Home / Plantas / O Que é Possível Fazer Com Pétalas de Rosas?

O Que é Possível Fazer Com Pétalas de Rosas?

Sem dúvida alguma, a natureza nos oferece uma infinidade de matérias-primas para fazermos o que quisermos com elas, das maneiras mais inusitadas possíveis, seja essa matéria de origem, animal, vegetal ou mineral. Uma das mais interessantes é a pétala de rosa, que (acredite se quiser!) pode ser usada para muitas finalidades, além de servir como enfeite num belo vaso.

Duvida? Então, continue a leitura.

Potpourri Para Aromatizar o Ambiente

A técnica chamada de poutpurri permite com que você possa perfumar o ambiente com o aroma que vem das pétalas de rosas. Pode ser a sua casa, o seu escritório, tanto faz. Essa técnica, inclusive, é bem simples: aromatiza o ambiente desejado através de várias pétalas de rosas diferentes, e mais algumas pedras polidas e outras especiarias que podem ser colocadas numa jarra de vidro.

Aproveite e pingue algumas gotas de óleo essencial de rosas nessa mistura para reforçar ainda mais a fragrância do local. Você ainda pode adicionar lavanda seca ou raiz de lírio para atuarem como fixadores. Com certeza, o local ficará bem mais leve e agradável com o aroma dessas pétalas.

Preparação de Chás

Quando falamos dessas bebidas, certamente a última coisa que vem à sua mente são pétalas de rosas, não é? Mas, acredite: elas são uma ótima opção em termos de medicina alternativa, e independente da cor da flor escolhida, as propriedades são basicamente as mesmas.

Pra quem não sabe, as pétalas da rosa são antioxidantes, e tomar um chá feito com elas pode ajudar a ter uma pele mais saudável, combatendo também os chamados radicais livres. Isso sem contar que o chá de pétalas de rosa auxilia em outras questões, como, por exemplo, ajudar no sistema imunológico, sendo uma fonte rica em vitamina C, além de regular a retenção de líquidos, e estimular a aceleração do metabolismo.

Seja para beber, ou simplesmente para fazer compressas, as pétalas dessas flores precisam estar frescas e bem lavadas, pois, dessa forma, as suas propriedades serão muito melhor aproveitadas. E, claro, é essencial conhecer a procedência das pétalas adquiridas, pois alguns lugares que comercializam esse produto fazem o tratamento dele com grandes quantidades de substâncias químicas e fertilizantes em geral, o que pode ser muito prejudicial para a saúde.

Uma Ótima Alternativa Para Umectação Capilar

As pétalas de rosas não apresentam apenas ótimas qualidades medicinais, mas também servem como uma ótima alternativa para você fazer a chamada umectação capilar, que nada mais é do que o tratamento para nutrir e recuperar fios danificados do cabelo, altamente recomendado para quem possui cabelos secos.

Pétalas de Rosas Para os Cabelos
Pétalas de Rosas Para os Cabelos

Para fazer esse tratamento, o processo é extremamente simples: misturar num liquidificador 5 pétalas, e mais 3 colheres de sopa de óleo de coco. Depois, basta aplicar e deixar agir no cabelo por aproximadamente 5 horas. Pode ter certeza de que, em pouco tempo, o seu cabelo agradecerá.

Auxílio Para as Propriedades dos Sabonetes

Pois é, as pétalas são ingredientes muito bons para incrementarem os seus sabonetes, em especial, aqueles feitos de glicerina artesanal. Além de adicionarem uma ótima aparência a eles, as pétalas melhoram a sua fragrância, adicionando um bem-vindo poder esfoliante a esses sabonetes.

Sabonetes de Pétalas de Rosas
Sabonetes de Pétalas de Rosas

Para fazer o processo, é bem simples: basta derreter a base do sabonete de glicerina com orienta o fabricante, e misturar as pétalas (que devem estar secas) em óleo de rosas, colocando no sabonete em moldes. Inclusive, você pode experimentar produtos diferentes em seus sabonetes, como ervas e especiarias misturadas a ingredientes como canela seca, manjericão e canela.

Podem Ser Uma Comida Deliciosa

Claro, nesse caso específico, as pétalas só podem servir de alimento se você souber exatamente a procedência do produto, tendo a certeza de que elas não foram tratadas com nenhum produto tóxico. Para isso, você vai precisar umedecer pétalas frescas com ovo batido, e polvilhar todas com açúcar refinado. Assim, você estará confeccionando pétalas cristalizadas, que tanto podem servir para a decoração de bolos, quanto para enfeites em guloseimas em geral.

Comer Pétalas de Rosa
Comer Pétalas de Rosa

Pétalas que sejam lisas e frescas também se mostram como uma ótima opção para serem adicionadas às saladas, bastando polvilhá-las antes de servir o prato.

Ótimas Como Peças Decorativas

Evidentemente que dada a beleza das pétalas de rosas não poderíamos deixar passar batido que elas também podem servir como ótimas peças de decoração. Um bom exemplo disso é o que pode ser feito para enfeitar mesas de centro, daquelas que ficam no meio da sala de estar. Além da questão estética, você vai deixar o local com um aroma bem agradável.

O processo consiste em espelhar pétalas de rosas secas ao redor da mesa (em especial, sem a toalha for branca e as peças de porcelana). Detalhe: não é preciso colar ou fixar essas pétalas de algum jeito na mesa, bastando que elas fiquem bem espalhadas no local a fim de que o aroma das rosas fique impregnado de maneira suave no lugar.

Como, Afinal, Secar Pétalas de Rosas?

Caso você não encontre um lugar confiável que comercialize essas pétalas secas a fim de colocar em prática algumas dessas dicas, você, pessoalmente, pode conseguir um produto desses. Basta ter em casa roseiras onde se pode colher essas pétalas “in natura”, digamos assim.

Primeiro de tudo, escolha as pétalas que você quer secar. Lembre-se que quanto mais coloridas, mais cheirosas ficarão depois de secarem. Não se recomenda colher pétalas escurecidas para essa finalidade específica, portanto. Inclusive, o melhor momento para a colheita é após o orvalho ter secado, e antes que o sol fique muito forte (antes do meio-dia). Para tirar as pétalas, basta pegar uma tesoura e ir cortando em torno da base delas.

Depois, distribua as pétalas em uma folha de secagem, sem sobrepô-las, fazendo com que elas fiquem expostas ao vento, mas sem a luz do sol incidindo diretamente nelas. Vá virando as pétalas até ficarem firmes. Guarde-as em latas ou frascos de vidro para que fiquem bem conservadas.

Pronto, agora, basta usá-las e ser criativo. Além das dicas que demos aqui, essas pétalas ainda podem ser usadas para enfeitar drinques de bebidas, fazer artesanato, e por aí vai. As possibilidades são muitas. Basta saber onde e em quais ocasiões um bom e agradável aroma pode fazer a diferença.

É a natureza oferecendo mais do que a gente imagina.

Veja também

Bromélia Não Aérea

Catálogo de Bromélias Aéreas e Não Aéreas Com Fotos

Algumas plantas estão entre as preferidas das pessoas. As rosas normalmente são as primeiras nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *