Home / Plantas / Pêssego Engorda ou Emagrece? Quantas Calorias Ele Tem?

Pêssego Engorda ou Emagrece? Quantas Calorias Ele Tem?

O pêssego é uma fruta de origem chinesa, com sabor adocicado e aroma delicado. Ele tem apenas uma semente grande e é envolto em uma pele fina, aveludada e alaranjada. Considerado uma fruta versátil, o pêssego pode ser usado para enfeitar a carne, preparar geleias, pudins, bolos, tortas, doces e sucos.

Além disso, tem um valor calórico muito baixo e, por atuar como diurético natural no corpo, é uma das frutas mais recomendadas pelos nutricionistas para quem quer perder peso. Mas afinal, pêssego engorda ou emagrece?

Quantas Calorias Ele Tem?

Graças à sua doçura, a pesca é rapidamente absorvida, controlando a fome e contribuindo para a perda de peso. Por isso, é considerado um grande aliado nas dietas de emagrecimento. Claro, que, se consumido com moderação.

Um pêssego branco (85 g), por exemplo, contém 54 calorias. O pêssego amarelo (75 g) tem 40 calorias. E o suco de frutas (200 ml) sem adição de açúcar tem apenas 32 calorias. Nós explicamos aqui, no entanto, que beber suco de frutas não é a melhor opção.

Em suma, o pêssego não engorda em geral. Mas devemos prestar atenção em como a fruta é consumida. Lembrando que é sempre melhor usar a fruta in natura para se beneficiar mais de seus benefícios e nutrientes.

Pêssego Engorda Ou Emagrece?

O pêssego pode ser inserido em receitas diferentes, mas para aproveitar ao máximo os nutrientes desse fruto é necessário ingeri-lo cru ou adicionado às saladas de frutas. Vale lembrar que o pêssego engorda se consumido em excesso ou adicionado de açúcar. Seria impossível negar que o pêssego engorda se ingerido, por exemplo, com creme de leite, xarope caramelizado ou leite condensado.

Incrivelmente deliciosa, pêssego em calda é rica em fibras e vitaminas A, C e D. Uma opção econômica, prática e saborosa para aqueles em uma dieta. Porém, mais uma vez, é preciso ter cuidado com o excesso, pois os frutos em calda, em geral, têm muito açúcar, principalmente os enlatados, vendidos nos supermercados. Se analisarmos, metade do pêssego no natural tem 15,4 calorias e 3 gramas de açúcar, enquanto metade de um pêssego em calda tem 50 calorias e 12,3 g de açúcar.

Benefícios Para a Saúde E O Corpo

Rica em vitamina C, beta-caroteno e potássio, o pêssego é um alimento antioxidante, hidratante e mineralizante.
Pêssegos com polpa amarela têm um importante conteúdo de vitamina A, essencial para o fortalecimento das membranas mucosas e para a formação e preservação do esmalte dentário.

Segundo a medicina chinesa, o pêssego é energético, aumenta o humor, diminui a sensação de preguiça no verão e amortece o ressecamento das membranas mucosas. O pêssego também ajuda a tratar contusões, eliminação de toxinas, erupções cutâneas, fungos, intestino lento, problemas respiratórios, regularização de ácido úrico e tosse cardíaca. Esta fruta saborosa tem compostos bioativos que ajudam a controlar o diabetes e a obesidade.

Benefício do Pêssego
Benefício do Pêssego

Também conhecida como “fruta da calma” por alguns nutricionistas, o pêssego ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse e pode acalmar um mal-estar estomacal. Graças a substância selênio, considerado um mineral com propriedades antioxidantes útil na proteção das células contra os radicais livres, pode se considerar portanto os pêssegos ótimos também na prevenção do câncer e do envelhecimento.

A vitamina A e o potássio juntos ajudam a contrair o músculo cardíaco, tornando o pêssego uma ótima opção para os praticantes regulares de exercícios. Além de todos os benefícios listados acima, ao apresentar as fibras, o pêssego quando consumido na casca evita a constipação, favorecendo o funcionamento do intestino.

Outras Considerações

Ao comprar um pêssego não deve se orientar pelo tamanho do fruto, pois o maior nem sempre corresponde ao mais saboroso, ou garante a melhor qualidade. Dê preferência à pele dura, mas não excessivamente dura. Para ter certeza de que eles são saborosos e doces, escolha pêssegos levemente macios no toque e saborosamente perfumados.

Pêssego na Caixa
Pêssego na Caixa

Não compre frutas com casca verde, isso indica uma má maturação, inclusive recusando as manchas, com cortes ou lesões visíveis. Pêssegos maduros têm uma cor amarelo-avermelhada, dependendo da variedade. Ao comprar pêssegos verdes, coloque-os em um saco de papel e deixe-os à temperatura ambiente para acelerar a maturação.

Basta lavar a fruta minutos antes de servir. Para uma conservação ótima, mantenha os pêssegos no frigorífico e consuma-os durante um máximo de 3 a 5 dias. Casca de pêssego pode ser usado na preparação de chás, como é bastante aromático. Para a remoção da casca de pêssego, ferva água numa tigela e mergulhe o pêssego nela por cerca de 15 segundos; depois basta retirá-la com uma faca. Não esqueça que pêssegos secos ou desidratados tendem a ser mais calóricos, visto que é necessário cerca de 7 a 8 kg da fruta para produzir apenas 5 kg comercializáveis.

Composição Da Fruta Pêssego

Os pêssegos têm um sabor doce a agridoce e um aroma aromático, com 15% de açúcar natural, embora 9 a 12% seja o mais típico. O pêssego contém três açúcares principais, nomeadamente sacarose, glucose e frutose. No suco de pêssego, a frutose ocorre na maior concentração de cerca de 7,0%, enquanto o teor de glicose é geralmente baixo (2 a 2,5%), com sacarose de cerca de 1%.

Sorbitol (adoçante) também é encontrado no suco de pêssego em uma concentração variando de 1 a 5%. Porque este composto não é fermentado por leveduras, permanece após a fermentação e aumenta a gravidade específica em pêssegos secos. Xilose (0,2%) e outros açúcares como galactose, arabinose, ribose e inositol também estão presentes.

Os pêssegos produzem sucos com valores de pH dentro da faixa de 3,6 a 3,8. Existem algumas cultivares abaixo desse pH, mas não há nenhuma com pH abaixo de 3,2. Do pH 3.8 para cima, há um declínio similar particularmente em pH de 4.0 a 4.2. O conteúdo de nitrogênio no pêssego não excede 10 mg/100 ml, e o aminoácido que ocorre em maior quantidade é a prolina.

Cultivo de Pêssego
Cultivo de Pêssego

Aminoácidos como ácido aspártico, asparagina e ácido glutâmico formam uma proporção bastante substancial dos aminoácidos nos pêssegos. Apenas um grupo de taninos é capaz de se combinar com proteínas e, mais precisamente, são chamados de procianidinas. Todos eles contêm uma estrutura fenólica que está associada à amargura e adstringência. Os dados aqui podem ser contestados e sofrerem variações significativas dependendo do ambiente e região do cultivo.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *