Home / Animais / Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul: Características e Fotos

Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul: Características e Fotos

Os macacos sempre geraram bastante curiosidade nas pessoas, seja pela forma relativamente parecida de agir e de se comportar ou pelo fato de os macacos apresentarem padrões de inteligência quase humanos.

Assim, se tornou comum ao longo do tempo que fossem desenvolvidos estudos e pesquisas em relação aos macacos das mais variadas espécies, algo que certamente não acontece com nenhum outro animal no planeta. Dessa forma, se no mundo as pesquisas envolvendo macacos já são muito comuns e rotineiras, no Brasil isso é ainda mais forte.

Isso porque a cultura nacional brasileira possui muitos detalhes relacionados aos macacos, sendo esse animal bastante presente na vida de muitos moradores do Brasil.

Por esse motivo, aliado aos valores trazidos para a sociedade pelos biólogos e pesquisadores, os estudos envolvendo macacos e todo o seu comportamento já fazem parte do planejamento de qualquer entidade nacional de pesquisa.

Macaco-de-Cauda-de-Porco

A Presença dos Macacos no Brasil

Outro motivo para essa ligação forte dos brasileiros com os macacos é o fato de o país ser um dos locais mais propícios para o desenvolvimento e para a proliferação de sociedades inteiras de macacos.

Seja pelo clima favorável em muitos locais ou mesmo pela abundância de florestas densas com árvores altas, a grande verdade é que o Brasil é um local muito propício para a existência de grupos variados de macacos, que podem ser de centenas de espécies diferentes e apresentar hábitos cotidianos também completamente diferente.

Assim, de forma mais específica, os macacos se adaptam muito bem a locais de clima muito quente ou até mesmo muito úmido, mas o principal para o desenvolvimento pleno de sociedades complexas de macacos em alguma região é a existência de reservas florestais capazes de receber esses animais.

No Brasil, embora haja bastante devastação ambiental em muitos locais, sendo o maior exemplo disso a Mata Atlântica na região Sudeste, ainda há milhares de quilômetros quadrados muito propícios para o abrigo de grupos de macacos. Seja em partes da Floresta Amazônica, nas áreas ainda preservadas da Mata Atlântica, em locais do Pantanal Mato-grossense, nas florestas de araucárias na região Sul ou nas Matas de Cocais, o certo é que não faltam locais no Brasil para abrigar e proteger os macacos.

Conheça o Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul

De qualquer forma, em meio a diversas espécies diferentes de macacos no Brasil, algumas se destacam por alguns motivos. Existem aquelas que são conhecidas pelo peso exagerado, aquelas que são nacionalmente reconhecidas pela altura ou mesmo espécies que ficaram famosas simplesmente por serem muito populares em qualquer local do país.

Macaco Cauda de Porco Andando na Grama

O certo é que não faltam opções diferentes de espécies de macacos no Brasil.

Contudo, fora do Brasil também existem espécies de macacos muito interessantes e uma delas é o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul. Além de todo o fator de aparência, que certamente é um ponto em destaque nesse macaco, o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul também é reconhecido mundialmente pela sua inteligência e por tomar decisões no dia-a-dia que poderiam facilmente ter sido pensadas por um ser-humano.

Fotos do Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul

Assim, é muito comum que o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul seja bastante destacado em estudos específicos pela sua inteligência acima da média.

Macaco Cauda de Porco Olhando Para Câmera

Em razão disso, existem informações dessa espécie de macaco que foram desenvolvidas em muitos locais do mundo, sendo o acervo de detalhes do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul muito grande a língua inglesa – inclusive, é mais fácil encontrar informações desse macaco em inglês do que na língua portuguesa, já que esse animal não é típico do Brasil.

Veja abaixo mais informações e detalhes sobre o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul, além de entender as características físicas e de comportamento desse macaco.

Características do Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul

O macaco-de-cauda-de-porco-do-sul apresenta características físicas únicas em relação à sua aparência, sendo frequentemente destacado por esse motivo quando surge em qualquer reportagem na mídia nacional.

Contudo, quando se trata de altura ou peso, o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul não é muito diferente da grande maioria dos macacos brasileiros, apresentando padrões muito comuns a outras espécies.

Macaco Rabo de Porco Comendo Uma Fruta

Quando adulto, por exemplo, o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul pode pesar entre 5 e 15 quilos. Sua cor é bege com tons de marrom, algo que ajuda muito no trabalho de camuflagem que o animal realiza para fugir de predadores maiores que podem causar problemas. Já a cauda do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul é bastante curta quando comparada à de outros macacos, sendo ereta e não muito utilizada ao longo do trabalho de locomoção que realiza o animal. Ademais, é bastante comum que o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul não seja muito rápido ao se movimentar sobre as árvores, até mesmo pelo fato de não usar muito a cauda curta para se pendurar em galhos e ganhar segurança nos movimentos.

Nome Científico e Gestação do Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul

O nome científico do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul, por mais incrível que possa parecer para quem entende e etimologia dos nomes científicos em geral, é mais fácil de falar e de escrever que o nome popular. Macaca nemestrina é o nome científico do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul.

Macaco de Cauda de Porco Sob Tronco de Árvore

Já sobre a gestação e a reprodução, é importante destacar que a maturidade sexual do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul apenas é alcançada após 4 ou 5 anos do seu nascimento. Assim, apenas nesse momento o macaco pode começar a sua vida sexual de forma ativa, de modo a ser capaz de gerar descendentes.

A fase de gestação em si leva cerca de 6 meses e a fêmea do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul costuma dar à luz apenas a um filhote por vez, por mais que seja possível acontecer exceções.

Já esses filhotes gerados ao longo de 6 meses de gestação costumam mamar por cerca de 5 meses, quando só então se tornam independentes da mãe e podem começar a caçar seu próprio alimento e a assumir mais responsabilidades na sociedade animal.

Onde Se Encontra o Macaco-de-Cauda-de-Porco-do-Sul

O macaco-de-cauda-de-porco-do-sul costuma ser encontrado no continente asiático ou na Oceania, sendo mais comum vê-lo em florestas da Malásia, Tailândia, Bornéu e Sumatra. Assim, é possível notar que esses locais têm, em comum, o fato de serem bastante quentes e úmidos em muitas épocas do ano.

Dois Macacos Rabo de Porco

Isso porque o macaco-de-cauda-de-porco-do-sul encontra dificuldades para sobreviver a ambientes naturais mais atingidos pelo frio, sendo incapazes de resistir às mudanças climáticas mais severas que podem atingir um local menos quente.

Ademais, a umidade é um fator também de destaque para a existência do macaco-de-cauda-de-porco-do-sul em alguma região, já que locais secos e sem abundância de água podem matar rapidamente o animal.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *