestrais em comum, os macacos e os chimpanzés guardam essa principal diferença física, sendo os chimpanzés mais próximos do homem nesse sentido e também na parte cognitiva. Assim, o chimpanzé ainda costuma ser maior que os macacos e andar com uma postura mais ereta e menos maleável.

Ademais, os chimpanzés se locomovem de forma mais lenta e são mais pesados mais fortes na maior parte das vezes.

Veja abaixo mais detalhes sobre os chimpanzés, entendendo melhor como se dá a reprodução desse animal e a posterior gestação.

A Reprodução e Gestação dos Chimpanzés

Casal de Chimpanzés
Casal de Chimpanzés

A reprodução dos chimpanzés se dá de forma muito parecida com a das pessoas, ou seja, a partir da reprodução sexuada que, obviamente, mantém uma relação entre as partes e a troca de gametas entre o macho e a fêmea. Os chimpanzés também costumam gerar apenas um filhote por vez na reprodução, se reproduzindo de forma lenta para os padrões animais, mas ainda assim na média dos outros primatas – os macacos e o ser-humano, por exemplo, se reproduzem na mesma proporção que os chimpanzés.

Já a gestação dos chimpanzés leva de 230 a 240 dias, o que representa cerca de 8 meses para gerar um descendente. Novamente, por mais que o tempo seja elevado quando comparado a outros animais, isso é algo bastante comum no universo reprodutivo dos primatas e os seres-humanos possuem níveis parecidos de reprodução.

Um ponto interessante sobre os chimpanzés, ademais, é que eles não usam a relação sexual apenas como forma de reprodução, mas também o fazem no intuito de estabelecer laços dentro do grupo social e até mesmo por prazer. Contudo, na maior parte das vezes a relação serve mesmo como um meio de criação de laços mais íntimos.

Porém, há poligamia entre os chimpanzés e, assim, existe a possibilidade de uma fêmea ter relação sexual com mais de um ou até mesmo vários chimpanzés no espaço de apenas um dia. Dessa forma, não dá para saber ao certo quem é o pai dos filhotes na maior parte dos casos, sendo a relação do pai com o seu descendente quase inexistente entre os chimpanzés.

Dessa maneira, é mãe quem mais possui responsabilidades para cuidar dos filhotes.

A Relação Entre Mãe e Filhote Dentre Os Chimpanzés

Como já explicado, a relação do pai com o filhote é quase nula entre os chimpanzés, visto que na maioria das vezes sequer é possível descobrir quem é o pai de determinado filhote. Dessa forma, a relação afetiva do filhote se dá inteiramente com a mãe, que cuida da sua ninhada.

Assim, na infância os filhotes de chimpanzés são cuidados pela mãe em todo momento, sendo carregados nas costas da mãe para todo lugar. O período de amamentação, dessa forma, também é muito longo e costuma levar de 3 a 4 anos. Depois dessa fase, o filhote já está pronto para progredir socialmente e estabelecer outras relações com outros chimpanzés do grupo, criando laços diferentes.

Contudo, a maturidade sexual dos chimpanzés só ocorre por volta dos 15 anos. Logo, só nessa fase os chimpanzés estão aptos e gerar descendentes e a terem relações sexuais com o sexo oposto.

Filhote Dentre Os Chimpanzés
Filhote Dentre Os Chimpanzés

Já a expectativa de vida dos chimpanzés é de cerca de 50 anos quando na natureza, mostrando bem como viver em grupo pode fazer bem para esses animais. Isso porque, quando comparada a outros animais, essa expectativa de vida dos chimpanzés é tida como excelente.

Já quando em cativeiro, os chimpanzés podem viver até os 60 anos sem maiores problemas.

A Inteligência dos Chimpanzés

Os chimpanzés são animais muito inteligentes, assim como os outros primatas. A capacidade de memória dos chimpanzés já foi testada cientificamente em muitos momentos e está comprovado que a memória e a inteligência desses animais podem ser comparadas às de crianças de 3 ou 4 anos.

Há casos, além disso, de chimpanzés que firam criados e ensinados desde filhotes a estabelecer contato com as pessoas. Em um caso mais extremo, um chimpanzé conseguiu dominar a língua de libras e até mesmo se comunicar através do teclado de um computador.

 O Que Comem Os Chimpanzés

A dieta dos chimpanzés é diversificada, tal qual a dos outros primatas. Isso ajuda os chimpanzés e faz com que seja mais fácil para eles trocar de ambiente e, em casos extremos, sobreviver a mudanças.

Frutas, folhas, sementes, flores e pequenos animais fazem parte da dieta dos chimpanzés. Porém, as frutas são realmente a principal fonte de alimentação para esses animais, que veem nessas frutas um caminho fácil para nutrientes de qualidade e para ganhar energia.

Por fim, os chimpanzés só costumam comer outros animais quando em situações extremas e, em geral, optam pelos menores, que são mais fáceis de digerir.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *