Home / Animais / Bicho Preguiça: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Bicho Preguiça: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

A classificação científica é uma maneira excelente de se aprender mais sobre um ser vivo de maneira geral, e é exatamente por isso que quando queremos estudar sobre uma espécie devemos estudar detalhadamente cada um dos termos e divisões de sua classificação científica.

O bicho preguiça é um animal conhecido ao redor de todo o mundo por ser muito lento e também por ter um metabolismo muito desacelerado, mas a grande verdade é que ele é extremamente interessante e possui muitas outras características que nunca foram levadas em consideração antes.

Assim, estudar mais sobre ele é também entender exatamente como essa espécie tende a agir no dia a dia e como ela se relaciona com outros animais, já que a classificação mostra em quais agrupamentos o bicho preguiça está inserido.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira bem detalhada sobre o reino, o filo, a classe, a ordem, a família e o gênero do bicho preguiça. Assim, continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Reino – Animalia

Temos na natureza diversos reinos que dividem os seres vivos de maneira geral, já que temos bactérias, animais, plantas, seres acelulares e muitos outros que devem ser classificados de maneira geral.

De modo geral, quando falamos de plantas e animais estamos falando do reino Plantae e do reino Animalia respectivamente, e dessa forma é claro que o bicho preguiça está inserido no reino Animalia, já que ele se trata justamente de um animal.

Porém, a verdade é que essa classificação é extremamente ampla e serve para fazer apenas uma primeira separação entre os seres vivos, de forma que é essencial continuar afunilando as classificações.

Logo, vamos falar mais sobre os filos.

Filo – Chordata

A classificação de reino foi extremamente importante e ainda é justamente para que seja possível separar os seres vivos em granes grupos de modo que seja mais fácil diferenciar, mas houve a necessidade do filo surgir para deixar tudo mais explicado.

Basicamente, o bicho preguiça faz parte do filo chordata. Isso significa que ele é um animal cordado que, assim como todos os outros desse filo, possuem simetria bilateral, notocorda no corpo, sistema digestivo com todas as estruturas e muitas outras características.

Dessa maneira, podemos perceber que essa classificação já é bem mais detalhada e ainda nos ajuda a entender quais são as características em comum que esses animais possuem, mas ao mesmo tempo elas ainda precisam ser mais especificadas.

Classe – Mammalia

A classificação de classe surgiu justamente após o filo para fazer com que tudo ficasse ainda mais especificado e o entendimento sobre os seres vivos fosse ainda mais amplo.

Assim, a classe mammalia diz respeito aos animais mamíferos assim como o bicho preguiça.

É importante notarmos que esses animais também possuem características e estruturas em comum: podem ser aquáticos ou terrestres e possuem glândulas mamárias (necessárias para a produção de leite no corpo das fêmeas), pelos pelo corpo que ajudam a controlar a temperatura ou também cabelos.

Bicho-Preguiça Com o Filhote
Bicho-Preguiça Com o Filhote

Com isso podemos notar que o bicho preguiça possui essas características, sendo que os pelos pelo corpo são uma das características mais visíveis.

Portanto, agora você já sabe também mais informações sobre a classe desse animal tão interessante!

Ordem – Pilosa

A classe já é uma classificação muito mais específica e simples de se entender, mas a verdade é que ainda restam algumas dúvidas com relação a isso, já que na mesma classe existem animais como os ratos e também como as baleias, sendo que eles são completamente diferentes.

Assim, com a classificação de ordem surge um novo funil para os estudos da Biologia. No caso, é importante levarmos em consideração que o bicho preguiça faz parte da Ordem Pilosa.

A ordem Pilosa inclui animais mamíferos (já que essa ordem está inclusa na classe Mammalia) que possuem placenta durante a gestação. Nessa ordem estão inseridos apenas os tamanduás e também o bicho preguiça.

Porém, apesar de parecer que dois animais é muito pouco para constituir uma ordem, devemos nos lembrar que a intenção é justamente afunilar a pesquisa e ao mesmo tempo devemos lembrar que um único animal pode representar milhares de espécies.

Família – Bradypodidae e Megalonychidae

A família também foi uma classificação que surgiu visando afunilar as pesquisas e deixar as classificações mais simples, e é por isso que agora vamos perceber que tudo fica mais claro e simples de se entender, já que finalmente chegamos em uma classificação onde apenas existem bichos preguiças.

A verdade é que temos duas famílias diferentes de bicho preguiça e é fácil reconhecê-las por um simples motivo: o número de dedos de cada um.

Isso porque enquanto os bichos preguiças da família Bradypodidae possuem 3 dedos nas patas, os bichos preguiças da família Megalonychidae possuem apenas 2 dedos nas patas, e assim eles são diferenciados dessa maneira.

Gênero Do Bicho Preguiça

Por fim, temos também a classificação de gênero que aí tende a ser a mais específica antes da classificação de espécie, que realmente é a mais específica possível já que cada espécie fala sobre apenas um ser vivo dentre todos os que temos na natureza e não fala de grupos de maneira geral como estava acontecendo até agora com as outras classificações.

Bicho Preguiça na Mão de um Homem
Bicho Preguiça na Mão de um Homem

Por meio do gênero podemos perceber que a classificação se afunila muito, mas a verdade é que devemos analisar as espécies separadamente para entender mais sobre o gênero, justamente porque o gênero e a espécie dizem respeito aos animais de maneira específica, e dessa maneira fica impossível definir, já que o termo “bicho preguiça” é genérico.

Portanto, agora você já sabe exatamente como funciona a classificação de um animal e também entende todos os detalhes da classificação científica do bicho preguiça. Viu como não é tão difícil assim e na verdade o assunto é bem interessante?

Gostou desse artigo e quer continuar estudando sobre Ecologia por meio dos nossos textos? Que bom, pois temos diversos artigos para você sobre os mais diversos assuntos! Sendo assim, recomendamos que você confira agora mesmo o seguinte artigo aqui: Tudo Sobre o Pintado: Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Cabra Treinada

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *