Home / Animais / Reproducao Do Dachshund: Filhotes E Periodo De Gestacao

Reproducao Do Dachshund: Filhotes E Periodo De Gestacao

Existem milhares de animais no mundo que possuem diferentes características, tamanhos, cores e habilidades.

Mas há um que tem acompanhado os seres humanos desde muito tempo atrás, servindo para diversas funções.

Os cachorros são os melhores amigos do homem há milhares de anos e é bem fácil de compreender o motivo disso.

Desde sempre, os cachorros convivem de forma muito positiva com os humanos, até mesmo quando eles ainda não eram domesticados.

Exercendo funções como de transporte, de carga, de proteção e de companheirismo, o vínculo criado entre os seres humanos e um cachorro é muito forte.

E mesmo que eles tenham sido substituídos por grandes carros, seguranças ou ônibus, os cachorros ainda hoje são muito especiais e queridos.

Após a domesticação do primeiro cachorro, os humanos começaram a criar os cachorros como um animal totalmente doméstico e cheio de mimo.

E, por isso, hoje vamos falar sobre o Dachshund, e você vai descobrir quais são as suas características principais e seu comportamento.

Além disso, caso você esteja interessado em adquirir um Dachshund, você está no lugar certo, pois vai aprender também tudo sobre a sua reprodução, filhotes e período de gestação.

Características e Origem do Dachshund

O Dachshund era, há muito tempo atrás, um cão voltado para a caça outros animais que convivam com os humanos.

No entanto, o Dachshund é conhecido principalmente como cachorro salsicha, e você provavelmente já o viu no filme Toy Story.

Eles possuem uma altura de aproximadamente 35 centímetros, e pesam cerca de apenas 9 quilos, e é considerado uma raça de porte pequena.

A expectativa de vida de um Dachshund é de aproximadamente 15 anos, e com o seu jeito carinhoso e amigável, ele fará uma ótima companhia para você e sua família por muitos anos.

É provável que Dachshund tenha surgido há cerca de 4 mil anos atrás, e o seu local de nascimento foi na Alemanha.

Durante esse período, no século V e XV, o Dachshund era criado principalmente para caçar texugos, que são animais bem pequenos também.

Apesar de terem sofrido muito durante a Segunda Guerra Mundial, o Dachshund começou a ter fama após o fim da guerra e se tornou um dos cachorros mais populares até os dias atuais.

O Dachshund pode ter pelagens de diferentes cores, no entanto, a mais comum, é a pelagem marrom clara, marrom escura e totalmente preto.

Reprodução e Filhotes do Dachshund

Filhotes de Dachshund
Filhotes de Dachshund

A fêmea da espécie Dachshund entra no seu ciclo de cio quando completa cerca de oito ou nove meses de idade, no entanto, essa idade pode variar.

Quando o período fértil começa, ele pode durar aproximadamente até 15 dias, e costuma ocorrer apenas duas vezes por ano.

A recomendação dada é que a fêmea não comece a se reproduzir até atingir o seu terceiro ciclo, isso porque o seu desenvolvimento e organismo não está totalmente pronto ainda.

O macho, no entanto, costuma ficar maduro muito mais cedo, e normalmente, no primeiro ano de vida, ele já pode começar a se reproduzir.

Quando atingirem a idade correta, é recomendado que tanto o macho como a fêmea visitem um veterinário para verificar se a saúde dos dois está boa.

Caso o veterinário aprove, os dois já podem começar a se conhecer e o acasalamento pode começar.

A fêmea possui um período de gestação que dura cerca de 60 dias, e durante esse tempo, ela precisa receber muita atenção, carinho e cuidado para que não haja nenhuma complicação.

Os filhotes estarão próximos de nascer quando a fêmea demonstrar um pouco de perda de apetite, então fique esperto, esse é sinal!

Quando os filhotes finalmente nascerem, eles devem ficar cerca de 2 meses com a sua mãe recebendo os cuidados e atenção necessários.

Comportamento do Dachshund

O Dachshund é um dos cachorros mais dóceis e calmos que existe, e o seu comportamento e personalidade são muito equilibrados.

Além disso, são muito apaixonados pelos seus donos, e são considerados bastante obedientes, o que facilita muito no seu treinamento.

É muito difícil, por exemplo, encontrar algum cachorro salsicha que esteja bravo ou estressado, e isso se deve principalmente ao seu passado de caçador.

Comportamento do Dachshund Com o Dono
Comportamento do Dachshund Com o Dono

No entanto, apesar de serem muito calmos, o Dachshund é um cachorro considerado muito independente, porém com a família por perto.

Nesse sentido, é fácil ter um Dachshund em casa, pois basta dar atenção quando eles pedirem, e espaço quando eles quiserem ficar sozinhos.

Quando você receber alguma visita, não se preocupe, o Dachshund não é aquele tipo de cachorro que avança e já começa a latir ou cheirar o visitante, na verdade, ele costuma ficar quieto.

As crianças? Bom, as crianças simplesmente amam o Dachshund, e adoram brincar, correr e dar atenção para ele, e o Dachshund também curte bastante essa relação.

No geral, é muito fácil ter um Dachshund em casa, pois ele é calmo, amigável, tranquilo e gosta muito de crianças.

Como Cuidar

O Dachshund pode ter pelo liso, curto ou longo, e cada um deles precisa receber cuidados diferentes e específicos.

Se o seu Dachshund for o de pelo liso, a higienização nesse caso será a básica, ou seja, banho e uma escovação semanal.

Já se o seu Dachshund for de pelo curto, o recomendado é que a tosa seja feita quando for necessário e a sua escovação deve acontecer de forma semanal.

Com o Dachshund de pelo longo, no entanto, a atenção deve ser maior. Sua escovação, por exemplo, deve acontecer duas vezes por semana e a tosa deve ocorrer com maior frequência.

O ideal para que o Dachshund não se incomode quando for ser escovado é que ele esteja acostumado desde os primeiros meses de idade.

O Dachshund possui pelos que não oferecem muito calor, por isso, durante o inverno, é comum que sejam colocadas roupas para que ele consiga se aquecer melhor.

Suas unhas, dentes e orelha devem ser limpados com frequências, pois o mal hálito, unhas grandes e infecções nas orelhas podem ser frequentes.

E então você possui um Dachshund ou ficou com vontade de ter um? Deixe nos comentários abaixo qual foi a sua impressão ou conte para a gente a sua experiência com o Dachshund!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *