Home / Animais / Qual a Diferença da Onça Preta Para a Pantera?

Qual a Diferença da Onça Preta Para a Pantera?

Muitas pessoas têm curiosidade em saber por que alguns animais visualmente muito parecidos pertencem a espécies diferentes ou simplesmente são chamados de forma diferente pelas pessoas. Essa é uma dúvida que se dá entre a onça preta e a pantera, dois felinos de características parecidas e que, além dos hábitos em comum, compartilham também a mesma tonalidade no pelo, o que cria muitas dúvidas e levanta a questão: por que a onça preta e a pantera são chamadas por nomes diferentes? Qual a verdadeira diferença entre elas? Ambos os questionamentos serão respondidos adiante, onde mostraremos os motivos para que esses dois belos animais não sejam considerados um só.

Onça Negra e Pantera

Porém, antes disso, é necessário conceituar tanto a onça preta quanto a pantera, para que seja possível entender o que cada um dos animais realmente é. Primeiro, vamos entender melhor o universo por trás da pantera. Embora muitos possam imaginar que a palavra pantera seja apenas um genérico para felino, algo não exatamente distante da realidade, o sentido da palavra remonta há vários e traz consigo toda uma complexidade cultural. Todavia, de uma forma geral, a palavra é oriunda de “panthera”, gênero em latim e classificação taxonômica para os grandes felinos em geral, como tigres, leões, leopardos e também as onças.

Em relação ao porquê de alguns desses felinos serem negros, a razão é parecida com o fato de existirem seres-humanos também negros. O que acontece é que, a depender da ligação gênica entre os pais e do nível de melanina transmitido, o filhote pode nascer com o pelo negro ou mais claro. Porém, nem todas as espécies têm a possibilidade de ser diferente. Ou você já viu um tigre negro? Provavelmente não. Dentro disso, a pantera aparece como a principal referência quando se fala em variação de cor no mundo felino e em forte presença de melanina no mundo animal.

Já a onça preta, por outro lado, é da mesma espécie da onça-pintada e a única diferença entre elas é justamente a diferença de melanina, que causa a distinção na pigmentação que vemos. O que acontece é que a variação de cor nas onças negras é causada pela já citada mutação genética, que altera os níveis de melanina e dão a cor negra a esses animais –os animais negros são também chamados de melânicos por esse motivo. Ou seja, em outras palavras, é bastante raro que uma onça-pintada possa gerar descendentes negros, mas isso acontece em alguns casos, mais precisamente 9 vezes a cada 100 gestações. Até mesmo por isso, ao chegar perto de uma onça negra para analisá-la, você verá pequenas pintas em sua pele, tal qual as onças-pintadas características que conhecemos.

Abaixo, veja mais algumas diferenças entre as panteras e as onças negras.

A Questão das Pintas

Como já foi falado, apesar de possuírem coloração escura, as onças negras continuam sendo onças-pintadas como as outras e, por isso, também possuem a pele cheia de pintas. O grande barato é que, se pudéssemos ver a onça negra e a onça-pintada tradicional sem conseguir notar a diferença de coloração entre elas, nós veríamos dois animais exatamente iguais.

Portanto, apesar da presença mais forte de melanina, causando uma pigmentação muito mais escura, a verdade é que a onça negra nada mais é do que uma onça-pintada, mantendo inclusive as características e o habitat – as onças negras também se encontram por quase toda a extensão do Brasil, como as pintadas, menos na área do Pantanal Mato-grossense, onde os relatos de onças negras são muito mais raros.

Onça Negra Características

Em contraponto, as panteras já são um tanto quanto diferentes. Elas também têm manchas pelo corpo, pois essa é uma característica comum a diversos felinos. Contudo, suas manchas são em forma circular, sem pontos centrais e, pela cor da pelugem, muito difíceis de serem vistas a olho nu.

Diferença na Cauda

O comprimento da pantera é menor que o da onça negra, embora em muitos casos as panteras sejam mais pesadas – isso se deve às possibilidades de presa disponíveis em cada região e à frequência na alimentação, não sendo fatores necessariamente ligados a questões biológicas envolvendo as duas espécies. De toda forma, em média as panteras medem 1,5m de comprimento, embora existam animais maiores e menores que isso, enquanto a onça negra mede 1,8m. Assim, de maneira geral as onças são consideravelmente maiores.

Todavia, na cauda há uma inversão disso, pois a onça apresenta um rabo menor, com cerca de 70 centímetros. Já a pantera apresenta cauda com média de 1m de comprimento, sendo, portanto, 30 centímetros mais longa. Essas distinções de devem a fatores evolutivos, que moldaram o ancestral em comum entre ambas de forma diferente, fazendo com que cada espécie evoluísse para sobreviver melhor ao seu respectivo habitat.

Acima do Peso?

Em relação ao peso, embora seja possível encontrar imagens de onças muito desnutridas em função da escassez de alimentos em determinadas regiões do Brasil, o porte médio de uma onça negra é maior do que o de uma pantera. Assim, a onça costuma pesar entre 100 e 160 quilos em condições normais e sob regime de alimentação frequente.

Isso faz com que a onça seja consideravelmente mais lenta que a pantera no momento de caçar, pois o sobrepeso acaba por dificultar longas corridas e diminui a capacidade de agilidade da onça negra. Até por isso as onças são consideradas caçadoras mais inteligentes e silenciosas, pois tentam compensar a velocidade reduzida com bastante perspicácia.

De toda forma, não tente correr de uma onça em hipótese alguma, pois, embora sua velocidade seja menor em comparação a outros felinos, elas ainda são muito mais velozes do que os seres-humanos. Quanto ao peso, a pantera possui entre 70 e 95 quilos, o que naturalmente ajuda no momento de caçar e faz dela um dos animais mais rápidos da vida selvagem. Porém, essa capacidade física superior da pantera não faz dela menos calculista no momento de perseguir uma presa, pois a inteligência e o poder de análise como caçadora são duas das principais características das panteras. Isso tudo torna a pantera um dos mais indomáveis animais do planeta.

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *