Home / Animais / Reprodução do Poodle: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Poodle: Filhotes e Período de Gestação

Essa raça de cachorros existe há muito tempo, existem diversas teorias sobre a criação dessa raça, o que se sabe com certeza, é que, essa raça não é natural, mas sim resultado de um cruzamento de diversas outras raças para chegar no resultado que temos hoje.

Existem Poodles de diversos tamanhos. O lado ruim dos cruzamentos é que eles são feitos e muitas vezes dão errado até chegar no resultado esperado. Os animais foram feitos de experiências por muito tempo, hoje existem diversas campanhas contra o uso e abuso dos animais. Devemos entender que eles não estão aqui para servir aos humanos, mas devemos conviver em harmonia com eles, sabendo que ao pegar a responsabilidade de criar um, devemos cuidar de sua saúde, higiene e outros detalhes. Vamos entender melhor sobre a raça e sobre a reprodução e vida dos poodles.

Sobre a Raça Poodle

Se você quer uma raça ativa, carinhosa, inteligente e muito querida, os poodles são perfeitos. Aliás, qualquer cão demonstra afeto, destreza, carinho e cuidado. Todos eles são muito leais e amigos dos homens. Os poodles especificamente são cães muito comuns nas casas brasileiras. Eles são muito queridos, sua pelugem é muito atrativa fazendo muitas vezes com que pareçam pequenos urso de pelúcia. Caso você já tenha tido um, ou tenha um, sabe bem do que estamos falando. A pelugem, além de encaracolada é muito suave. Com os cuidados corretos ele pode realmente ser um animal extremamente fofo.

Além de super amável e atraentes, os poodles são ótimas companhias. Ele ama fazer coisas para que seus donos e tutores fiquem felizes e contentes com eles.

Existem muitas histórias sobre a origem dessa raça, O que se sabe com certeza é que ela é um resultado de vários cruzamentos, todos para que chegassem a um modelo de raça que fosse atraente para a burguesia. Isso aconteceu com diversas raças de animais, o cruzamento era feito para que a raça chegassem nos ideais para um bom Comércio.

Infelizmente isso acontece até hoje. Porém, hoje em dia existem campanhas que são contra o uso e abuso dos animais a favor do homem. Uma das campanhas mais famosas é a campanha de adoção “não compre, adote!”.

Características e Comportamento

Os poodles, como qualquer outra raça de cachorros, precisam ser adestrados e educados. O que vai construir a personalidade do seu cachorro será o afeto, a educação, o ambiente em que ele vive e com certeza o adestramento. Essas coisas são primordiais para que o cachorro entenda o que você precisa e para que você também entenda o que seu cachorro está querendo dizer.

Características do Poodle
Características do Poodle

Os poodles são relativamente calmos, são cachorros enérgicos, porém não tanto quanto alguns cães que são realmente hiperativos. Eles são espertos, precisam de espaço e precisam gastar sua energia. Basicamente, um bom passeio e bons treinamentos devem resolver. Essa raça, devido aos vários cruzamentos, pode ter vários tamanhos diferentes. Cada tamanho leva um segundo nome.

Reprodução e Gestação

O termo “cio” é popular entre As pessoas. Se trata do momento fértil das cadelas. Nesse período os cães machos podem sentir o cheiro das fêmeas. Quando o cruzamento ocorre, os dois se grudam, o pênis do cão se dilata dentro do órgão sexual da fêmea.

A próxima fase é a gestação, as fêmeas podem ter uma gestação de até nove semanas E cada ninhada pode trazer de cinco a sete filhotes.

Cachorra Poodle Prenha
Cachorra Poodle Prenha

O instinto dos cães faz com que eles saibam exatamente como proceder durante todo período de gestação. O papel dos donos e tutores é providenciar todos os recursos para que ele tenha uma gestação tranquila e sem complicações. Para isso faça acompanhamentos veterinários, providencie alimentação, locais tranquilos e confortáveis, água, enfim. Faça o possível para que ele se sinta à vontade e tranquilo durante essas semanas gestacionais.

Nas três últimas semanas, é importante que alimentação seja reforçada. Isso não quer dizer que o cachorro deva se encher de comida, porém ela precisa estar bem alimentada, com ração de boa qualidade pois em breve acontecerá o parto e ela também amamentará seus filhotes. Tudo que a fêmea precisa é um lugar limpo, espaçoso e que ela se sinta confortável.

Para ajudar no dia do parto você pode providenciar um abajur caso esteja frio, para que o ambiente fique aquecido, uma lixeira para os materiais sujos, antisséptico, toucas, luvas, tudo o que você acha que poderá precisar para ajudar a fêmea a realizar o parto.

Filhotes de Cachorro Poodle
Filhotes de Cachorro Poodle

Durante o trabalho de parto, ela sentirá dores, contrações, ficará inquieta e Procurando seu ninho. Durante o trabalho, tudo o que podemos fazer é esperar que o filhote saia naturalmente do corpo da sua mãe. Somente encoste no filhote depois que ele sair completamente, jamais tente puxá-lo. Depois que ele sair, então você poderá limpá-lo até que ele comece a chorar.

A cadela também se responsabilizará pela limpeza do local, ela naturalmente cuidará dos filhotes e do lugar onde eles ficarão. Portanto, tudo que os tutores podem fazer é auxiliar. Depois do parto ela se acalmará e então os tutores devem simplesmente seguir auxiliando e analisando.

Cuidados Especiais com Poodles

Existem cuidados comuns para qualquer raça e alguns cuidados específicos. Por exemplo, existem cães que não precisam de tosa, seus pelos caem naturalmente de acordo com a estação. É o caso dos labradores, por exemplo. Antes da chegada do inverno, é comum que seus pelos caiam e sejam trocados por uma pelugem mais espessa e grossa que os protegerá do frio. O mesmo acontece perto da chegada do verão. Seus pelos caem novamente, sendo trocados por pelos mais curtos e finos que deixarão sua pele livre para respirar sem sentirem tanto calor.

Os poodles precisam de tosas constantes, então é uma responsabilidade de seu dono sentir o clima e as necessidades do cachorro. Caso esteja no verão, as tosas devem ser mais constantes e de priorizando a saúde e não a beleza do cachorro. Caso esteja frio é possível deixar os pelos maiores, porém sempre escovados, e até optar por tosas mais decorativas, se não atrapalharem o cãozinho.

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *