Home / Animais / Habitat das Tartarugas: Onde Elas Vivem?

Habitat das Tartarugas: Onde Elas Vivem?

As tartarugas não são bichos de estimação muito comuns, mas chamam a atenção por onde passam.

Esses répteis são seres tranquilos, tímidos, lentos e calmos. Normalmente os donos de tartarugas são bem parecidos com o perfil e o estilo de vida desses animais.

Deseja saber qual o habitat das tartarugas e onde elas vivem? Você está no post certo. Além destas, vamos dar muitas outras informações sobre elas.

Confira mais na leitura abaixo.

Tipos de Tartarugas e Onde Vivem

É importante saber que existem vários tipos de tartarugas que se dividem entre terrestres e aquáticas. Se você tem o desejo de cria-la como animal de estimação, é importante conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, para saber qual tipo vai se adaptar melhor ao seu convívio.

As espécies da terra vivem em climas tropicais, e no inverno cavam buracos onde entram para dormir. As marinhas estão por todos os mares quentes.

A primeira coisa é que nem todos os répteis são tartarugas. Os animais que possuem aquele casco duro nas costas, são denominados testudines ou quelônios. Dentre elas, existem cágados, tartarugas e jabutis.

Apesar de muitas pessoas não saberem reconhecer a diferença entre cada espécie, e achar que todas são tartarugas, cada tipo possui sua própria característica.

Tartaruga

São as espécies mais famosas, e estão em maior número. Existem os tipos terrestres e aquáticos. Dependendo da espécie, as tartarugas vivem em água doce ou salgada.

Seu pescoço não é tão comprido, o casco é mais arredondado e alto, e ao colocarem a cabeça para dentro da carapaça, não inclinam o pescoço para a lateral como os jabutis e os cágados.

Jabuti

Esta espécie só vive na terra. Os jabutis são maiores que as tartarugas e possuem patas grandes. Seu casco é mais alto. No Brasil existem duas espécies de jabutis, são elas: jabuti-piranga e jabuti-tinga.

Jabuti Características

Cágado

O cágado é considerado semiaquático, ele realiza suas atividades dentro e fora d’água. Seu casco é mais achatado em relação ao das tartarugas e jabutis.

Comportamento característico de cada espécie

O jabuti que é um animal terrestre tem um temperamento mais forte e imprevisível. Geralmente são criados livres, e são mais desconfiados.

A tartaruga e o cágado vivem na água e na terra, e se comportam bem nos cativeiros. São mais tranquilos e calmos, e por isso, são as espécies mais escolhidas como animal de estimação.

Reprodução

As tartarugas são animais ovíparos, e se reproduzem através de ovos. A partir dos 12 ou 15 anos de idade as fêmeas já começam a colocar os ovos, na época da Primavera-Verão. Pode acontecer delas se reproduzirem sem a ajuda de um macho.

As Tartarugas Vivem Quantos Anos?

Em média as tartarugas vivem entre 50 e 80 anos, mas depende de cada espécie.

Alimentação

A dieta das tartarugas inclui frutas, legumes, insetos, minhocas e peixes.

Ofereça Água

A tartaruga precisa tomar água frequentemente, e deve estar sempre limpa e fresca. Coloque em uma tigela de fácil acesso para o animal.

Macho ou Fêmea?

Para se ter uma tartaruga de estimação é importante saber se ela é macho ou fêmea. Diferentemente dos mamíferos, a genitália da tartaruga não é externa. Por isso, descobrir o sexo do animal é uma tarefa bastante difícil, porém não é impossível.

Existem alguns métodos que podem ajudar:

  • Olhe o casco da tartaruga: o casco da fêmea é um pouco mais comprido.
  • Examine a barriga: a parte inferior do casco é chamada de plastrão. No macho o plastrão é ligeiramente curvado para dentro, e na fêmea é plano.
  • Observe o corte da cauda: os machos costumam ter um pequeno “V”, na parte de trás do casco.
  • Examine a cloaca: os dois sexos possuem uma abertura na parte inferior da cauda, chamada de cloaca. Na fêmea é mais arredondada e com um formato de estrela. No macho é mais comprida e parecida com uma fenda.

Curiosidades

  • Algumas espécies podem ficar até 1 ano sem se alimentar
  • Cada espécie tem um habitat e uma dieta específica
  • As tartarugas têm a capacidade de sentirem o cheiro, ouvirem e enxergarem muito bem
  • O dia da tartaruga é comemorado no dia 23 de maio

  • Não são animais que gostam de vida social
  • Elas vivem mais que os outros animais

Este texto trouxe as informações que você procurava?

Deixe alguma outra curiosidade nos comentários, e compartilhe este post com outras pessoas.

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *